TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aguá: Poluição e Desperdício

Por:   •  30/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 7

  1. TITULO: ÁGUA: POLUICÃO E DESPERDÍCIO

  1. APRESENTAÇÃO:

A agua é um recurso natural essencial para a manutenção das formas de vida na terra. Desde os primórdios a sua exploração é abundante, principalmente em épocas onde não se haviam informações suficientes para se saber que a mesma é um recurso finito, ou seja, o seu uso descontrolado pode levar a sérios problemas ambientais, principalmente em se falando de agua potável, própria para a ingestão. Levando em consideração tais problemas causados pela falta de conscientização no uso de agua,  temos a missão de elaborar métodos de ensino para que desde a infância, tanto em casa quanto no âmbito escolar haja essa conscientização da utilização de recursos hídricos. Mas como este tema e abordado no ambiente escolar? O que crianças e jovens conhecem a respeito deste assunto? o que orientam os livros didáticos de ciências?

  1. PROBLEMÁTICA:

Seria possível estimular o uso racional da água por meio de atividades de sensibilização dos alunos do ensino fundamental na disciplina de ciências?

Com o atual desenvolvimento das cidades e com o crescimento industrial no mundo globalizado, a poluição e o desperdício de água passam a ganhar um grau de destaque no âmbito social e científico. Pois, isso afetará a qualidade de vida de cada cidadão.

A sociedade contemporânea, entretanto, em razão das sofisticações tecnológicas e do modo de vida urbano, que parece tornar menos evidente a nossa dependência vital de recursos básicos da natureza como a água, em geral estimula atitudes que se mostram desfavoráveis à preservação desse bem, levando a impactos ambientais, descuido com a preservação e desperdício dessa substancia (RIOS, 2004, p. 2).

 

Pensando neste problema, que este projeto tem como função contribuir para a formação de alunos capazes de se impor diante de uma realidade as quais pertencem. Entretanto, não podemos descartar as experiências vivenciadas por esses alunos no âmbito familiar, exercendo atividades domesticas como: escovar os dentes, lavar louças, tomar banho, entre outras, são algumas das ações praticadas no seu cotidiano que podem ser utilizadas para trabalhar a problemática em que água é envolvida. Observando esses fatores podem-se retirar experiências e, a partir deste ponto, usar a sua residência como campo de atividade.

  1. JUSTIFICATIVA:

O tema “Água: poluição e desperdício” deste projeto visa a conscientização dos alunos sobre a proteção e conservação do meio ambiente, dando ênfase aos recursos hídricos.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, orientar as crianças sobre a captação e armazenamento da água, assim como alertar sobre a importância da coleta e tratamento do lixo, são fundamentais para o despertar de uma consciência crítica, quando aplicado atividades com participações ativas e através de uma grande diversidade de experiências.

A água é uma das substâncias mais importantes do Planeta Terra, pois, dela depende a maioria dos processos físicos, químicos e biológicos nos ecossistemas. Para o homem a água sempre foi determinante no ritmo de sua evolução (KOBIYAMA, MOTA E CORSEUIL, 2008, p. 1).

Para sustentar tal desenvolvimento, as águas superficiais e subterrâneas (essa última inclui poços artesianos) passaram a ser utilizadas para o abastecimento humano, onde são más distribuídas e, para piorar, estão ficando cada vez mais escassas em vários locais no mundo, inclusive no Brasil que tem 89,1% da população urbana com acesso a rede de distribuição de água. Nas residências rurais, a situação é menos confortável, apenas 17% são atendidas. O uso doméstico e da indústria corresponde hoje a 30 % do país. O setor que utiliza mais recursos hídricos é a agricultura com 70 % de consumo (ADEODATO, 2009).

Segundo dados dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação (2005), estima-se que cerca de 20% a 60% de toda água potável do país é desperdiçada pela péssima estrutura de sua rede de distribuição, tonando-se ineficaz ao seu propósito de servir a população, que aliada à falta de rede de esgoto de grande parte dos municípios brasileiros, contribui para a redução da quantidade de água potável para o consumo humano.

  1. PÚBLICO-ALVO:

O projeto será destinado aos alunos do 6° ano, do ensino fundamental.

  1. OBJETIVOS:

5.1- GERAL:

  • Apresentar aos alunos uma nova concepção de utilização de recursos hídricos, a fim de desenvolver valores de cidadania.

5.2- ESPECÍFICOS:

  • Adotar medidas para economizar água com alguns hábitos do dia-a-dia.
  • Reconhecer a importância da água para a nossa vida.
  • Orientar os alunos sobre a importância da preservação e valorização do meio ambiente.
  • Integrar a realidade do aluno para desenvolver valores de cidadania, preparando-o para o futuro.
  • Notar as atitudes positivas e negativas da ação antrópica, a partir do seu contexto social.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Os métodos utilizados serão divididos em etapas e desenvolvidos de forma gradativa e lógica.

Elaboração do projeto:

1ª Etapa: Consiste na busca de referenciais bibliográficos para dar embasamento teórico ao projeto a ser elaborado, com duração máxima de 15 dias.

2ª Etapa: Construção do projeto “Água: poluição e desperdício”, com duração de 7 dias.

Execução do projeto:

3ª Etapa: Será a exposição, através de conversa com os alunos, do tema deste projeto e uma leitura informativa sobre a importância da água para nossas vidas e o meio ambiente. Tem duração de 90 minutos.

4ª Etapa: Apresentação de um documentário ou reportagem (vídeo) retratando os problemas enfrentados em se ter uma água própria para consumo, em função das ações antrópicas. Duração de 50 minutos.

5ª Etapa: Elaboração de uma prática de autorreflexão dos alunos sobre seus atos. A atividade consiste na anotação de todas as ações praticadas por eles em suas casas que envolva a manipulação da água (Diário da Água). Os registros devem ser feitos periodicamente até o fim do trabalho, para que, posteriormente, sejam confrontadas com as anotações anteriores e ver se houve uma mudança significativa em suas rotinas ligadas a água. Duração de 30 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com