TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleitamento materno

Por:   •  12/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  2.586 Visualizações

Página 1 de 5

ALEITAMENTO MATERNO: subtítulo

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de pós em enfermagem de neonatal e pediatria da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.

Rio Bonito

2015

1) Aleitamento materno:

2) A orientação adequada às mães sobre a importância da amamentação

O aleitamento materno é um processo que envolve fatores fisiológicos, ambientais e emocionais. E a produção de leite é determinada pela ação hormonal na gestação e é aumentada quando ocorre o aleitamento materno de forma adequada e não de certas crenças populares que ouvimos no nosso dia-a-dia. Como profissionais de saúde devemos desmitificar e influenciar as mães sobre a importância do leite materno.

Apesar de todas as campanhas que são mantidas anualmente, o desmame continua precoce em nosso país, sendo que apenas 6% das crianças brasileiras são amamentadas exclusivamente até 2 meses de vida segundo o ministério da saúde.

Mas quais são as vantagens para o bebê? Por que devemos amamentar até pelo menos 6 meses de vida?

• O aleitamento materno é completo porque contêm vitaminas, minerais, gorduras, açucares e proteínas. Todos apropriados para o organismo do bebê;

• Possui também, muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não é encontrado no leite de vaca;

• É adequado, completo, equilibrado, suficiente para seu bebê. Não existe leite fraco;

• É feito especialmente para o estômago da criança, por isso apresenta mais fácil digestão.

3) Uma informação adequada, gera atitude adequada:

A falta de informação das mães sobre os benefícios fisiológicos da amamentação e a importância nutricional do leite materno que contribui abundantemente para uma vida saudável de seu bebe, alem de estreitar o vinculo entre eles, tem sido um problema e motivo do desmame precoce.

4) PROBLEMA

O inicio da amamentação para algumas mães é um momento difícil, pois é um período de modificações fisiológicas ,ocorridas desde a gestação, as mamas ficam maiores,as aréolas mais escuras e resistente devido a ação dos hormônio e inicialmente doloridos ate adaptação,em alguns casos podem ocorre rachaduras,fissuras,ingurgitamento mamário,onde existe tratamentos e também modos de evitar complicações ate sentir somente a sensação prazerosa de amamenta.a equipe de saúde deve orientar as gestantes a preparar os seios os expondo ao sol da manha antes das 10h por 15 minutos,a usar sutiã confortáveis preferindo o de algodão, mesmo depois a gestação.

.

4) O papel da equipe de saúde em orientar as mães:

O profissional de saúde deve esta atento a todas as dificuldades dessa mãe orientando-a de acordo com seu entendimento procurando saber sobre sua atual realidade socioecomica e adequar as orientações de acordo com suas possibilidade e oferecê-la apoio emocional

5) O objetivo da pesquisa foi alcança o maior número possível de mães com dificuldade de realizar o aleitamento materno, devido a falta de conhecimento sobre o teor nutricional de seu leite, orientando-as sobre a importância, vantagens e propriedade do leite materno sendo este rico em anticorpos e proteínas entre outras coisas,as incentivando a amamentar exclusivamente até os 6 meses de idade ,acreditando no potencial que existe em seu próprio corpo.E em alguns casos elevando a estima da mãe, que por muitas das vezes encontra -se insatisfeita com seu corpo devido a gestação,levando a refletir como esse processo fisiológico pode ser prazeros.

6) Estudo de pesquisa realizado na maternidade Luiz Palmier, onde ao observar e orientar algumas puérpera ,foi possível detectar algumas descrença a cerca das vantagens e benefícios do aleitamento materno e mesmo aquelas com situação social desfavoráveis ,pois optavam pela praticidade do copinho de leite oferecido pela instituição(berçário) devido a falta de paciência e inexperiência , não atentando para economia de custo que a amamentação trará posteriormente.Vale apena destacar minha própria experiência como mãe,onde tive uma efetiva aproximação com meu bebê desde das primeira horas de amamentação,onde meu filho hoje com 1ano não ainda amamentando,não apresentou nenhuma complicação e tem apresentado e um bom crescimento e desenvolvimento ,eu antes como espectadora hoje sou protagonista de uma medida eficaz para saúde da mãe e do bebe.

Com base nos estudos sobre as importâncias e benefícios do aleitamento materno, segundo Queiros, Oliveira e Martins (2009) descrevem que os benefícios do aleitamento materno se revestem de importância, uma vez que, no processo de amamentação se estabelece vinculo entre mãe e filho, determinada por interação proporcionada por fortes estímulos sensoriais, auditivos, táteis, visuais e emocionais. O ato de amamentar significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com