TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do conhecimento adquirido pelos acadêmicos

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS-IAESB

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS-FASB

ENFERMAGEM BACHARELADO

Turma B

Edcelia Pimentel

Josemira Pereira

Analise do conhecimento adquirido pelos acadêmicos do 6º semestre de enfermagem em uma faculdade do Oeste da Bahia sobre terapia transfusional, quanto suas principais reações.

Barreiras- BA

2013

Edcelia Pimentel

Josemira Pereira

Analise do conhecimento adquirido pelos acadêmicos do 6º semestre de enfermagem em uma faculdade do Oeste da Bahia sobre terapia transfusional, quanto suas principais reações.

Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade São Francisco de Barreiras, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem, sob orientação da Prof.ª Dulce.

Barreiras-BA

2013

Tema:

Hemoterapia

Problemática:

Analisar o conhecimento adquirido pelos acadêmicos do 6º semestre de enfermagem em uma faculdade do Oeste da Bahia sobre terapia transfusional, quanto suas principais reações.

Objetivo geral:

Analisar o conhecimento adquirido pelos acadêmicos do 6º semestre de enfermagem sobre terapia transfusional, visando identificar as principais reações em pacientes submetidos a este tipo de tratamento, a fim de evitar complicações posteriores.

Objetivos específicos:

Reconhecer a importância da terapia transfusional, quanto suas principais complicações pelos acadêmicos do 6º semestre de enfermagem;

Identificar a necessidade de uma prescrição médica antes de realizar o procedimento transfusional por futuros enfermeiros do curso de enfermagem do 6º semestre;

Analisar qual a forma correta para realizar o procedimento da terapia transfusional, por futuros enfermeiros do curso de enfermagem do 6º semestre;

Valorizar os conhecimentos adquiridos quando acadêmicos do 6º semestre de enfermagem sobre a administração de hemocomponentes e derivados.

Metodologia:

O referente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com abordagem descritiva que será realizado em uma faculdade do Oeste de Bahia com o 6°semestre do curso de enfermagem.

Dado que os sujeitos do estudo são seres humanos, obedecerá ao previsto na Resolução 196/96 do Ministério da Saúde do Brasil, submetendo-o à análise e julgamento do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB/BA, que é reconhecido pelo Conselho Nacional de Pesquisa com Seres Humanos (CONEP).

A coleta de dados será realizada por meio de questionários, onde serão abordados temas como, Analisar o conhecimento adquirido pelos acadêmicos do 6º semestre de enfermagem sobre terapia transfusional, visando identificar as principais reações em pacientes submetidos a este tipo de tratamento, a fim de evitar complicações posteriores.

A análise de dados serão através de questionários aplicados em sala de aula com os acadêmicos do 6º semestre no segundo semestre de 2013.

Introdução:

A hemoterapia consiste no tratamento terapêutico realizado através da transfusão sanguínea, seus componentes e derivados e se trata de uma atividade assistencial de alto risco epidemiológico, uma vez que o sangue, na condição de tecido vivo, é capaz de transmitir diversas doenças (CAMARGO, 2007)

A transfusão de hemoderivados deve ser criteriosa e sem demora. Contudo, uma vez indicada, o transfusionista a deve realizá-la

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com