TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO: Conhecimentos Adquiridos ao longo do Curso de História

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.778 Palavras (28 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

EDUCAÇÃO: Conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de História

Campo Formoso – Bahia

2008

Edileusa Souza Sousa

EDUCAÇÃO: Conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de História

Portfólio acadêmico apresentado como trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Licenciatura em História da Faculdade de Tecnologia e Ciências na modalidade Educação a distância do município de Campo Formos Bahia, para obtenção do grau de licenciado. Professor orientador: Rafael Sancho. Tutora orientadora: Isanildes Carvalho Lopes.

Campo Formoso – Bahia

2008

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO

2 OBJETIVO

2.1 Geral

2.2 Específico

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 Dialogando sobre os temas universais

3.2 Refletindo sobre as teorias estudadas

4 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS6 REFERÊNCIAS

7 APÊNDICES

7.1     Apêndices Obrigatórios

7.1.1. Relatório do estagio supervisionado I

7.1.2. Relatório do estagio supervisionado II

7.2 Apêndices Complementares

7.2.1. Memorial

8 ANEXOS

                                                                     

 

As pessoas que em um momento ou outro, estiveram presente neste meu caminhar e de maneira geral a todos que acreditaram na realização deste sonho.

AGRADECIMENTOS

A Deus em primeiro lugar por ter me dado esta oportunidade de estar aqui.

Ao meu esposo Wellington Rodrigues de Menezes e aos meus filhos Wesley e Alexandre Menezes pelo amor e força durante todo este período.

Aos meus pais Alexandrino Carvalho e Maria Joca Sousa por tudo que fizeram por mim.

A minha irmã Elacy Castro pela força nos trabalhos e nas horas mais difíceis.

A Minha orientadora, Isanildes Carvalho, que por meio do seu apoio e orientação

permitiu que eu chegasse até aqui e alcançasse este objetivo.

A todos os Professores, pelo grande suporte dado durante todo período deste curso e na “reta final” desta jornada.

Aos meus colegas, que sempre me ajudaram orientando e incentivando, assim tornando toda esta caminhada mais enriquecedora.

A Faculdade de Tecnologia e Ciências Ftc/ead de Campo Formoso Bahia que, além de cumprir seu papel na minha formação, teve a sensibilidade de compreender as dificuldades de todos os alunos no qual fazem parte desta instituição.

APRESENTAÇÃO

Este portfólio foi elaborado pela graduada Edileusa Sousa Santos, do curso de História da Faculdade de Tecnologia e Ciências Ftc/ead na modalidade Educação a distancia pólo presencial da cidade de Campo Formoso- BA e visa discutir e articular Teoria e Práticas no contexto do magistério especificamente na área do papel da educação.

O mesmo está organizado de forma objetiva procurando apresentar experiências vivenciadas durante o período do estágio supervisionado I e II e também o trabalho docente vivido durante esse período enfocando a importância do papel da educação e do educador diante do ensino-aprendizagem e a formação do cidadão crítico e reflexivo capaz de viver em sociedade. Em seguida,  é abordado os temas transversais, conceitos e autores, a discussão dos resultados, no Processo de Ensino-Aprendizagem, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, finalizando com as considerações finais.

         Este trabalho estimula os educadores não só na área de História, mas em todas as disciplinas, pois o mesmo tem como meta fundamental,  levar o professor a pensar melhor em suas práticas cotidianas.

OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral: Demonstrar a analise e reflexão Teórica-Prática da realidade investigada e vivida na práxis pedagógicas durante o curso de História da Faculdade de Tecnologia e Ciências ead.

2.2 Objetivos Específicos: 

  • Fornecer ao educador uma compreensão mais complexa e articulada da realidade escolar.
  • Proporcionar o crescimento profissional do futuro educador de História.
  • Compreender a importância do educador na formação de cidadãos críticos e reflexivos.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 Dialogando com os Temas Transversais

Quando analisamos a história da Educação Brasileira podemos tomar como base principal os Parâmetros Curriculares Nacionais, pois os mesmos são referências importantes para o nosso trabalho nas diversas disciplinas e áreas do ensino fundamental e médio, tendo, como objetivo principal, garantir aos educando a oportunidade de usufruir dos conhecimentos básicos necessários para o exercício da cidadania.

 É crucial dizer que os PCNS têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como serve também como material de reflexão para a nossa prática.  Mesmo sendo um conjunto de conteúdos e objetivos para as diversas disciplinas, os Parâmetros Curriculares Nacionais não são uma diretriz obrigatória, e sim suas propostas devem ser adaptadas à realidade de cada comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (262.3 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com