TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO ADQUIRIDO

Por:   •  3/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  1.557 Visualizações

Página 1 de 2

Conhecimento adquirido na Psicologia

Conhecimento é tudo que se adquiri ao longo do tempo através do estudo ou pelo estudo de algo que nos possibilita a analisar os fatos como eles realmente são. Assim  é a psicologia que atribui profissionais para a execução do conhecimento, que por sua vez, chama-se psicólogo.

O psicólogo tem como função orientar o paciente para que ele venha reagir bem a doença ou ao tratamento e os familiares que os ajude a superar essa fase ruim. Nesse sentido pode-se acrescentar que o psicólogo avalia o estado emocional do paciente e da família, avalia também as possíveis crenças ou idéias. A relação do paciente e da família com a equipe profissional tem que ser a melhor, pois o paciente está frágil, debilitado e precisa de um bom atendimento e os familiares tristes e preocupados por ver seu ente doente. Aí entra o Técnico de Enfermagem com o cuidado, carinho e atenção, pois é ele que está a maior parte do tempo com os pacientes e seus familiares enquanto estiver no hospital. O profissional tem que saber lidar com a morte, pois infelizmente isso pode acontecer, por isso tem que está preparado e apto a resolver a situação.

No cotidiano profissional, o deparar constante com situações estressantes e de “perda” de pacientes, proporciona aos profissionais de saúde, momentos de reflexões. Apesar da morte fazer parte da rotina de trabalho desses profissionais, os mesmos desejam em seus plantões não ocorram óbitos. Porém não se pode esquecer que o profissional, como todo ser humano tem tristezas, irritações, receio da morte, dentre outros sentimentos. Se bem que no começo é difícil cuidar com tanto carinho e ver morrer, pode-se ter a impressão de batalha perdida, que poderia ter sido melhor e que toda sua dedicação profissional não resultou em melhora para o paciente. Lembrando que o inesperado sempre ocorre e é preciso buscar na ética a sensatez, assegurando que suas respostas e opiniões individuais não sejam transmitidas para os pacientes e familiares.

A matéria de psicologia ensina como o técnico de enfermagem deve lidar e reagir em várias situações, que pode se deparar. Como por exemplo, não demonstrar insegurança, insensatez, frieza, interferência religiosa e não levar seus problemas pessoais para o local de trabalho. Respeitar todos os pacientes, independente de como cada um se apresente, pois no momento, ele por mais que esteja arredio, debilitado, inseguro, sujo dentre outros fatores, deve-se lembrar que ele é o paciente e precisa muito de você de toda sua atenção. Não deixar que o sentimento de “pena”, seja apresentado aos pacientes, bem como familiares. Pois, eles buscam a cura, a solução do problema existente. Lembrar que a morte faz parte da vida, estando muitas vezes o paciente muito próximo dela, com mínimo de sinais vitais e que não é o profissional que tem a culpa de não salvá-lo. Porém, trabalhar em função da vida, pois é para isso que servem os profissionais de saúde.          

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com