TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemias na Gestação

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SANTO ANTONIO

CURSO DE ENFERMAGEM

ANEMIAS NA GESTAÇÃO

ANEMIA FERROPRIVA NA GESTAÇÃO:UMA REVISÃO INTEGRATIVA

ALAGOINHAS - BA

2017

Pré Projeto de trabalho de conclusão de curso apresentado na Faculdade Santo Antonio como requisito básico para a conclusão do curso de enfermagem.

ALAGOINHAS – BA

2017

SUMÁRIO

 1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO........................................

 2. JUSTIFICATIVA ............................................................................................

 3. OBJETIVOS .................................................................................................

    3.1 GERAL .....................................................................................................

    3.2 ESPECÍFICOS..........................................................................................

 4. METODOLOGIA DA PESQUISA....................................................................

5. CRONOGRAMA ..............................................................................................

REFERÊNCIAS ...................................................................................................

1. INTRODUÇÃO

 A anemia é a condição na qual o número de células vermelhas do sangue e a sua capacidade de transporte de oxigênio são insuficientes para atender às necessidades fisiológicas, que variam de acordo com idade, sexo, altura, fumo e gravidez.1

Gestação  é o Tempo de desenvolvimento do embrião no útero, desde a concepção até o nascimento.

Anemia Ferropriva  é causada por deficiência de ferro no organismo. Ela gera sintomas como fraqueza, desânimo, palidez cutânea e nas mucosas, sensação de desmaio e nos casos mais graves irritabilidade e ansiedade.

Segundo a OMS (2001)  e o Ministério da Saúde (2012) para grávidas e puérperas os valores de hemoglobina no sangue em níveis normais deve ser  ≥ 11 g/dl, níveis de 8 g/dl a 10 g/dl indica anemia leve a moderada e níveis < 8 g/dl é anemia grave.

As anemias podem ser divididas em adquiridas e hereditárias, sendo as adquiridas Anemia por deficiência de ferro (Ferropriva)  Anemia causada por perda sanguínea aguda essas por sua vez as mais comuns em gestantes e puérperas, também são encontradas Anemia por inflamação ou malignidade  Anemia megaloblástica,  Anemia hemolítica adquirida e  Anemia aplásica ou hipoplásica. As Hereditárias são Talassemias,  Hemoglobinopatias de células falciformes, Outras hemoglobinopatias,  Anemias hemolíticas hereditárias.

A anemia ferropriva é uma das mais comuns em gestantes trazendo prejuízos para a mãe e o feto. Com isso levanta o interesse de como prevenir que futuras mamães venha a ter ou desenvolver esse tipo de anemia? Por que países em desenvolvimento tende a ter maior prevalência do que em desenvolvidos? Como a alimentação pode ajudar no tratamento?

O presente trabalho propõe estudar a importância de se prevenir e tratar a anemia ferropriva, para uma maior segurança e saúde da mãe e do feto durante a gestação, no parto e pós parto ou seja para a vida.

Conclui-se que com estudos é possível prevenir que mulheres desenvolva anemia ferropriva durante a gestação.

2. JUSTIFICATIVA

A anemia ferropriva além de trazer alterações funcionais por deficiência de ferro  destaca-se como uma das complicações mais comuns de uma gravidez e dependendo da gravidade, pode acarretar prejuízo para mãe e/ou feto. O que leva a uma necessidade de buscar soluções para resolver ou amenizar os problemas causados por esse tipo de anemia nas gestantes e nos fetos. Segundo Rocha et al. (2005)34 Sabe-se a deficiência de ferro na gestação constitui um fator de risco para o parto pré-maturo e para o baixo peso do recém-nato. Apesar disso, as conseqüências da anemia sobre o binômio mãe-feto não estão bem esclarecidos. Por isso a necessidade de pesquisar mais a respeito, em busca de uma melhor compreensão de possíveis causas e resoluções.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com