TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre Hipertensão Arterial, Problema de Saúde Pública

Por:   •  24/11/2018  •  Artigo  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

Hipertensão arterial: problema de saúde pública no bairro quixabeira de São Gabriel[pic 2]

HIPERTENSÃO ARTERIAL: PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA NO BAIRRO QUIXABEIRA DE SÃO GABRIEL

ARTERIAL HYPERTENSION: PUBLIC HEALTH PROBLEM IN THE QUIXABEIRA NEIGHBORHOOD OF SÃO GABRIEL

Erivelton Rosa dos Santos de Araújo , Gabriela Machado Carvalho , Luma Taiane Batista da Cruz , Marcielia Souza Machado , Morgana Patrícia de Lima , Riquierres Alves de Oliveira , Vitória Ranne Souza Farias Técnico em Enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê-CETEP.

E-mail- Gabrielamachado259@gmail.com

[pic 3]

PALAVRAS-CHAVE:

Hipertensão;

Problema; Saúde - atenção básica.

KEY WORDS:

Hypertension; Problem; Health - basic care.


RESUMO: Esta pesquisa teve com intuito de saber por qual motivo muitas pessoas adquiriram a hipertensão arterial sistêmica (HAS), e porque algumas pessoas portadoras dessas enfermidades possuem dificuldades para lidarem com a mesma. Primeiramente o estudo apresenta um histórico de HAS; logo em seguida teremos a metodologia da pesquisa, e por fim, situar a HAS dentro do Bairro Quixabeira de São Gabriel. Este trabalho foi pautado em dois tipos de abordagem, qualitativa e quantitativa. A pesquisa vai confirmar os resultados das conclusões que foram relatadas nas referências bibliográficas levantadas. Através dessa pesquisa, observamos que o controle da hipertensão arterial está relacionada também com a conscientização sobre a enfermidade e as existências de duas ou mais doenças em simultâneo na mesma pessoa.

ABSTRACT: This research aimed to know why many people acquired systemic arterial hypertension (SAH), and because some people with these diseases have difficulties to deal with it. First, the study presents a history of hypertension; soon afterwards we will have the methodology of the research, and, finally, to locate the HAS within the Quixabeira neighborhood of São Gabriel. This work was based on two types of approach, qualitative and quantitative. The research will confirm the results of the conclusions that were reported in the bibliographical references raised. Through this research, we observed that the control of arterial hypertension is also related to the awareness about the disease and the existence of two or more diseases simultaneously in the same person.

Texto Contexto Enferm, São Gabriel, 2018 Set;


[pic 4]

INTRODUÇÃO

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é        uma        condição                clínica                        multifatorial caracterizada                por                níveis                        elevados        e sustentados                de        pressão        arterial                (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento                do                        risco                de        eventos cardiovasculares fatais e não-fatais.

Diante da problemática da hipertensão arterial, julgamos ser pertinente uma investigação na qual fosse possível conhecer o universo dos seus portadores, seu ponto de vista e os aspectos que para os mesmos estivessem dificultando o controle da doença. Então, realizamos uma pesquisa, dentro do munícipio de São Gabriel, em que nos mostrou que há um aumento de casos de pessoas portadoras dessa enfermidade e que apesar das divulgações a respeito da doença e seus fatores de riscos, essas pessoas ainda apresentam dificuldades em lidar com essa questão.

Tal pesquisa partiu do pressuposto que as causas dessas dificuldades são decorrentes de questões culturais e sociais, que irão levar a vários fatores de riscos, tais como: a não adesão ao tratamento pelo paciente, alimentação inadequada, hereditariedade, não modificação no estilo de vida e até mesmo a utilização inapropriada da medicação. Embora tenho


sido possível levantar de modo direto as causas do problema, considerou-se necessário o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a questão.

Para o Ministério da Saúde, o país (Brasil) tem 17 milhões de pessoas com HAS. Dentre essas pessoas, 35% tem 40 anos e mais estimasse que 4% das crianças e dos adolescentes seja hipertensa. O governo reconhece o baixo índice de controle dessa patologia, devido a sua evolução, em princípio, assintomática, ao diagnóstico e tratamento, por vezes, negligenciado e a baixa adesão dos pacientes ao tratamento prescrito. Entretanto, é de suma importância a detecção e tratamento precoce dessa patologia.

Segundo IBGE, no Município de São Gabriel existem 19.613 habitantes, onde aproximadamente 157 famílias estão localizadas no Bairro Quixabeira, dessa população 55 são hipertensas. O problema que acomete o território é o grande número de hipertensos; o vínculo de pessoas portadores com os PSF que é muito pouco; o desconhecimento dos mesmos sobre doença e devido a isso, dificulta o diagnóstico/tratamento. O que se observa é que a maioria da população hipertensa buscou os serviços da saúde no início dos sintomas; em outros casos, os portadores não sentiam nenhum sintoma, típico da doença, e só descobriram quando foram ao médico a procura de outros serviços, ou até por controle adequado, por falta de interesse ou por desconhecimento como já fora dito.

OBJETIVOS

- Apresentar, através de uma revisão bibliográfica pertinente e de uma observação de fatos, o problema “hipertensão arterial” e seus fatores de


  • Identificar as pessoas com hipertensão arterial do Bairro Quixabeira, no Munícipio de São Gabriel – BA;
  • Alertar os hipertensos do Bairro Quixabeira, no Munícipio de São Gabriel


[pic 5]

riscos, descrevendo tal problema no Bairro Quixabeira, no Munícipio de São Gabriel – BA.

- Orientar tais sujeitos sobre a importância de diminuir o sal e a gordura de sua alimentação;


BA, sobre os riscos que a hipertensão arterial pode causar;

  • Estimular a prática de exercícios físicos;
  • Instruir para que tomem a medicação adequadamente;

MATERIAL E MÉTODO

O levantamento da produção científica sobre o tema Hipertensão Arterial problema de saúde pública foi realizada através de pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, pois, uma permite um enfoque mais específico de uma dada realidade e a outra utiliza diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações sobre o determinado estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (231.8 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com