TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo: Sobre a Resolução de Problemas no Ensino da Física

Por:   •  30/8/2023  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

A abordagem didática em relação à resolução de problemas na física apresenta deficiências significativas devido à simplificação adotada por muitos professores. Eles frequentemente optam por seguir uma abordagem linear, conduzindo os alunos a seguir uma fórmula única, o que reduz a resolução de problemas a meros exercícios mecânicos, deixando de lado a essencial atividade de reflexão crítica.

Uma maneira de enfrentar esse desafio, conforme proposto pelo autor, é reconhecer e separar as etapas que moldam a resolução de um problema. Essas etapas não dependem explicitamente de conhecimentos específicos, mas, ao invés disso, requerem um domínio prévio do conteúdo por parte dos alunos. Inspirado nessa ideia e no modelo de resolução de problemas de Kramers-Pals e Pilot, desenvolve-se uma sequência estratégica para resolver problemas de física básica. Essa estratégia é apresentada na seção IV, e nela são delineadas as seguintes ações:

Ler atentamente o enunciado do problema, buscando uma compreensão completa.

Representar a situação-problema por meio de desenhos, gráficos ou diagramas para facilitar a visualização.

Listar os dados relevantes, expressando as grandezas envolvidas em notação simbólica.

Identificar as incógnitas, expressando-as também em notação simbólica.

Verificar se as unidades das grandezas estão no mesmo sistema; se não estiverem, considerar as transformações necessárias.

Analisar qualitativamente a situação-problema, desenvolvendo as hipóteses requeridas.

Traduzir a situação-problema em termos quantitativos, formulando uma equação que envolva a incógnita de maneira adequada.

Estabelecer um sistema de referência que facilite a resolução do problema.

Progredir na resolução do problema de forma algébrica, adiando as substituições numéricas para o final ou após cada etapa.

Avaliar criticamente o resultado obtido, considerando sua plausibilidade.

Registrar por escrito os pontos-chave e as etapas fundamentais do processo de resolução.

Encarar o problema como um ponto de partida para a abordagem de novos desafios.

Com base nessas etapas, o autor oferece comentários para cada uma, destacando um modus operandi geral a ser seguido. No entanto, enfatiza a necessidade contínua de um raciocínio crítico ao resolver problemas. Isso requer uma compreensão profunda do enunciado do problema, a capacidade de separar os dados relevantes e a disposição para explorar qualitativamente tanto o problema quanto sua solução. Muitos estudantes tendem a simplificar, não resolvendo o problema algebricamente para então utilizar os valores informados pelo enunciado, o que pode levá-los a se perder na resolução. Portanto, essa estratégia promove uma abordagem mais abrangente e reflexiva para resolver problemas de física, preparando os alunos para enfrentar desafios mais complexos no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com