TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Consequências Sociais do AVC

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de caso de uma paciente idosa com sequela de AVC, e uma lesão não diagnosticada em MID. O que me motivou a escolher esta paciente foi à patologia que a mesma apresenta o Acidente Vascular Cerebral, que lidera as causas de morte e sequelas neurológicas em todo mundo. Para se ter uma noção das consequências sociais do AVC, em países ocidentais ele é a primeira causa de perda de habilidade física em adultos, a segunda causa de demência e a terceira causa de morte depois do câncer e doenças cardíacas (M. GIROT ET AL., 2003). Além disso, 25% dos sobreviventes a um AVC têm demência (STEPHENS ET AL., 2005).

Estudo de caso

Sistematização da assistência de enfermagem - SAE

Paciente Tereza de J. Araujo, nascida em Mundo Novo - Bahia, em 23 de junho de 1944, 70 anos, solteiro, analfabeta, é órfão de pai e mãe, relata ter sofrido abuso sexual, seu responsável a irmã Abelita de A. decidiu com o consenso da família, que a Srª Tereza fosse viver em um lar de longa permanência, hoje se encontra com baixo peso segundo IMC (19,98), seqüela de AVC e uma lesão em MID. Ao longo de sua permanência na casa, a idosa sofreu um episódio de queda da própria altura, não sofrendo nenhuma lesão, porem desenvolveu basifobia (Medo de cair), atualmente com deambula sem dificuldade. De acordo com paciente não há histórico familiar de doenças pregressas.

Histórico de enfermagem

Paciente do sexo feminino, branca, católica, lúcida, orientada em tempo e espaço, corada, reside na instituição de longa permanência no núcleo bandeirante-DF, nega ser alérgica a medicamentos e alimentos. SSVV PA: 90/70 mmhg,FC: 61 bpm, FR: 22 rpm ,T: 36,5° C. Ao Exame Físico: Cabeça e pescoço: couro cabeludo integro e limpo, consciente, orientada no tempo e espaço, abertura ocular espontânea, pupilas isocóricas, conjuntivas coradas, acuidade auditiva normal D e E sem anormalidade, nariz sem coriza e sem desvio de septo, fala normal, boca sem lesões em lábios e em gengiva, dentição incompleta. Pescoço sem gânglios palpáveis.Aparelho Cardiovascular: Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas hipofonéticas em dois tempos. Sem presença de sopros audíveis. Tórax e Pulmões: Tórax simétrico expansibilidade torácica bilateral, ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares fonéticos. Abdômen: Abdômen plano, flácido, sem dor à palpação, ruídos hidroaéreos presentes. Aparelho locomotor: Deambula sem dificuldades. Paciente teve AVC com hemiparesia.


Medicações em uso

Medicação

Prescrição

Via

Horário

Indicação

Venaesculos (castanha da índia) 2 cps. ao dia

Oral

06/13 hrs

A Castanha da Índia é indicada em caso de fragilidade capilar e no tratamento de insuficiência venosa.

Haldol 10 gts por dia

Oral

20 hr

È utilizado como agente neuroléptico: em delírios e alucinações na esquizofrenia aguda e crônica. Na paranóia, na confusão mental aguda e no alcoolismo (Síndrome de Korsakoff).
Como um agente anti-agitação psicomotor: mania, demência, alcoolismo, oligofrenia.
Agitação e agressividade no idoso. Distúrbios graves do comportamento e nas psicoses infantis acompanhadas de excitação psicomotora. Movimentos coreiformes. Soluços, tiques, disartria. Estados impulsivos e agressivos. Síndrome de Gilles de la Tourette.
Como antiemético: náuseas e vômitos incoercíveis de várias origens, quando outras terapêuticas mais específicas não foram suficientemente eficazes.

Ácido acetilsalicílico 100 mg 3 comp. ao dia

Oral

12 hr

É indicado para o alívio sintomático da cefaléia, odontalgia, dor de garganta, dismenorréia, mialgia ou
artralgia, lombalgia e dor artrítica de pequena intensidade.
No resfriado comum ou na gripe, para o alívio sintomático da dor e da febre.

Domperidona 1comp. ao dia

Oral

11 hr

É indicado para síndromes dispépticas frequentemente associadas a um retardo de esvaziamento gástrico, refluxo gastresofágico e esofagite: - sensação de empachamento epigástrico, saciedade precoce, distensão abdominal, dor abdominal alta; - eructação, flatulência; - náuseas e vômitos; - azia, queimação epigástrica com ou sem regurgitação de conteúdo gástrico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com