TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Pertubações Circulatórias

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário de Patologia- PERTURBAÇÕES CIRCULATÓRIAS 2

  1. Explique a Tríade de Virchow.

1. Lesão endotelial: é a influência dominante, e por si só pode acarretar trombose. Importante na formação de trombose no coração e circulação arterial, como dentro das câmaras cardíacas quando houver lesão endocárdica (infarto miocárdico/valvulite). Placas ulceradas em artérias intensamente ateroscleróticas. Locais de lesão vascular traumática ou inflamatória (vasculite). A lesão pode advir de estresse hemodinâmico associado a hipertensão arterial, fluxo turbulento sobre valvas cicatrizadas ou endotoxinas bacterianas. Seja qual for a causa da lesão endotelial, vai ocorrer: o a exposição do colágeno subendotelial (e outros ativadores plaquetários) o aderência das plaquetas o exposição de fator tecidual  o diminuição local de PGI2 e PA (anticoagulantes).

 2. Estase ou turbulência do fluxo sanguíneo: a turbulência contribui para a trombose arterial e cardíaca ao causar lesão ou disfunção endotelial. Pode formar contracorrentes e bolsos locais de estase (“sangue parado”). O fluxo sanguíneo normal é laminar. Os elementos celulares fluem centralmente na luz vascular, separados do endotélio por uma zona de plasma acelular que se move mais lentamente. - Perturbam o fluxo laminar e trazem as plaquetas para ter contato com o endotélio; Previnem a diluição pelo fluxo renovado de sangue de fatores de coagulação ativados; Retardam o influxo de inibidores de fatores de coagulação e permitem o acúmulo de trombos; Promovem ativação das células endoteliais, predispondo à trombose local, aderência de leucócitos e uma variedade de outros efeitos sobre as células endoteliais.- A turbulência e a estase contribuem claramente para a trombose em diversas situações clínicas.

3. Hipercoagulabilidade: contribui com menor frequência para os estados trombóticos. É definida como qualquer alteração das vias da coagulação que predisponha à trombose, e pode ser dividida em distúrbios primários (genéticos) e secundários (adquiridos). Dentre as causas genéticas: mutação do fator V (mutação de Leiden) (60% dos pacientes com trombose recorrentes). Os indivíduos com estados de hipercoagulabilidade primária associados a uma ausência hereditária de anticoagulantes (Antitrombina III, Proteína C e Proteína S): Apresentam-se com trombose venosa e tromboembolia pulmonar recorrente na adolescência ou início da vida adulta. A patogenia da diátese trombótica em diversas situações clínicas comuns é mais complicada e multifatorial. Em alguns casos, fatores como estase ou lesão vascular podem ser os mais importantes (ex. insuficiência cardíaca ou traumatismo). Em outros casos, a hipercoagulabilidade pode ser causada por aumento da síntese hepática de muitos fatores de coagulação e redução da síntese da antitrombina III (ex. uso de contraceptivos orais e o estado hiperestrogênico da gravidez).

  1. Como são causados os aneurismas?

Dilatações aórticas e arteriais anormais, os ANEURISMAS, causam estase local e são locais prediletos de trombose.

  1. Defina estase.

“sangue parado”- estagnação do sangue ou da linfa.

  1. Como e onde podem desenvolver trombos?

Massa coagulada de sangue dentro do sistema cardiovascular in vivo. Podem desenvolver-se em qualquer local do sistema cardiovascular: Dentro das câmaras cardíacas; Nas cúspides valvares; Artérias, veias ou capilares.

  1. Diferencie trombo arterial de trombo venoso.

Trombos arteriais ou cardíacos geralmente começam em um local de lesão endotelial (placa aterosclerótica) ou turbulência (bifurcação vascular). Tendem a crescer em direção retrógrada à partir do ponto de fixação.

Trombos venosos ocorrem tipicamente em áreas de estase. Estendem na direção do fluxo sanguíneo (para o coração).

  1. Defina arteriosclerose.

Endurecimento ou esclerose da artéria, que leva a perda da elasticidade e espessamento da parede arterial.

  1. Como são classificados os trombos? Explique.

TROMBOS BRANCOS (fibrinosos): constituídos de plaquetas e fibrina, dispostas em camadas entremeadas de hemácias, secos. Ocorrem nas artérias e nas cavidades cardíacas.

TROMBOS VERMELHOS: são úmidos, gelatinosos, semelhantes ao coágulo sanguíneo. Constituídos de hemácias (predominantemente). Localizam-se preferencialmente nas veias.

TROMBOS MISTOS: são os mais frequentes. Associação de camadas fibrinosas (brancas) e de coagulação (vermelhos). Nos trombos alongados que se observam nas veias periféricas, a “cabeça” representa um trombo “branco”, o “colo ou pescoço”, um trombo “misto” e a “cauda”, um trombo “vermelho”

TROMBO MURAL (Parietal): Mais frequentes no coração e na Aorta

TROMBO OCLUSIVO: Mais comuns em artérias de médio calibre, tais como coronárias, cerebrais, ilíacas e femorais, assim como nas veias.

  1. Coloque na ordem correta conforme é o destino do trombo.

( 4 ) Organização e recanalização: os trombos podem induzir inflamação e fibrose (organização), podendo até se tornarem recanalizados mais tarde, reestabelecendo o fluxo vascular ou incorporados à uma parede vascular espessada

( 2 )Embolização: os trombos podem se desprender e seguir para outros locais de vasculatura

( 1 ) Propagação: o trombo pode acumular mais plaquetas e fibrina (propagar-se), levando então à obstrução do vaso

( 3 ) Dissolução: os trombos podem ser removidos por atividade fibrinolítica

  1. Quais são as embolias? Explique cada uma.

Tromboembolia Pulmonar: 95% dos casos: êmbolos venosos originam-se de veias profundas da perna, acima do nível do joelho. São conduzidos em canais progressivamente maiores, atravessam o lado direito do coração até atingir a vasculatura pulmonar. De acordo com o tamanho, o trombo pode ocluir a artéria pulmonar principal, emperrar na bifurcação (trombo em cavalete), ou seguir para ramos arteriolares menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com