TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Nutrição

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME: EDUARDO HENRIQUE TEIXEIRA RIBEIRO

RA: 8484195408

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Ana Beatriz Albino de Almeida

Anhanguera Educacional

2015

INTRODUÇÃO

A avaliação nutricional é um processo que tem como objetivo obter informações adequadas, a fim de identificar problemas ligados à nutrição, sendo feito através de coleta, verificação e interpretação de dados para tomada de decisões referentes à natureza e à causa de problemas relacionados à nutrição do paciente (SBN, et al; 2011).

De acordo com ROSA (2014), a avaliação do estado nutricional é importante para detectar pacientes desnutridos ou em risco de desnutrição. A desnutrição está associada ao maior risco de infecção, complicações metabólicas, internações prolongadas e morbimortalidade.

A nutrição adequada é essencial para o bem-estar do indivíduo. A qualidade, a variedade e a quantidade de alimentos disponíveis, e o padrão de ingestão alimentar, podem afetar profundamente a saúde. Dessa forma, a piora no estado nutricional pode agravar o estado de saúde, além de outras complicações (MARTINS, 2011).

O objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional de um senhor que apresenta suspeita de risco de desnutrição.

DESENVOLVIMENTO

Através das informações obtidas no primeiro passo, foi possível identificar o Índice de Massa Corpórea (IMC), além de alguns outros dados que foram importantes para detectar que o paciente apresenta deficiência de ferro e proteínas em sua alimentação.

        Com as informações já obtidas, o segundo passo serviu para escolher o melhor formulário de triagem, que foi o MAN (Mini Avaliação Nutricional), visto que o mesmo foi desenvolvido especificamente para a avaliação nutricional de idosos, sendo possível a identificação de risco nutricional e desnutrição em estágio inicial, uma vez que apresenta aspectos físicos e mentais, que frequentemente afetam o estado nutricional do idoso, além de informações sobre a alimentação diária (SBN, et al; 2011). Sendo assim, o link abaixo contem o formulário preenchido com os dados e informações obtidos do paciente, sendo possível diagnosticar que o mesmo apresentou um risco de desnutrição.

[pic 2]

A correlação feita entre MAN e ingestão energética e de nutrientes detectou que este paciente realmente encontra-se com risco de desnutrição, visto que o mesmo relatou não se alimentar corretamente, além das suas avaliações físicas apresentarem sinais de fraqueza.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O profissional de enfermagem tem um papel chave nos cuidados com o paciente, pois geralmente, é o profissional que está mais próximo dele, e passa a maior parte do tempo ao seu lado. Dessa forma, é importante que se tenha bom conhecimento sobre os grupos alimentares, e do quê constitui uma dieta balanceada. Também é necessário ter boas habilidades de comunicação que lhes permitam aconselhar e dar as informações corretas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (178.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com