TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Linfoides Diferencie sistema imunológico inato e adaptativo.

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Biociências

Disciplina de Embriologia e Histologia para o ensino de ciências e biologia

Discente: Juliana Raquel Duarte da Silva Camilo

Atividade de Linfóides

Diferencie sistema imunológico inato e adaptativo.

A imunidade inata (também chamada de imunidade natural ou nativa) é mediada por células e proteínas que estão sempre presentes e prontas para lutar contra os microrganismos, sendo chamada em ação imediatamente em resposta à infecção. Os principais componentes da imunidade inata são barreiras epiteliais da pele, trato gastrointestinal e trato respiratório, que impedem a entrada
de microrganismos, leucócitos fagócitos (neutrófilos e macrófagos), um tipo de célula especializada, chamada de célula natural killer (NK) e várias proteínas plasmáticas circulantes, das quais as mais importantes são as proteínas do sistema de complemento. A imunidade adaptativa é normalmente silenciosa e responde (ou “se adapta”) à presença de microrganismos infecciosos, tornando-se ativa, expandindo e gerando mecanismos potentes para neutralizar e eliminar os microrganismos. Os componentes do sistema imunitário adaptativo são linfócitos e seus produtos. Por convenção, os nomes “sistema imunológico” e “resposta imunológica” referem-se à imunidade adaptativa.

Classifique os tipos de Ig (imunoglobulinas) com suas respectivas ações.

As cinco principais classes de imunoglobulinas são: IgG, IgA, IgM, IgD e IgE.

IgG – é a única imunoglobulina que atravessa a barreira placentária humana e passa para o sangue fetal contribuindo para a defesa imunitária do recém-nascido. É a mais abundante no plasma.

IgA -  existe em pequena quantidade no sangue; quando está na forma de IgA secretora (SIgA), é o principal anticorpo encontrado na lágrima, saliva, secreções nasal e brônquica e em outras secreções.

IgM – é a imunoglobulina que predomina no início das respostas imunitárias. É encontrada na superfície dos linfócitos B e funcionam como receptores que se combinam com antígenos específicos.

IgE – São imunoglobulinas que participam das reações alérgicas, tem grande afinidade para receptores localizados na membrana dos mastócitos e basófilos liberando algumas substâncias biologicamente ativa.

IgD – Reconhece antígenos, ativando os linfócitos B.

Quais os órgãos linfoides primários e secundários? Porque são assim designados? Primários: Timo e Medula óssea. Nestes órgãos ocorre a linfopoiese (produção de linfócitos), ou seja, as células se diferenciam das células tronco, proliferam e amadurecem em linfócitos funcionais. Nos órgãos primários os linfócitos adquirem seu repertório de receptores antígeno específicos e são selecionados de acordo com sua resposta aos auto antígenos (antígenos do próprio organismo). Secundários: Baço e Linfonodos. Secundários, pois são locais que os linfócitos interagem entre si, com células acessórias e com antígenos. Assim, as respostas imunes, celular e humoral ocorrem nos três órgãos linfóides periféricos, onde são geradas células efetoras e de memória.

Destaque algumas diferenças, morfológicas e funcionais, entre linfócitos T e linfócitos B?  Os linfócitos T completam sua maturação no timo, enquanto os linfócitos B saem da medula com a célula madura; nos linfócitos B, os receptores de membrana são imunoglobulinas e nos linfócitos T, são moléculas protéicas chamadas TCR.

Qual a função das Imunoglobulinas de superfície (SIGs) e dos receptores de célula T (TCR)? Funcionam como resposta a um imunógeno e funcionam como anticorpos. E TCR é o receptor que todos os linfócitos T vão exibir para reconhecer MHC (complexo de histocompatibilidade) que estão apresentando antígenos e assim poderem ser ativadas ou se já estiverem fazerem suas funções dependendo do tipo de linfócito.

O que são os CDs?

Cluster de diferenciação é um conjunto de moléculas marcadoras da superfície celular usado para diferenciar variados tipos de células. Moléculas CD podem agir de diferentes modos, geralmente como receptoras ou como ligantes (moléculas que ativam um receptor). Uma cascata de sinalização normalmente é iniciada, alterando o comportamento da célula. Algumas proteínas CD não têm papel na sinalização, desempenhando outras funções, como a adesão celular. Existem aproximadamente 250 tipos de proteínas CD.

O que são MHC (complexos de histocompatibilidade)? Qual a sua função? Quais os tipos e que células o produz?  É uma grande região genômica ou família de genes encontrada na maioria dos vertebrados. É a região mais densa de genes do genoma dos mamíferos e possui importante papel no sistema imuneauto-imunidade no sucesso reprodutivo A função do complexo principal de histocompatibilidade é codificar várias proteínas receptoras trans-membranas, que atuam no reconhecimento e na apresentação de constituintes dos agentes estranhos, os antígenos. Esse complexo pode ser dividido em três classes: Classe I (que se encontram mais próximos da região telomérica), classe II (presentes na região centromérica) e classe III (localizado entres os outros dois componentes). Os antígenos de classe I e II são proteínas expressas nas células e tecidos, enquanto os produtos dos genes de classe III são proteínas encontradas no soro ou outros fluidos do corpo. Os antígenos de classe III não participam da rejeição de transplantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com