TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade administração de sistema da informação

Por:   •  24/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO FIB DA BAHIA

CAMPUS COSTA AZUL

CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA II

LISMARA DE ARAUJO SANTOS

ATIVIDADE ESTRUTURADA

A População e a Percepção da Política Tributária

Salvador

2015

Atividade Estruturada . Centro Universitário da Bahia-Fib disciplina: Contabilidade e Gestão Tributária II do curso de Ciências Contábeis , turno noturno sob a orientação do Profº Luís Oliveira.

                             

Salvador

2015

1) Discorra sobre a sua percepção sobre carga tributária? Com base em pesquisas descreva dois exemplos de situações inerentes ao problema (preferencialmente sobre empresas que tiveram sua situação financeira comprometida por implicações tributárias).

A carga tributaria nada mais é que a relação entre o que o governo arrecada em impostos e a quantidade de riqueza produzida no país.

O sistema tributário brasileiro é composto por 61 tributos federais, estaduais e municipais. Especialistas da área consideram essa quantidade um exagero, o que contribui para a complexidade das normas que regulamentam os tributos. Isso faz com que empresas, principalmente as de grande porte, tenham departamentos específicos para cuidar exclusivamente da administração tributária.

Especialistas afirmam que a participação da carga tributaria não deveria ultrapassar os 25% do PIB. Dessa forma, atenderia melhor as necessidades de crescimento vegetativo da economia e da infraestrutura do país. Tributaristas defendem que o país tem de criar uma meta de carga tributária de 15% do PIB dentro de 15 a 20 anos.

Podemos medir este impacto dessa coleta de dinheiro fazendo a comparação com o produto interno bruto (PIB), ou seja, a soma das riquezas produzidas no ano. Esses recursos deveriam voltar como serviços públicos para sociedade como: educação, saúde, segurança entre outros, porém a realidade é totalmente inversa.

No momento atual a carga tributaria está totalmente elevada, considerando-se uma das maiores do mundo.

As microempresas vêm sofrendo muito com a carga tributaria causando assim o bloqueio para o sucesso, pois as empresas chegam a pagar ate 40% do faturamento mensal, podendo ate ultrapassar este percentual, elevando assim a taxa de mortalidade das microempresas.  

Entre as taxas mais tributadas encontra-se a de consumo no Brasil incide majoritariamente sobre o consumo, enquanto os países mais ricos concentram a maior parte de sua cobrança sobre o patrimônio e a renda.

 

 

2) Com base no texto acima discorra sobre ações que poderiam ser tomadas pelas organizações, contadores e pelo governo para minorar a desinformação da população sobre a carga tributária no Brasil.

O país poderia investir em programas de conscientização sobre a carga tributária do Brasil, é preciso também construir um projeto que venha a se tornar lei sobre o assunto, pois sabemos que o valor dos impostos não é um segredo, porém precisamos de um conhecimento maior para poder identifica-los, pois as informações estão amplamente acessíveis na maioria dos casos, mais as pessoas não estão capacitadas para entender e separa-las. À sonegação de impostos não deixará de existir enquanto o país não investir em programas de conscientização promovendo uma mudança de a legislação tributária, por natureza, apresenta características que não são de domínio da grande maioria da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com