TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades do Enfermeiro de Centro de Material e Esterilização em instituições Hospitalares

Por:   •  28/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ANHANGUERA DE PELOTAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE

Trabalho Acadêmico

 Disciplina Centro Cirúrgico

 Valor 1000 pontos

Curso: Enfermagem

Disciplina: Centro Cirúrgico “ Atividades do enfermeiro de centro de material e esterilização em instituições hospitalares”

Data: 26 de agosto de 2022

Turma: 8º semestre noite

 Prof: Clarice Carniere

 Componentes: Alexsandro Uarth e Janaína Menezes

   

Pelotas 2022

O centro de material e esterilização (CME) é o setor responsável pelo processamento dos produtos para a saúde, tendo como principal ação fornecer materiais processados adequadamente para os serviços assistenciais e de diagnóstico que necessitem de artigos odonto-médico-hospitalares para a prestação de assistência aos seus usuários. Nesse setor, ocorrem reciclagem, limpeza, esterilização, inspeção, embalagem e distribuição dos materiais para as diversas áreas consumidoras.

O centro de material e esterilização desempenha papel importante para garantir que os processamentos dos produtos para saúde sejam esterilizados e entregues com a devida qualidade, favorecendo a redução de taxas de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e o cuidado de saúde limpo.

Um dos fatores que contribuiu decisivamente para a implantação e consolidação dos Centros de materiais e esterilização nos hospitais foi à conscientização das equipes de saúde quanto à necessidade de controle das infecções hospitalares, uma vez que essas determinam um impacto direto na qualidade do serviço prestado e implicam, muitas vezes, um aumento do período de internação e consequentemente, dos custos da assistência hospitalar. A compreensão sobre a influência dos procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais na prevenção e controle das infecções hospitalares reforça a importância e responsabilidade desse setor no contexto das instituições de saúde, pois a existência de falhas nesses processos é determinante para o surgimento de complicações nos pacientes.

Esse setor presta assistência indireta aos pacientes, disponibilizando artigos seguros, que contribuirão no cuidado direto, tendo como objetivos principais o processamento, o armazenamento e a distribuição dos materiais, contexto no qual se inserem as atribuições dos enfermeiros nesse ambiente de trabalho.

O enfermeiro é responsável pelo gerenciamento e pela operacionalização de todas as etapas que integram o processamento de materiais, além de supervisionar as atividades da equipe de enfermagem que atua no setor, bem como quanto ao monitoramento dos equipamentos e o treinamento dos funcionários responsáveis pela operação das máquinas, sendo essas ações fundamentais para o bom desempenho da unidade.

Nesse sentido, a atuação dos enfermeiros exige conhecimentos específicos relacionados aos diversos equipamentos, artigos, instrumental cirúrgico e à forma de processá-los, bem como sobre o gerenciamento do centro de materiais e esterilização. Sendo importante destacar a organização do enfermeiro no que se refere à verificação das programações cirúrgicas, assim como os materiais consignados que serão utilizados para as mesmas, controle do uso e a cobrança na devolução desse material.

A competência do enfermeiro no desempenho de suas atividades garante a eficácia dos processos no CME, além de colaborar para a prevenção de IRAS, contudo a importância de seu trabalho, perante a equipe de enfermagem, precisa ser continuamente ressaltada, discutida pela equipe e apresentada às demais unidades da instituição, a fim de que possa receber seu devido reconhecimento e não permanecer invisível, destacando suas atribuições e atividades e a relevância de seu trabalho, bem como os desafios enfrentados para conduzi-lo.

O trabalho do enfermeiro no CME deve ser considerado um cuidado legítimo, por instrumentalizar o cuidado direto, na medida em que ocorre um reconhecimento de que o preparo de materiais é essencial para o cotidiano da prática assistencial da enfermagem.

O enfermeiro de CME precisa mostrar competências no que diz respeito à modernização do processo produtivo e, principalmente, na valorização dos recursos humanos e sua atualização constante, através de uma educação continuada eficaz e comprometida com o desenvolvimento de todas as potencialidades dos profissionais de enfermagem diante das novas tecnologias implementadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com