TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades para brinquedoteca hospitalar

Seminário: Atividades para brinquedoteca hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Seminário  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

2.3 ATIVIDADES PARA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

2.3.1 – Atividade 1 – Brinquedoteca Hospitalar

Título: Fantasia (faz de conta).

Tipo de brinquedoteca: Hospitalar

Dificuldade escolar: Psicossocial, Psicoemocional e cognitivo.

Diagnóstico/intervenção: Favorecer o equilíbrio emocional, desenvolver a criatividade, proporcionar experiências e descobertas.

Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade: 50 minutos

Local para a atividade: Canto da Fantasia na brinquedoteca.

Dinâmica: Dispor a um grupo de crianças os cabides com as fantasias em espaço arejado e ventilado, montado com roupas de adultos, perucas, acessórios, personagens animados, maquiagens, sapatos e dentre outros.

Problematização do Diagnóstico/Intervenção: Perguntar a criança: Qual é o nome do personagem que ela se vestiu? Por que você escolheu essa fantasia? Com quem você mais está parecendo? Você gosta de brincar de faz de conta?

Descrições de como os dados observados poderão ser analisados: Essa tipo de brincadeira não tem uma forma exata de ser analisada, por ser uma brincadeira lúdica, porém podemos observar a forma com que a criança interage com o meio em que ela se encontra, pois o Faz de Conta constrói na imaginação o fantasiar; idear; inventar; reinventar, é o ilusório e não tem como ser avaliado.

Título: Jogo da Memória

Tipo de brinquedoteca: escolar

Dificuldade escolar: aprendizagem cognitiva, motora.

Diagnóstico/intervenção: desatenção, coordenação viso-motora.

Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade: 50 minutos

Local para a atividade: mesa da brinquedoteca

Dinâmica: Dispor dois conjuntos com pares de figuras, uma em cada coluna, viradas para cima por dois minutos, permitindo que os jogadores guardem a posição de cada uma em cada coluna. Virar todas de forma que os participantes não vejam mais o que elas contêm. Virar três da coluna da esquerda, solicitando que encontrem o seu par na coluna da direita, lembrando das posições em que estavam enquanto viradas para cima. É importante ressaltar que a quantidade de figuras depende da dificuldade da criança e de sua idade cronológica.

Problematização do Diagnóstico/Intervenção: Qual é o nome do que está impresso na figura que você virou? Qual a cor que mais aparece? O que pode ajudar você a se lembrar da posição dessa figura na outra coluna?

Descrição de como os dados observados poderão ser analisados: Será analisado o número de pares que a criança conseguiu juntar na primeira tentativa, e o tempo que levou para a conclusão da tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com