TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DO PSICÓLOGO COM SUA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, E A SUAS INTERAÇÕES NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM ESQUIZOFRENIA

Por:   •  7/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho tem como principal fundamento estudar a relação do psicólogo com sua equipe multidisciplinar, e a suas interações no tratamento de pacientes com esquizofrenia, buscando assim entender como é a relação entre eles, e os meios utilizados no processo de acompanhamento deste paciente.

A doença esquizofrenia ganhou destaque no século XVIII, quando os pesquisadores passaram a dar importância aos sinais e sintomas desenvolvidos por causa da doença. Esta é conceituada como um transtorno mental, fazendo com que os enfermos tornem-se incapazes de relacionarem socialmente, sua ocorrência tem o quantitativo de 1%, não fazendo diferença entre homens e mulheres, sendo que o desenvolvimento normalmente surge na fase da adolescência, mas há caso que os sintomas podem surgir antes ou após este período (Sadock & Sadock, 2006).

As diversas pesquisas trouxeram mudanças significativas para o tratamento. Além dos remédios utilizados para amenizar os sintomas, a interação com a equipe ajudando na convivência social e no avanço do quadro clínico dos pacientes (Noto; Bressan, 2012).

No início, a doença por ser pouco conhecida era tratada como um estado de demência precoce. Porém Eugen Bleuler trouxe uma visão diferente sobre a doença, propondo um novo nome para a doença, então o que antes era intitulado como demência passou a ser chamada de esquizofrenia, cujo significado é “(esquizo= divisão phrenia= mente), (Almeida et al, 1996).

É importante trazer à tona que além das pesquisas bibliográficas que serão abordadas como base no conhecimento a cerca do tema, também será utilizada como instrumento complementar a pesquisa de campo, para que assim possa analisar este trabalho junto com os profissionais das áreas diferentes. Busca-se ainda saber dos entrevistados, as importâncias da função do psicólogo diante dos pacientes que sofrem com a esquizofrenia, bem como o seu valor diante dos multiprofissionais, os quais irão trabalhar conjuntamente com esse paciente.

Objetivos gerais

A presente pesquisa tem como objetivo geral buscar o conhecimento a cerca da atuação do psicólogo com a equipe multidisciplinar, no tratamento de pacientes com esquizofrenia, visando entender como ocorre a relação entre o psicólogo e os demais membros da equipe, detectando as dificuldades da relação e os ruídos da comunicação, bem como o percentual de casos encaminhados e sua topografia clinica.

Objetivo específico

O objetivo específico do presente estudo dar-se-á pela a análise do trabalho em conjunto destes profissionais, se há laços de amizade e respeito entre eles, se não há competição entre os funcionários para um se destacar mais que os outros. Como é o trabalho entre eles, se há uma comunicação entre eles sobre o atendimento realizado com o paciente, e se o tratamento de um complementa o outro.

Metodologia

A metodologia utilizada para desenvolver o trabalho é exploratória descritiva. Exploratória, pois se busca uma proximidade com o tema, aprimorando assim os conhecimentos a cerca do tema e descritiva porque tem o intuito de descrever as características visadas durante a realização da pesquisa.

Dessa forma conforme salientado anteriormente, será realizado uma pesquisa de campo pelos os acadêmicos de psicologia, por meio de visitas em clínicas onde psicólogas trabalha em conjunto com outros profissionais, a importância que o psicólogo possui diante desta equipe, para assim abranger e enriquecer o conhecimento a cerca do tema abordado e ainda fazer algumas sugestões após a realização da pesquisa, a mudança em alguns comportamentos entre a equipe que podem aumentar os benefícios proporcionados ao paciente a cerca desse trabalho em conjunto.

Sendo assim, almeja-se identificar a relação entre um psicólogo e os demais profissionais, destaca-se (os psiquiátricas, os psicólogos, os enfermeiros, os nutricionistas e os assistentes sociais) visando assim entender a importância que cada um possui ao exercer sua função.

Questiona-se o fato se ajuda no tratamento e traz algum ponto positivo o trabalho em equipe para com estes pacientes. Para responder a este questionamento Shirlei Saldanha, Aline Rosa e Lilian da Cruz (2013) trazem à tona que é de suma importância a interação dos profissionais integrantes da equipe, bem como a comunicação e as informações trocadas entre eles, oferecendo assim um melhor tratamento ao paciente.

Shirlei Saldanha, Aline Rosa e Lilian da Cruz (2013), salientam que apesar da importância que o psicólogo possui em relação aos pacientes, bem como a sua relação com a equipe multidisciplinar há poucas pesquisas a cerca desse tema. O psicólogo exerce a função de intercessor entre o pacientes e a equipe envolvida com o paciente.

Shirlei Saldanha, Aline Rosa e Lilian da Cruz (2013) salientam os psicólogos consideram o trabalho em equipe um valor imensurável, pois para eles o trabalho em conjunto permite um tratamento com excelência, proporcionando um maior conforto para o paciente. Destacam ainda que cada funcionário tem o seu valor para o avanço no quadro clínico, não há o que se falar que o uma função possui um valor maior do que a outra, pois ambas têm a mesma importância.

Shirlei Saldanha, Aline Rosa e Lilian da Cruz (2013), afirmam ainda que o psicólogo é instigado constantemente ao integrar determinada equipe, exigindo-se que seja respeitado pelos demais membros de sua equipe, bem como as suas opiniões respeitadas a cerca dos temas abordados.

Questiona-se o fato se ajuda no tratamento e traz algum ponto positivo o trabalho em equipe para com estes pacientes. Para responder a este questionamento Shirlei Saldanha, Aline Rosa e Lilian da Cruz (2013) trazem à tona que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com