TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atvd colaborativa - Patologia

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

Para interpretar o ECG do paciente com possível IAM, deve-se observar alterações que indiquem lesão e/ou necrose do músculo cardíaco que, nesta patologia, em sua grande maioria ocorre nos ventrículos, apresentando alterações no seguimento ST e QT. As principais alterações são: supradesnivelamento do seguimento ST (elevação do seguimento ST), Aumento da Onda Q e Inversão da onda T.

Algumas características observáveis no ECG que indicam que o paciente poderá sofre IM são as irregularidades na frequência cardíaca, fibrilação atrial (que causa influencia a condução pelo nodo AV que por sua ver causa irregularidades no ritmo ventricular) e bloqueios atrioventriculares. Podendo também apresentar alterações de já ocorrência de IAM, que poderá ocorrer novamente se não tratado.

Geralmente as lesões de IAM ocorrem nos ventrículos, podendo ocorrer na parede anterior, posterior, lateral, superior e inferior. Na maioria das vezes acomete a parede anterior ou a parede inferior do ventrículo esquerdo, sendo menos recorrentes no ventrículo direito, parede lateral e parede posterior. Logo, a possível localização do IAM é a parede anterior ou a parede inferior do ventrículo esquerdo.

A Baixo veremos, respectivamente, imagens que ilustram anatomia coronariana, a lesão na parte anterior (especificamente ocasionada pela obstrução da artéria coronária descendente anterior) e o seu ECG.

Fonte: <http://www.misodor.com/CESCI.php> Acesso em 07 de maio de 2015

Fonte: ZURRON, Ana Claudia Bensuaski P. Patologia: A Adaptação e Modificação Celular das Lesões Celulares. Necrose Tecidual e Apoptose. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.

Fonte: <http://www.misodor.com/CESCI.php> Acesso em 07 de maio de 2015

Analisando os exames laboratoriais, cujo os resultados foram:

1 - CT (colesterol total) 240 mg/dl

2 - LDL-C (colesterol LDL) 350 mg/dl

3 - HDL-C (colesterol HDL) 420 mg/dl

4 - TG (triglicerídeos) 260 mg/dl

Com exceção do HDL que não tem valor limítrofe, e sim valor desejado (> 60mg/dl) e não desejado (< 40mg/dl), os demais estão alterados.

Os valores limítrofes de CT, LDL-C e TG são respectivamente 200-239mg/dl, 130-159mg/dl e 150-200mg/dl. Estes valores elevados, proporcionam uma maior chance de ocorrência de aterosclerose, mais um sinal de possível IAM.

A proteína troponina auxilia na contração do miocárdio. Está ligada ao filamento de tropomiosina e actina, é formada por um complexo de três proteínas, são elas: troponina I, troponina T e Troponina C. As troponinas I e T do miocárdio apresentam características que as distinguem do musculo estriado esquelético, permitindo uma especificidade no diagnóstico laboratorial do IAM.

A troponina, quando ligadas ao íon Ca²+ desloca a tropomiosina expondo a actina, o que permite que a cabeça da miosina ligue-se a actina para efetuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com