TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa ava patologia

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Colaborativa

Você trabalha em um hospital particular de sua cidade, na unidade de terapia intensiva (UTI), e recebe um paciente que já estava em recuperação pós-cirurgia. O grande problema desse paciente não está relacionado ao quadro cirúrgico, mas, sim, a um quadro de infecção. Seus pés e parte posterior das pernas mostram-se avermelhados e inchados.

Antes de sua equipe ser chamada, o hospital divulgou um relatório ao qual você tem acesso agora:

O paciente masculino com 49 anos deu entrada no hospital com grave fratura exposta da tíbia e perônio. Após sofrer uma queda de moto, foi socorrido e internado com sangramento, muita dor e fratura exposta. No momento da internação, foram realizados procedimentos para estancar a hemorragia, e o quadro clínico do paciente tornou-se estável. Sua acompanhante apresentou os documentos do paciente e relatou que era diabético e hipertenso.

Após algumas horas, o paciente foi submetido à cirurgia que durou 6 horas, porém o referido paciente reagiu bem de acordo com o protocolo para tal cirurgia.

Após 48 horas dessa cirurgia, o paciente apresentou febre e sintomas de infecção em seus membros inferiores. Como o paciente é diabético e apresenta sintomas de infecção, recomendou-se que ele ficasse sob observação constante, com aferição de temperatura, medicação com antibióticos (além dos medicamentos de uso contínuo) e em descanso. O boletim médico afirma que, por causa dos sintomas relatados, o paciente corre risco de ter um tipo de infecção hospitalar.

Com base estes dados, você, como chefe da equipe, reúne-se com os outros membros da saúde e decidem por avisar que esse paciente pode correr risco de septicemia e outros problemas vasculares, intercorrências devido ao diabetes e outras respostas que afetem o quadro clínico do paciente.

Missão: atender ao paciente cercando todos os itens clínicos que podem colocar a vida dele em risco.

Visão: empresa que visa o paciente e sua saúde como bem maior.

Desta forma, funcionários de sua equipe devem compartilhar conhecimentos e experiências vivenciadas no ambiente hospitalar e ficar atentos aos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, propondo um revezamento de pessoas nessas observações de hora em hora. Trata-se de um paciente sensível às variações fisiológicas por causa do diabetes e hipertensão. Todo hospital necessita de um cuidado especial referente à infecção hospitalar, mas muitos pacientes alteram seu quadro clínico quando internados, adquirindo algum tipo de infecção hospitalar.

Seu desafio, enquanto profissional de saúde, é propor soluções para que esse paciente possa ser curado da infecção e ainda tenha êxito na cirurgia ortopédica, podendo recuperar suas funções orgânicas e ter alta. Exalte sempre a seus funcionários a importância da organização da equipe, o exercício da função e o interesse na eficiência do trabalho.

Apresente, em forma de relatório, soluções fundamentadas no protocolo médico de sua equipe multidisciplinar de saúde, colocando o que o paciente irá necessitar para se curar da infecção, todos os riscos que ele pode correr durante este período, e, assim que obtiver alta e retornar à sua rotina diária, quais procedimentos serão necessários para que ele tenha a retomada dos movimentos normais dos membros inferiores.

Então, vamos aos passos!

Passo 1: Para ajudar o paciente, é importante rever alguns tópicos da disciplina de Patologia, assim como também discutir com os integrantes da equipe todos os dados observados nesse paciente, prestando socorro imediato caso haja alteração na gravidade do caso.

1. Retome o conteúdo da disciplina de Patologia, disponibilizado no AVA, para dar início às fundamentações teóricas da sua proposta para o cuidado com pacientes internados com doença crônica, como o diabetes e a hipertensão, e que venham a sofrer um trauma físico e mecânico.

Você deve se atentar, especialmente, aos seguintes aspectos:

•Nos Temas 2 e 3, procure saber mais sobre a essência da lesão crônica, que pode levar à necrose.

•Nos Temas 4 e 5, considere aprofundar sua visão sobre os fatores-chave mais importantes de lesões que envolvam a degeneração de componentes celulares e musculares, assim como características de hipóxia tecidual, mecanismos de contração muscular e a patologia do diabetes.

•Nos Temas 6 e 7, reveja todas as alterações circulatórias que possam interferir nos mecanismos de tromboses, choques, hiperemia e coagulação sanguínea, podendo causar hemorragias. Também reveja os fatores envolvidos na hipertensão arterial. No Tema 7, verifique a diferença entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com