TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula pratica

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

2. Objetivos

O objetivo do experimento que se segue é constatar e analisar as condições e os locais de percepções gustativas e olfativas.

3. Materiais e métodos

Papel toalha, soluções gustativas e odoríferas. Uma ou mais pessoas serão os voluntários e os demais serão os experimentadores.

No primeiro método, chamado de “Necessidade de Solução”, o voluntário deveria secar a língua com papel de filtro, colocar na ponta da mesma um cristal de NaCl e a seguir molhar o cristal com saliva.

No segundo método, chamado de “Importância do Contato”, o voluntário deveria colocar, por meio de uma colher descartável, sacarose num ponto da língua e sentir se há o gosto doce naquele ponto. Após isso, recolher a língua para dentro da boca e distribuir a sacarose para diversos pontos, executando a degustação.

Já no terceiro método, “Localização da percepção gustativa”, o voluntário experimentou cinco soluções (doce, salgado, amargo, azedo e umami) que não estavam identificadas, sendo uma de cada vez e deixadas por algum tempo sobre a língua. As questões do examinador foram qual o sabor sentido em cada uma das soluções e em que local da língua foi sentido.

O quarto método utilizado, denominado “Recepção associada de dois estímulos gustativos”, o voluntário deveria saborear a solução de sacarose, lavar a boca e saborear o NaCl. Em seguida, misturar os dois, prova-los e descrever qual dos sabores prevaleceu quando misturados.

No quinto método, abordando agora as sensações olfativas “Reconhecimento de odores”, haviam 4 recipientes não identificados à frente do voluntário. O mesmo deveria abri-los, inspirá-los rapidamente e fechá-los, tentando assim responder o que havia em cada um.

O sexto método, “Adaptação associada de estímulos gustativos e olfativos”, o voluntário foi vendado e pediu-se que o mesmo obstruísse as narinas com uma das mãos. Nesta condição, foi introduzido na boca do voluntário pequenos pedaços de quatro tipos de alimentos e o mesmo deveria dizer o que achava ser cada um. Caso a resposta fosse errada, as narinas deveriam ser desobstruídas e o alimento experimentado outra vez.

Por fim, o sétimo método chamado de “Adaptação seletiva e olfação”, foi necessário que o voluntário cheirasse um frasco que continha tintura de iodo durante um tempo, até que o cheiro não fosse mais percebido. Descansar 1 minuto e em seguida verificar se a capacidade olfativa foi reestabelecida.

4. Resultados

Os resultados apresentados a seguir foram de acordo com as respostas obtidas dos voluntários conforme o que lhes foi questionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com