TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas Praticas Propedêutica

Por:   •  10/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.979 Palavras (16 Páginas)  •  4.655 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

 

 

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

 

 

 

 

 

 

 

 

CURSO: ENFERMAGEM                R.A: 0564680                   POLO: BARUERI

DISCIPLINA: PROPEDEUTICA NO PROCESSO DE CUIDAR SAÚDE DO                      ADULTO

NOME DO ALUNO: PRISCILA TATIANA MENDES TANAN

DATA: 04 / 09 / 2021

PROFESSORA: RENATA

AULA PRÁTICA EM PROPEDEUTICA NO PROCESSO DE CUIDAR SAÚDE DO ADULTO

INTRODUÇÃO

   Iniciamos a aula listando sobre as várias vias de administração de medicamentos possíveis no organismo humano, desempenhado pela equipe de enfermagem. Ressaltando a diferença, a importância e cuidados necessários com cada uma delas; assim com técnicas para sua realização correta. As três mais utilizadas são: Oral, sublingual e parenteral que são todas aquelas que ultrapassam a barreira da pele (endovenosa; intramuscular; subcutânea; intradérmica). Existem outras vias parenterais, porém exigem habilidades específicas para o procedimento. https://telemedicinamorsch.com.br; https://www.ceen.com.br.

   Apresentação, preparo e manuseio de frascos e ampolas de medicamentos, sua reconstituição e diluição, enfatizando cuidados e passos essências que antecedem a administração – regra dos “NOVE CERTOS”: Paciente certo; 2-Dose certa; 3-Medicamento certo; 4-Hora certa; 5 -Via certa; 6-Anotação certa; 7-Orientação ao paciente correta (conhecer o efeito da medicação administrada) ; 8- Forma certa, compatibilidade medicamentosa; 9- Resposta certa. https://portal.coren-sp.gov.br/

Sem esquecer a verificação prévia de alergias e o direito do paciente recusa-se a receber a medicação.

    Indicações, materiais e cuidados e técnicas na passagem de Sonda Nasogástrica e Sonda Nasoenteral.

    Estudo de caso com enfoque no Sistema cardiovascular, sinais de choque; as prioridades no exame físico, diagnóstico de enfermagem e suas intervenções necessárias e específicas, assim como o mecanismo de ação e cuidados de cada medicação prescrita e administrada.

   Após exposto cada tema fomos orientados pela professora Renata a realizar de forma prática as técnicas de cada tópico listado; bem como a separação e preparação prévia dos matérias necessários em cada procedimento realizado.

AULA 1

ROTEIRO 4 –

PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

  Em todos os procedimentos antes e após, realizado higienização das mãos de forma adequada.

 Foi enfatizado a diferença entre a administração de medicações por via oral e via sublingual, na primeira o efeito é mais lento e prolongado, necessário verificar a ingestão total; sendo a segunda de ação mais rápida que a primeira devido a vascularização contida no local, assim como a observação prévia da apresentação da medicação pois apenas algumas substâncias ativas não estão disponíveis para serem administradas via sublingual, pois precisam de ter características específicas, tem um efeito sistêmico rápido porém  curto , é uma opção muito utilizada, em casos de urgência, como num ataque cardíaco, em que é administrada nitroglicerina debaixo da língua, que faz efeito em cerca de 1 a 2 minutos. . https://www.tuasaude.com

    Administração der medicação via parenteral; ou seja, toda aquela que ultrapassa a barreira da pele e entra no organismo e consequentemente na corrente sanguínea. Neste roteiro vimos as vias subcutânea, intradérmica e intramuscular.

   Nas vias subcutânea e intradérmica são utilizadas obrigatoriamente seringas de 1 ml ou 100ui (na sua graduação) sendo imprescindível a observação prévia desta diferença antes do preparo da medicação prescrita, e agulhas de 13x4,5 ou 13x3,8 em seu calibre.

   A via intradérmica (ID) é aquela que é introduzida na Derme camada mais superficial da pele, utilizada para vacina BCG; teste tuberculínico PPD e teste de sensibilidade. Volume máximo a ser administrado é de 0,5ml.                                     Regiões de aplicação: parte superior do tórax; região escapular; face interna do antebraço e região deltóide, que foi preconizada para BCG.  Para administração nesta via, a angulação  agulha deve ser de 15° em relação a pele do paciente e bisel voltado para cima, introduzindo somente a pontinha do bisel, injetando lentamente a medicação, formando uma pequena pápula sob a pele, está é a única via de administração em que não é recomendado fazer a antissepsia do local da injeção com álcool a 70%, pode substituir o álcool, pela higienização da área com água e sabão neutro, pois sua aplicação é muito superficial, sendo assim pode influenciar a absorção da pele, e em casos de teste de sensibilidade, atrapalhar sua interpretação, pela possível irritação da pele, outro fator importante é que não se deve realizar tricotomia antes do procedimento pela mesma razão. https://siteantigo.portaleducacao.com.br

    Via subcutânea (SC) ou Hipoderme é a segunda camada da pele abaixo da Intradérmica, principalmente de tecido adiposo volume máximo a ser injetado 1ml. Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou região abdominal.

    Descrição do Procedimento: 

   Após separação do material (seringa 1ml agulhada ou agulha 13x4,5; algodão, álcool 70%) realizar lavagem das mãos, verificar a dosagem correta da medicação prescrita, escolher local a ser aplicado; realizar antissepsia no local álcool a 70%; - pinçar o tecido do local da administração com os dedos indicador e polegar, mantendo a região firme; introduzir a agulha, e em ângulo de 30º (indivíduos magros), 45º (indivíduos normais) ou 60º (indivíduos obesos);  injetar o líquido lentamente; - retirar a seringa com a agulha com movimento único e firme; desfazer a prega e fazer leve compressão no local com algodão seco;  lavar as mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (259.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com