TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baseado no livro comunicação tem remedio

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 4

Unip Bauru

 Baseado no Livro:

Comunicação tem remédio

Introdução

Sobre relação do ser humano, podemos usar o modelo denominado a “Janela de Johari”, que fala sobre diversos comportamentos de um indivíduo para o outro, em várias situações. Comportamentos como: o “Eu aberto”; o” Eu cego”; o “Eu secreto” e o“Eu desconhecido”.

O “Eu aberto”: diz respeito aquilo que dizemos ou fazemos de nosso conhecimento.

O “Eu cego”: diz respeito aquilo que acontece ao nosso redor e não percebemos.

O “eu secreto”: diz respeito aquilo que temos conhecimento, porém, omitimos o que é pra ser feito ou falado.

O “Eu desconhecido’: diz respeito aquilo que esta oculto sem que percebemos, e também as pessoas que estão em nossa volta.

Existem alguns elementos essenciais que nos ajudam no dia a dia para termos um bom relacionamento em grupo. Como por exemplo, cooperação entre os colegas de trabalho, uma boa comunicação com a liderança, saber lidar com diversos tipos de personalidades, seremos mais proativos e entender que as pessoas são diferentes e nem toda tem a mesma percepção.

Temos dois tipos de comunicação, a formal e a informal; a formal é quando falamos e temos por escrito para consultas futuras, já a informal é aquilo que dizemos no nosso dia a dia, no trabalho, em casa com a família, com os amigos.

A comunicação de forma ascendente é do subordinado- chefe e o descendente são do chefe-subordinado, tendo uma troca de opiniões, correções para que possam ser alcançados seus objetivos, e mostrar a importância de cada um.

Resumo

Entende-se que existem vários tipos de comportamento humano e diversos tipos de personalidade. Com isso foi feita uma tabela com alguns exemplos de comportamento e personalidades, essa tabela tem como objetivo visar alguns dos comportamentos humanos, como deve ser analise contextual, o comportamento é primordial emocional e não racional, entre outros. Essa tabela tem também como finalidade a busca por feedback e a auto- exposição. O feedback consiste em enviar e receber respostas verbais e não verbais. Já o auto- exposição é o processo inverso do feedback onde o comportamento influi nos seus próprios pensamentos.

No processo em si percebemos o que é agradável para si e o que convém que é de seu interesse. Esse tipo de comportamento embora não pode ocorrer através de um profissional na área da saúde pois uma de seus principais deveres com o paciente é tentar entender e ouvir quando tiver algo a dizer, alguma dúvida que esteja tendo ou dificuldade usando assim técnicas de comunicação verbal e não- verbal.

A percepção é um processo de reconhecimento onde é essencial o profissional compreender o paciente e os fatos que está a sua volta.

Objetivos

Este trabalho tem como objetivo mostrar que, a comunicação não é só dizer palavras, mas que essas palavras precisam ser entendidas, de alguma forma, precisam ser elaboradas, tendo em questão que, há um universo de opiniões e de entendimentos.

O modo como nos dirigimos as pessoas, mostra como está o nosso interior, se estamos felizes ou tristes, preocupados ou interessados, enfim, a nossa maneira de agir e de falar modifica toda a comunicação com as outras pessoas.

Para conseguirmos um ambiente mais harmônico, devemos nos preocupar acima de tudo com os sentimentos das pessoas, compreendendo que somos diferentes uns dos outros, por isso devemos levar em consideração alguns requisitos:

Ouvir com atenção o que o colega de trabalho tem a dizer, deixa-lo esclarecer suas opiniões.

Dar reforço positivo, pois precisa disso para usa-los depois.

Precisamos aceitar que as pessoas têm opinião própria, que não somos o dono da verdade.

Devemos aprender a lidar com os problemas alheios, deixando claro quem é o dono dele.

Mostrar o que lhe causa o problema, sem julgar, mas explicar sem ofensas, o que te incomoda.

Falar sobre o que sente, pode ajudar muito na relação com os colegas.

Perceba os sentimentos alheios, compreenda-os, por menor que seja o problema, ajude-o a resolve-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com