TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro comunicação tem remedio

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  6.705 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: DO LIVRO “COMUNICAÇÃO TEM REMÉDIO” DE MARIA JÚLIA PAES DA SILVA

     

O livro retrata os diversos tipos que podemos se comunicar, transmitir nossas ideias, expressar os nossos sentimento, perceber o que a outra pessoa está sentindo, seja de forma verbal ou não verbal. A comunicação é o ponto básico para se entender, relaciona-se, liga-se ao outro ser, podendo ser feita por um simples gesto, que já diz muita coisa, como relata o ditado uma imagem vale mais que mil palavras, assim se tratar em relação de compreender o ser humano.

O método de se comunicar como  forma de instrumento, por diversos setores, sejas hospitalar, escolar, familiar, é meio de fazer com que o individuo interaja na sociedade, para que haja uma interação de todos e entre todos. Inter-relacionar-se significa na área da saúde, usar ferramentas humanizadas que possa nos interliga com o paciente, compreender, ter empatia por ele.

Na comunicação verbal, podemos induzir que a pessoa expresse claramente oque está sentindo, fazendo com que ela se sinta segura de falar, o que deseja, o que está passando, usando frases adequadas, de forma firme, segura e humanizadas. Embora, a maioria das pessoas aos redor do mundo, comunica-se com a sociedade de forma verbal, porém, não usam meios que possa fazer o receptor exponha suas duvidas, seu pensamento, isso é uma forma verbal indireta, que faz o receptor não esclareça a completa resposta.

No ambiente hospitalar, o profissional, deve e tem a necessidade de interagir bem com o paciente, não só com ele, mas com a família, com a equipe multiprofissional, realizar uma anaminese do cliente com seus familiares. Comunica-se bem com a equipe do trabalho, pode ajudar na melhoria do paciente e melhorar seu quadro clinico, e conversar sempre com acompanhante e cliente é essencial para diagnosticar possíveis pistas de melhora ou não.

Então vimos que o livro deixa claro que a comunicação é uma necessidade básica na vida das pessoas, ou seja do mundo todo, os instrumento que usamos para se comunicar, transmitir uma informação, ideia, pensamento são os mais variados possíveis que possa existir. Com a tecnologia que vem a cada dia se desenvolvendo, pode ou não unir as pessoas diretamente ou indiretamente, a comunicação entre as pessoas sempre foi a mesma, o que mudou foi a tecnologia, nos tempos remotos e até nos dias de hoje a comunicação vem sendo através do gestos, olhares, toques e o método tradicional a fala.

Contudo, o livro “Comunicação tem remédio” tem como objetivo as relações interpessoais em saúde, sim porque, quem não se comunica com o outro, está doente, socialmente, pois para que possamos entender e ser entendido devemos nos comunicar e interagir com o meio vivendo em sociedade e ter uma boa saúde. Portanto a transmissão, a comunicação passa por três meios de processamento, pelo emissor, pelo receptor e a mensagem, que pode ou não ser entendida, desde que o modo, instrumento, e forma de comunicar e transmitir a mensagem seja adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com