TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Teóricas do Processo Educativo

Por:   •  6/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 2

São as bases teóricas do processo educativo:

1. Concepções ou abordagens pedagógicas tradicionais:

Transmissão- Consiste no conceito de transmitir o conhecimento entre alguém que suspostamente sabe para alguém que não sabe. E geralmente não é levado em consideração à realidade social nem as crenças e valores daquele que “deve” aprender. E é um risco o profissional se considerar o autoritário e único responsável pela transmissão de conhecimento. É um dos métodos mais utilizados pelos professores. Foi o método tradicional por muitos anos ate chegar as metodologias ativas.

Condicionamento- Uma abordagem, associada ao behaviorismo (Watson e Skinner) e à reflexologia (Pavlov), consiste em usar de um jogo eficiente de estímulos e recompensas capaz de “condicionar” o aprendiz a emitir as respostas desejadas. Onde os aspectos mais importantes são os resultados comportamentais.

2. Concepções ou abordagens pedagógicas que têm o aprendiz como foco:

Humanista- privilegia os aspectos da personalidade do sujeito que vai aprender, é o aprendizado focado no aluno. Onde o aluno constrói seu aprendizado por meio da ressignificações de suas experiências. E o professor é visto como um facilitador do aprendizado.

Cognitivista- é a abordagem que investiga os caminhos percorridos pela inteligência (cognição) no processo de construção do conhecimento. Numa perspectiva construtivista, o indivíduo constrói o conhecimento desde o nascimento até a morte, e a finalidade da intervenção pedagógica é contribuir para que desenvolva a capacidade de realizar aprendizagens significativas por si mesmo.

Sociocultural- diferente dos processos coloca no centro do processo de ensino-aprendizagem os contextos político, econômico, social e cultural nos quais ocorre a ação educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com