TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança e ergonomia

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP ENFERMAGEM    

BIOSSEGURANÇA E ERGONOMIA      

Cesar augusto de Jesus                          RA: B8451I7

Elaine Lourenço Correia Santos              RA: B3652h4

Fernando José Domingues                      RA: B788JJ3

Jaqueline Godinho de oliveira                  RA: B809JG6

Maiara Barbosa Rodrigues                       RA: T144345

Simone  Carvalho Ferreira Silva               RA:B552ED4

Solange Eliane de oliveira Domingues     RA: B789077

Vivian Poletto de oliveira                           RA: B719222

Yasmim Pires dos Santos                         RA: B949AB6    

Santana de Parnaíba

2014  

BIOSSEGURANÇA E ERGONOMIA  

TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL DE HOSPITAL, SEGURANÇA DO TRABALHADOR EM OBRAS E USO DE EPI’S.        

Trabalho de avaliação processual apresentado ao curso de enfermagem da Universidade Paulista Unip orientado pela professora Cláudia Ferreira dos Santos Ruiz Figueiredo como requisito parcial para obtenção do titulo de bacharel em Enfermagem.          

Santana de Parnaíba

2014

     

Sumário 1. Introdução ............................................................................................................... 4 2. Objetivo ................................................................................................................... 5 3. Materiais e Métodos ................................................................................................ 6 4. Pesquisa.................................................................................................................. 7 4.2 O que é um equipamento de proteção individual (EPI)? .................................... 7 4.3 Causas ............................................................................................................... 8 4.4 Principais causas são: ....................................................................................... 8 4.5 Diferentes meios de proteção ............................................................................ 9 4.6 Condições Inseguras ......................................................................................... 9 4.7 Eventos Catastróficos ........................................................................................ 9 5 Normas ................................................................................................................... 10 5.1 NBR 6494 – Norma de Segurança nos Andaimes ........................................... 10 5.2 NR 35 – Trabalho em Altura: ........................................................................... 10 6 Responsabilidades dos empregadores: ................................................................. 11 7 Responsabilidades dos trabalhadores: .................................................................. 11 8 Técnicas de Prevenção de Quedas: ...................................................................... 12 Conclusão ................................................................................................................. 13 Referências Bibliográficas ......................................................................................... 14    

 

   1.  Introdução  

A Indústria da Construção Civil é uma das que apresenta as piores condições de segurança, em nível mundial. A Indústria da Construção Civil apresenta, então, um dos maiores índices de ocorrência de Acidente de Trabalho. A modernização da Indústria da Construção Civil, com ênfase na gestão da produção, levou a exigência de maior produtividade e qualidade do produto, fazendo as empresas passarem a se preocupar com os operários, no sentido de treiná-los, capacitá-los e fazê-los criar vínculos de fidelidade com as mesmas.

Uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis. Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas. A criação de uma Norma Regulamentadora ampla que atenda a todos os ramos de atividade é um importante instrumento de referência para que estes trabalhos sejam realizados de forma segura.

A qualificação e competência somente se complementam quando a qualificação se aproxima dos conhecimentos realizados na prática e quando a competência utiliza os conhecimentos para enfrentar as mais diversas situações rotineiras do trabalho. Portanto, para que a competência exista, é necessário que os profissionais desenvolvam pensamento crítico, favorecendo a ação no trabalho (ZARIFIAN, 2003).          

2. Objetivo  

A pesquisa teve por objetivo identificar quais são os principais motivos que levam os trabalhadores da construção civil a deixarem de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a execução de suas atividades, bem como analisar os equipamentos de segurança em relação ao trabalhador e as medidas que podem ser adotadas para melhor desempenho do equipamento e trabalhador como um todo.                  

   

3. Materiais e Métodos  

O método educativo empregado foi à apresentação realizada em uma feira.  

Seus matérias utilizados foram: Maquete, banner, panfletos e brindes.              

4. Pesquisa  

4.1 Acidente de trabalho nas alturas  

Uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis. Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas. A criação de uma Norma Regulamentadora ampla que atenda a todos os ramos de atividade é um importante instrumento de referência para que estes trabalhos sejam realizados de forma segura. A criação de um instrumento normativo não significa contemplar todas as situações existentes na realidade fática. No mundo do trabalho existem realidades complexas e dinâmicas e uma nova Norma Regulamentadora para trabalhos em altura precisaria contemplar a mais variada gama de atividades. Não poderiam ficar de fora o meio ambiente de trabalho das atividades de telefonia, do transporte de cargas por veículos, da transmissão e distribuição de energia elétrica, da montagem e desmontagem de estruturas, plantas industriais, armazenamento de materiais, dentre outros. Por mais detalhadas que as medidas de proteção estejam estabelecidas na NR, esta não compreenderia as particularidades existentes em cada setor. Por isso a presente Norma Regulamentadora foi elaborada pensando nos aspectos da gestão de segurança e saúde do trabalho para todas as atividades desenvolvidas em altura com risco de queda, e concebidas como norma geral, a ser complementada por anexos que contemplarão as especificidades das mais variadas atividades. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. Esta norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos Órgãos competentes e, na ausência ou omissão dessas, com as normas internacionais aplicáveis.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com