TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAUSA DE ÓBITO EM INDIVÍDUOS COM ICC: UM ESTUDO CLÍNICO PATOLÓGICO

Por:   •  2/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4
[a]

CAUSA DE ÓBITO EM INDIVÍDUOS COM ICC: UM ESTUDO CLÍNICO PATOLÓGICO

RESUMO: A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é um problema de saúde pública, associada a crescente taxa de mortalidade. É essencial identificar qual a principal causa de morte em indivíduos com IC e seu perfil de morbidade para direcionar políticas públicas de prevenção e assistência específicas. OBJETIVO: Verificar quais são as principais causas de óbito em indivíduos com IC e quais são as comorbidades mais frequentes nesses indivíduos no período anterior à morte. MÉTODO: Trata- se de um estudo transversal, realizado no Serviço de Verificação de óbitos da Capital (SVOC) no ano de 2014. A causa de óbito foi extraída dos atestados de óbito após a realização da autópsia. Variáveis demográficas (gênero, idade) e clínicas (antecedente de ICC em vida, classificação funcional, comorbidades e causa de morte) foram coletadas com os familiares de indivíduos recém- falecidos e submetidos à autópsia no SVOC, após consentimento informado, e analisados descritivamente. RESULTADOS: Foram incluídos 167 casos, sendo 30 indivíduos diagnosticados em vida com ICC (18%). Destes, 50% eram do sexo masculino e 50% feminino; foi encontrada igual predominância entre as faixas etárias de 50 a 59 anos e 70 a 79 anos (23,3%) com distribuição do grau III em 33,0%. Referente às comorbidades diagnosticadas em vida, foi constatado que 90% da amostra possuía Hipertensão Arterial Sistêmica, 43,3% Diabetes Melittus, 53,3% Infarto Agudo do Miocárdio prévio e 30% possuía Dislipidemia. As principais causas de óbito foram Edema Pulmonar (30%) e IAM (16,7%). CONCLUSÃO: As principais causas de óbito em indivíduos com ICC são principalmente complicações cardiopulmonares, sendo ICC grau III de maior prevalência. Observou-se grande prevalência de fatores de risco cardiovascular nos indivíduos que morreram por IC. Estudos que analisem associação entre óbitos por IC e risco cardiovascular são necessários, com vistas à maior compreensão do fenômeno para a implementação de medidas de saúde pública que visem menor morbidade e menor mortalidade cardiovascular.

Descritores: Insuficiência cardíaca. Variáveis epidemiológicas.

CAROLINE MOREIRA JORDÃO – Graduanda de Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi, aluna de Iniciação Científica, membro da equipe de entrevista clínica do grupo de estudos e Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da Faculdade de Medicina da USP (BEHGEEC-FMUSP).

MONICA FRANCO COELHO – Enfermeira, Profa. Dra. do Departamento de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro da equipe de entrevista clínica do grupo de estudos e Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da Faculdade de Medicina da USP (BEHGEEC-FMUSP).

SELMA PINHEIRO MACHADO – Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, membro da equipe de entrevista clínica do grupo de estudos e Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da Faculdade de Medicina da USP (BEHGEEC-FMUSP).

RICARDO CAIRES NEVES – Enfermeiro, membro da equipe de entrevista clínica do grupo de estudos e Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da Faculdade de Medicina da USP (BEHGEEC-FMUSP).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com