TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DAS FISSURAS E SUAS CAUSAS NAS ESTRUTURAS RESIDENCIAIS

Por:   •  27/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

CAMPUS SERRA TALHADA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

Fabíola Gomes de Morais

ESTUDO DAS FISSURAS E SUAS CAUSAS NAS ESTRUTURAS RESIDENCIAIS

SERRA TALHADA 2020

Fabíola Gomes de Morais

ESTUDO DAS FISSURAS E SUAS CAUSAS NAS ESTRUTURAS RESIDENCIAIS

Pré-projeto apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como requisito parcial para a elaboração da Monografia de Conclusão do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil.

Orientador: Elivelthon Carlos do Nascimento

SERRA TALHADA 2020

Sumário

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA        4

1.2        JUSTIFICATIVA        4

1.3        OBJETIVOS        4

1.3.1        Objetivo Geral        4

1.3.2        Objetivos Específicos        4

2        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

2.1        Manifestações Patológicas        5

2.2        Fissuras        6

2.2.1        Fissuras geradas por movimentação térmica        6

2.2.2        Fissuras Geradas por movimentações higroscópicas        7

2.2.3        Fissuras Geradas pela Atuação de Sobrecargas        8

2.2.4        Fissuras Causadas por Recalques de Fundação        8

3        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        9

4        CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO
  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA

As fissuras são um problema patológico causado devido á diversos fatores que atingem as edificações. Diante da pesquisa, serão identificados os diferentes mecanismos que geram o surgimento das mesmas, como cada um se comporta. Será possível analisar as diferenças entre trincas, fissuras e rachaduras. As construções são feitas com o intuito de garantir o bem-estar e segurança e seus usuários e quando anomalias assim surgem, é necessário que seja feito um acompanhamento com um especialista a fim de observar a gravidade do problema. Deste modo, esta pesquisa terá como objetivo analisar as causas, as prevenções e as terapias das trincas, sendo esta o principal foco do estudo.

  1. JUSTIFICATIVA

A identificação das causas das fissuras é de extrema importância, pois apenas depois de ter o conhecimento acerca de suas origens pode-se consertar os danos causados e estabelecer a segurança da obra em questão. Ao identificar suas causas é possível tratar de forma corretamente a mesma.

O trabalho vem ratificar a importância da identificação e conhecimento do que fundamentam na origem de patologias do tipo fissuras, trincas e rachaduras provocadas por movimentação térmica, movimentações higroscópicas, pela atuação de sobrecargas  por recalques das fundações.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Analisar as principais causas do surgimento de fissuras nas edificações e achar possíveis soluções que sejam viáveis para evitar seu surgimento na construção civil.

  1. Objetivos Específicos

  • Constatar as principais causas e efeitos do surgimento de fissuras nas edificações por meio de uma revisão bibliográfica;
  • Analisar as características das trincas, fissuras e rachaduras;
  • Identificar quais ações podem consertar ou impedir o surgimento destas anomalias;
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. Manifestações Patológicas

Segundo Coelho, patologia é o nome dado a área da engenharia que estuda as deficiências presentes nas construções, ocasionadas por diversos fatores onde os mesmos são analisados neste ramo constituindo  seu  diagnóstico  e  correção.Pode ser comparada à medicina por diversas formas, que vão desde a precaução, reconhecimento, intervenção e manutenção da construção, contendo similares técnicas de investigação, conservação e restauração das edificações comprometidas(ROCHA ELOY, SÁVIO PENNA ALEIXO e ANTONIO SILVA JUNIOR, 2019). A Patologia tem o importante papel de analisar as causas, conseqüências e origem destas anomalias. Basicamente, quando não há a execução esperada em uma edificação, temos então a patologia. (Coelho, 2008).

Os processos de deterioração das estruturas ocorrem por diversos fatores, podendo advir de maneira separada ou combinada. Consta-se que os Problemas Patológicos (PP’s) podem ter procedência em qualquer uma das fases da construção, mesmo que esse processo aconteça de maneira lenta (Carmona, 2009; Andrade, 2017).

Segundo o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE/RS, 2013), pesquisas realizadas na Europa na década de 70 chegaram à conclusão de que dentre as origens das anomalias nas construções, 11% surgem devido a má utilização da residência pelos usuários, 15% pela má qualidade dos materiais, 22% por falha na execução e 7% devido a outras causas. Estas origens podem levar ao comprometimento da obra trazendo riscos às pessoas que ali residem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com