TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENDIVIDAMENTO DAS FAMILIAS: ESTUDO DO PROBLEMA E CAUSAS

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.210 Palavras (25 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 25

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS MBA em Finanças

O ENDIVIDAMENTO DAS FAMILIAS: ESTUDO DO PROBLEMA E CAUSAS

São Caetano do Sul 2019

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS MBA em Finanças

O ENDIVIDAMENTO DAS FAMILIAS: ESTUDO DO PROBLEMA E CAUSAS

Trabalho de Conclusão apresentado ao curso MBA em Finanças, oferecido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, como requisito parcial para obtenção do grau de especialista, sob orientação da

São Caetano do Sul 2019

Folha de Aprovação

São Caetano do Sul,                 de         de 2019.

Parecer da Comissão de Pós-graduação - CPG:

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Avaliação: (        ) Aprovado        (   ) Requer correções        (        ) Reprovado

[pic 6]

Professor responsável – CPG

O ENDIVIDAMENTO DAS FAMILIAS: ESTUDO DO PROBLEMA E CAUSAS

RESUMO

O endividamento, causador de tantos males e que acarreta a inadimplência são assuntos recorrentes no cotidiano de todos. Os fatores que levam a pessoa ao endividamento variam de econômicos, demográfico e de certos traços de personalidade de cada um. Diante do exposto, o objetivo principal deste trabalho foi identificar quais são os motivos que veem a contribuir com o endividamento das famílias, quais as ações que essas famílias tomam que estão gerando esse problema e os principais fatores do endividamento e da inadimplência além de, observar quais recursos estão à disposição do consumidor que contraiu dívidas até o ponto de perder o controle sobre suas finanças. Trata-se de uma análise do comportamento das famílias enquanto consumidores. O aumento do poder de compra que as classes de menor poder aquisitivo obtiveram nos últimos anos através da abertura de crédito foi o principal motivo para a grande maioria de endividados, assim como a falta de conhecimento em gestão financeira para o consumidor comum e também a falta de uma educação financeira básica.

. Palavras-chave: Endividamento. Educação Financeira. Comportamento. Consumidores.

ABSTRACT

Debt, which causes so many ills and causes default, are recurring issues in everyone's daily life. The factors that drive a person into debt range from economic, demographic, and certain personality traits. Given the above, the main objective of this paper was to identify what are the reasons that contribute to the indebtedness of families, what actions these families take that are generating this problem and the main factors of debt and delinquency, besides observing what resources are available to the consumer who has gone into debt to the point of losing control over his finances. It is an analysis of the behavior of families as consumers. The increased purchasing power that lower-income classes have gained in recent years through credit opening has been the main reason for the vast majority of indebtedness, as well as the lack of financial management knowledge for the average consumer and the lack of of a basic financial education.

Keywords: Debt. Financial education. Behavior. Consumers

[pic 7]

1 Dados para contato: e-mail: helenicemadeira@hotmail.com

  1. INTRODUÇÃO

Na última década o aumento do consumo é uma realidade. O apelo do marketing estimula o consumidor a obter bens, criando desejos com as novas tendências e necessidades. Os produtos oferecidos por instituições financeiras, cartão de crédito, cheque especial, empréstimos pessoais e consignados, são os grandes responsáveis pelo endividamento das pessoas hoje em dia.

Marques e Frade (2003) afirmam que, o endividamento é o saldo devedor de um aglomerado, significando dizer que é a utilização de recursos de terceiros para fins de consumo, ao ter posse desse saldo se estabelece um compromisso em devolver, com a data estabelecida, tal montante, normalmente acrescido de juros e correção monetária.

Cada dia mais e mais pessoas encontram-se endividadas, em um momento que a economia do país passa por uma situação difícil e o mercado de trabalho se fechou, podemos notar que os bancos e o mercado em geral ainda oferecem formas de compra incrementando esse endividamento. Existem vários tipos de situações que levam a esse problema, seja a relação do consumidor com seus gastos, seja o tipo específico de cada um lidar com dinheiro.

Com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comercio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de endividamento das famílias brasileiras no mês de abril de 2019 chegava a 62,7%.

O endividamento pessoal não está diretamente ligado a renda do indivíduo, e sim a forma como ele administra (CERBASI, 2003).

Antes de assumir um compromisso de compra, as pessoas devem analisar se a aquisição do bem realmente faz parte de sua necessidade. Mas, diante da facilidade de crédito, promovido por investimentos bancários, os consumidores optam por financiar suas compras do que as comprar à vista (RASSIER, 2010)

O consumidor vem dia a dia perdendo a mão com relação aos seus ganhos e gastos, tornando-se vítima de seus próprios atos. As notícias veiculadas diariamente

com referência aos grandes devedores do país e as consequências a que são expostos, às vezes, faz com que se crie uma visão deturpada do fato de ficar endividado.

Esta pesquisa se justifica pela necessidade de se explanar e entender quais os motivos que estão levando as famílias a se endividarem cada dia mais, utilizando- se de todos os recursos de compras existentes, não levando em conta a desestabilização de sua vida financeira.

O objetivo deste trabalho foi identificar quais são os motivos que veem a contribuir com o endividamento das famílias, quais as ações que essas famílias tomam que estão gerando esse problema e os principais fatores do endividamento e da inadimplência além de, observar quais recursos estão à disposição do consumidor que contraiu dívidas até o ponto de perder o controle sobre suas finanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (381.3 Kb)   docx (146.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com