TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO GERAL DAS CAUSAS DE ROTATIVIDADE E ABSENTEÍSMO

Por:   •  19/6/2022  •  Artigo  •  6.103 Palavras (25 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 25

GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO GERAL DAS CAUSAS DE ROTATIVIDADE E ABSENTEÍSMO

Suyanne Bárbara Oliveira Pereira[1]

Vanessa Ramos Custódio[2]

Gisely Xavier da Silva[3]

RESUMO

O presente artigo foi realizado visando conhecer a percepção das causas do absenteísmo e da rotatividade. O estudo mostra-se oportuno devido ao contexto atual, onde pequenas e grandes empresas e principalmente as microempresas (ME) passam por um elevado índice de rotatividade e absenteísmo devido à pandemia. O estudo caracteriza-se como quantitativo, qualitativo e bibliográfico analítico. Nota-se que o absenteísmo e a rotatividade geram uma instabilidade no número de colaboradores, com isso os gestores precisem remanejar os trabalhadores colocando-os em distintas funções que não estão habituados a desempenhar diariamente, acarretando lentidão ao executar determinadas tarefas e consequente à não execução das metas. Tendo como objetivo específico analisar os índices da rotatividade e absenteísmo, verificando os principais motivos e áreas que levam a rotatividade e absenteísmo dentro das organizações.

Palavras-chave: Gestão de pessoas. Rotatividade. Absenteísmo Empresarial.

ABSTRACT

This article was carried out in order to understand the causes of absenteeism and turnover. The study proves to be opportune due to the current context, where small and large companies and mainly micro-enterprises (MPE) undergo a high rate of turnover and absenteeism due to the pandemic. The study is characterized as quantitative, qualitative and analytical bibliographic. It is noted that absenteeism and turnover generate instability in the number of employees, so managers need to reallocate workers, placing them in different functions that they are not used to performing on a daily basis, causing slowness when performing certain tasks and consequent non-execution. goals. With the specific objective of analyzing turnover and absenteeism rates, verifying the main reasons and areas that lead to turnover and absenteeism within organizations.

Keywords: People management. Turnover. Business Absenteeism.

1. Introdução

O maior desafio para os Administradores é liderar pessoas. A gestão de pessoas tem como finalidade auxiliar, motivar, desenvolver, capacitar o colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho e o da empresa, trazendo assim, um retorno positivo e métodos para alcançar resultados significativos. Sabe-se, que a gestão de pessoas para a empresa tem um papel fundamental, e é uma das principais que irá alavancar o ambiente tanto para o crescimento da empresa quanto para seus colaboradores, observando assim, uma área cautelosa que é a sua rotatividade e o absenteísmo[4] que surge dentro das organizações.

A Rotatividade e o Absenteísmo podem levar problemas mais sérios para a cultura organizacional, tendo em vista que, a rotatividade é a movimentação abundante de funcionários dentro da empresa, seja por decisão do empregado ou do empregador. O Absenteísmo está ligado aos índices de faltas, atrasos e saída dentro do horário de expediente estipulado no ato da contratação.

Nesse sentido, toma-se como problema de pesquisa: como sistematizar indicadores que permitam avaliar a qualidade dos processos de admissão para que haja redução da rotatividade e do absenteísmo? Com isso tem-se como objetivo geral sistematizar indicadores que permitam avaliar a qualidade dos processos de admissão para que haja redução da rotatividade e do absenteísmo e como objetivos específicos: Analisar os índices de absenteísmo e de rotatividade de pessoal; verificar os principais motivos da rotatividade e absenteísmo; Identificar as áreas de maior rotatividade nas empresas.

Nesse contexto, entra a análise da importância e do cuidado que se deve ter com a Rotatividade e o Absenteísmo no ambiente empresarial, cabendo ao gestor analisar todas as mudanças comportamentais e essa movimentação dentro do ambiente, pois estar interligado no ato da contratação, um bom gestor na hora do recrutamento deve-se ter uma análise crítica ao selecionar seus candidatos se realmente cabe a ele exercer a função delegada e não só para novos candidatos, sobretudo, para os colaboradores que já estão dentro da organização, pois o capital humano é o ativo mais importante de uma empresa.

        Em um país como o Brasil, que possui mais de 200 milhões de habitantes, oferecer um estudo que permita a melhor gestão de pessoas no ambiente empresarial é de grande interesse.

Diante disso, pode-se dizer que este estudo irá trazer um ganho pessoal que poderá ajudar os colaboradores para que seja possível adequar a um ambiente mais saudável, onde os mesmos possam criar perspectivas de crescimento, tornando-se mais motivados e produtivos, pois, rotatividade e o absenteísmo são fatores imprevisíveis negativos tanto para a organização quanto para o empregado.

Neste aspecto, pode-se dizer que uma empresa que tenha alto índice de rotatividade cria uma negatividade para a sociedade, visto que a fidelização do cliente está ligada ao contato duradouro entre o colaborador motivado no ambiente empregado, o que trará um importante ganho social.

Neste contexto, o ganho para a ciência da administração será a identificação dos fatores que impactam e geram alto índice de absenteísmo e rotatividade nas empresas, na busca de se eliminar o problema que poderá atrasar o crescimento e desenvolvimento das organizações e de todos os seus colaboradores que acabam também sendo afetados de forma direta no desempenho de suas funções.

A representação de maximização das técnicas de recrutamento e seleção para melhor competitividade das organizações é criar indicadores de desempenho, como forma de mensurar os resultados de um negócio. Esses indicadores são usados, basicamente, para evidenciar a situação atual, para definir objetivos futuros, para avaliar a efetividade de ações e projetos e, ainda, para identificar gargalos, tendências e ameaças. Tal afirmativa se torna viável por se sustentar nos dizeres de Chiavenato (2010), cuja citação abaixo se torna marco teórico dessa pesquisa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (274.7 Kb)   docx (824.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com