TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.281 Palavras (18 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO

        

ALUNO(A):     

Hérika da Costa Fernandes Sousa – 35639

PRÁTICAS INTEGRATIVAS I

ENFERMAGEM

Atividades Propostas em Sala de Aula para Execução Extraclasse

Brasília - DF

2019.1

INSTITUIÇÃO DE ENSINO: CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO

TURMA: ENFERMAGEM 7º/8º PERÍODO

CAMPUS: ASA SUL

DISCIPLINA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS I / ENFERMAGEM

DOCENTE: PROF.ª TALITA DE CÁSSIA RAMINELLI DA SILVA

DISCENTE:  HÉRIKA DA COSTA FERNANDES SOUSA – 35639

EXERCÍCIO 1

(PESQUISA COM CITAÇÃO E REFERÊNCIA)

- Pesquisar sobre exame físico completo: o que é, o que significa, como fazer, o que faz parte, nomes que existem (ex: sons...), estrutura.

- Pesquisar sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE.

- Não apresentação do caso = - 0.25 (por encontro)

- Não apresentação do portfólio = - 0.25 (por encontro)).

1. INTRODUÇÃO

Compreende o exame dos diferentes sistemas e aparelhos: cabeça e couro cabeludo, face, pescoço, tórax, mamas, sistemas respiratório, cardiovascular, gastrintestinal, geniturinário, neuromuscular, além de dados de interesse para a enfermagem.

Os passos propedêuticos fundamentais a serem empregados no exame físico são inspeção, palpação, percussão e ausculta, os quais devem ser realizados a partir da utilização dos sentidos de visão, audição, tato e olfato. Esses sentidos podem ser ampliados ao se utilizar instrumentos específicos, como o estetoscópio, o oftalmoscópio, a fita métrica, o termômetro, as espátulas, etc.

O profissional/estudante de enfermagem deve demonstrar autoconfiança, paciência, consideração e delicadeza, explicando todos os procedimentos para minimizar a tensão ou mesmo a inibição do paciente.

Outra recomendação a ser observada é a de procurar executar o exame físico de modo objetivo, rápido e exato, a fim de evitar o cansaço, o desinteresse e a falta de cooperação por parte do paciente. O examinador também deverá sentir-se confortável para que possa utilizar suas habilidades de forma integral, pois posicionamentos inadequados poderão afetar seu desempenho quanto à percepção. Dessa forma, o leito deverá estar ajustado a uma altura conveniente, e o paciente deverá ser posicionado de acordo com suas necessidades ou possibilidades. É importante, também, que haja uma boa iluminação e um ambiente tranquilo. A privacidade deve ser respeitada o máximo possível, utilizando-se, para tanto, biombos ao redor do leito e mantendo-se a porta fechada.

A execução do exame físico geralmente obedece um sentido cefálo-caudal, considerando, em todo o seu desenvolvimento, a impressão geral que o examinado transmite ao examinador, a simetria, a integridade e a funcionalidade dos segmentos examinados. Deve-se empregar a terminologia da técnica específica na descrição dos dados encontrados no exame físico, registrando-os de forma objetiva, clara e completa, pois são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma correta comunicação entre os diversos membros da equipe.

Para que seja feito de maneira sistemática, o exame físico é desenvolvido em dois momentos: EXAME FÍSICO GERAL E EXAME ESPECÍFICO DOS SISTEMAS.

2. OBJETIVO

2.1 - GERAL

  • Descrever o processo de exame físico realizado pelo(a) enfermeiro(a) na assistência ao paciente.

2.2 - ESPECÍFICO

  • Exame físico geral;
  • Exame físico dos sistemas.

3. METODOLOGIA

O estudo foi realizado com base em livros, livreto e artigos que serão referenciados ao final deste documento.

Este trabalho se trata de um estudo de caso que consiste em uma possibilidade para relacionar o conhecimento entre as diversas disciplinas do curso de graduação em Enfermagem.

O uso desta metodologia tem sido uma estratégia de ensino, por viabilizar momentos de discussões acerca do conhecimento teórico-prático, o uso correto dos dados obtidos, estimulando a autonomia do aluno na tomada de decisões em função da possibilidade do desenvolvimento de um plano assistencial individualizado com metas a serem alcançadas tendo por base o Processo de Enfermagem.

4. EXAME FÍSICO GERAL

4.1 – REGULAÇÃO NEUROLÓGICA

Categorias principais de avaliação:

  • Aparência (postura e posição; movimentos corporais; vestuário; asseio e higiene).
  • Comportamento (nível de consciência; expressão facial; fala; humor/afeto).
  • Cognição (orientação – tempo, lugar, espaço; atenção; memória remota; julgamento).
  • Processos de pensamento (conteúdo do pensamento; percepções).

 4.2 –  NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA:

  • Alerta: acordado ou facilmente despertado, orientado, completamente consciente de estímulos externos e internos e responde de forma adequada, conduz interações interpessoais significativas.
  • Letárgico/sonolento: não totalmente alerta, dorme se não estimulado, pode ser despertada pelo nome quando pronunciado em voz normal, mas parece sonolento, responde adequadamente às perguntas ou comandos, mas o pensa- mento parece lento e confuso, desatento, perde a linha de pensamento, os movimentos espontâneos são reduzidos.
  • Estupor ou Semicoma: inconsciente, responde apenas à agitação vigorosa ou à dor, tem resposta motora adequada (retira o membro para evitar a dor), caso contrário pode somente gemer murmurar ou mover sem descanso, mas mantém atividade reflexa.
  • Coma: completamente inconsciente, não responde à dor ou a qualquer estímulo interno ou externo.

ESCALA DE COMA DE GLASGOW

[pic 1]

A monitorização do nível de sedação é necessária para permitir o melhor ajuste de doses. Por isso, a escala de Ramsay deve ser anotada pela enfermagem junto aos dados vitais do paciente.

ESCALA DE RAMSAY

Escore

Descrição

1

Paciente ansioso, agitado, impaciente ou ambos.

2

Paciente cooperativo, orientado e tranquilo

3

Paciente que responde somente ao comando verbal

4

Paciente que demonstra resposta ativa a um toque leve na glabela ou a um estímulo sonoro auditivo.

5

Paciente que demonstra resposta débil a um toque leve na glabela ou a um estimulo sonoro auditivo

6

Paciente que não responde aos mesmos estímulos dos itens 4 ou 5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (452.7 Kb)   docx (612.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com