TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Euro Americano Curso de graduação em Fisioterapia

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Centro Universitário Euro Americano

Curso de graduação em Fisioterapia

Lara Campos

Kézia Aires

Bruna Ribeiro

Jéssica Andressa

Josilene Gualberto

Estudo Dirigido de Histologia

                                Brasília-DF

2016

Tecido Adiposo

Quais são os tipos de tecido adiposo? Diferencie um do outro.

Tecido adiposo unilocular: contém apenas uma gotícula de gordura que ocupam quase todo o citoplasma, apresentam septos conjuntivo que contém vasos e nervos, contém células maiores, sua estimulação nervosa se encontra na parede dos vasos sanguíneos e seu acumulo de gordura e influenciado pelo sexo e idade e tem função de reserva energética, isolante térmico e amortecedor de choques mecânicos.

Tecido adiposo multilocular: formado por células menores que apresentam numerosas gotículas lipídicas e muitas mitocôndrias, ocorre no feto e recém-nascido, organização lobular e distribuição limitada, tem função de produção de calor e as terminações nervosas simpáticas atingem diretamente os vasos sanguíneos como as células adiposas.

Quais são os componentes celulares deste tecido? Qual é a função de cada um deles?

É formado predominantemente por células adiposas, chamadas adipócitos. Elas sintetizam e armazenam lipídeos em seus vacúolos centrais, afastando seu núcleo para a periferia.

Os adipócitos podem produzir novas células em resposta às necessidades de armazenamento de gordura. E classificado em unilocular- de cor amarela, comum e multilocular - cor parda.

Célula altamente vascularizada. Cada célula e envolvida por uma lamina basal.

Tecido Ósseo

Sobre o tecido ósseo responda os itens abaixo:

Quais os constituintes/componentes?                                                                                                    

MEC: matriz óssea (fibras colágeno tipo I calcificada) e SFA, matriz orgânica (proteica) e matriz inorgânica (minerais).  

Células: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.

Todos os osso são revestidos em suas superfícies externas e internas por membranas conjuntivas que contém células osteogênica periósteo e endósteo.

Explique as funções das células?                                                                                         

 Osteócitos: tem a função de nutrição, são essenciais para a manutenção da matriz óssea; Osteoblastos: tem a função de formar o osso;                                                                    

osteoclastos: tem a função de reabsorção do tecido e remodelação;

Quais as funções do tecido?

Serve de suporte para os tecidos moles, protege órgãos vitais, aloja e protege a medula óssea, proporciona apoio aos músculos esqueléticos, deposito de cálcio, fosfato e outros íons, capaz de absorver toxinas e metais pesados.

Qual a relação osteoporose com as células do tecido?

A osteoporose é caracterizada pela quebro do equilíbrio entre osteoblato e osteoclasto, com redução na formação de osso novo ou aumento na reabsorção óssea.

Tecido Muscular

A respeito do tecido muscular responda os itens abaixo:

Definição.

Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias.

As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou micóticos. Em seu citoplasma, são ricas em dois tipos de filamento proteico: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração.

Funções do tecido.

Principais funções: participa na realização de movimentos pelo corpo, utilizando energia contida nas moléculas de ATP, manutenção da postura corporal, produção de calor e participação nos movimentos peristálticos (caso dos músculos lisos).

Classificação (diferenças entre os músculos).

O tecido muscular pode ser diferenciado em três tipo:

Liso: Aglomerado de células fusiforme sem estrias. Contração lenta e involuntária.

Estriado esquelético: feixes de células cilíndricas longas e multinucleadas com estrias transversais. Células ou fibras com contração rápida e vigorosa sujeitas ao controle voluntário.

Estriado cardíaco: Células alongadas, com estrias transversais e ramificadas que se unem através dos discos intercalados. Contração involuntária, vigorosa e rítmica.

O que são discos intercalares?

São estruturas encontradas apenas no músculo cardíaco, sendo complexos juncionais e essas junções aparecem como linhas retas ou exibem aspectos em escada, promove adesão entre as fibras e permitem comunicação intercelular através da passagem de íons ou pequenas moléculas de uma célula a outra.

Tecido Nervoso

Qual é a definição do tecido?

O tecido nervoso trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal e é o principal tecido responsável pela troca rápida de informações dentro do corpo. Esse tecido é sensível aos vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Aos estímulos externos o tecido nervoso permite que animais percebam em seu organismo mudanças ambientais como calor, frio e choque. O tecido nervoso tem origem na ectoderma e é composto principalmente por neurônio e neuroglia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com