TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO ASSISTIR A SAÚDE DA FAIXA ETÁRIA QUE SERÁ A MAIORIA EM POUCOS ANOS NO BRASIL?

Por:   •  5/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE AVALIATIVA 1: Plataforma Teams

ARTIGO DA REVISTA DO COREN: TERCEIRA IDADE- COMO ASSISTIR A SAÚDE DA FAIXA ETÁRIA QUE SERÁ A MAIORIA EM POUCOS ANOS NO BRASIL?

Professora Adelaide – Gerontologia/Geriatria

NOMES:        Audrey Ayusso / Bruna Aparecida da Costa Silva/ Edgard Demiti Júnior/ Patrícia Carmona.                                           

                         

Ao ler o Artigo da revista (pág: 34 a 39) dê o seu parecer juntamente com a opinião do grupo sobre os seguintes aspectos:

  1. Como dar uma boa assistência de enfermagem aos idosos nas Instituições de Longa Permanência (ILPI), tendo em vista que pouquíssimos profissionais são especialistas nessa área?

Primeiramente a educação constante deve ser um foco a ser buscado, pela especialização na área, com cursos de extensão (pós-graduação) e ainda cursos livres (aprimoramento), que proporcionará conhecimentos para o atendimento especializado, necessidade premente da assistência ao idoso.

Pela falta de diretrizes oficiais da assistência ao idoso, a gerência em conjunto com toda a equipe interdisciplinar deverá elaborar diversos POPs (procedimento operacional padrão) que garantirão o atendimento com método, padronização dos serviços, organização e direção.

A prioridade na Assistência Integral ao idoso, que deverá ser visto como um ser total, que tem necessidades, demandas e questões específicas (multifatoriais), com diversas atividades de lazer, culturais (poesia, música, teatro, filmes, séries), com respeito a sua dignidade humana (vida sexual, preferências pessoais), convivência com os outros idosos (sem dependência, média dependência e alta dependência).  

O profissional da saúde deve ter paciência, manter diálogo constante, incentivar a independência, cuidados com a medicação, banhos e resguardar a intimidade. Não se deve retirar a individualidade do cliente, é necessária a padronização do serviço de saúde, mas não do ser humano assistido (atenção quanto a não aplicação de sermões, aspectos religiosos devem ser respeitados).

A pessoa institucionalizada, continua sendo um ser humano diverso, as diferenças precisam ser respeitadas e acolhidas pelos profissionais de saúde.

  1. Com o avanço da medicina e dos recursos, a melhora da qualidade de vida e consequentemente  a longevidade, como   vimos e lido à respeito. Dê sua opinião sobre o profissional de enfermagem. Você acha que esse profissional está preparado para dar a assistência necessária ao idoso, devido ao seu alto grau de complexidade?

Acredito que há a preocupação das Instituições de Saúde e dos profissionais de saúde quanto a complexidade do grau da assistência necessária ao idoso e assim, consequentemente, a busca pelo aperfeiçoamento e aprofundamento nessa área do conhecimento.

A partir desse ponto, há necessidade de disponibilizar recursos educacionais para que o profissional de saúde possa se especializar, garantindo uma melhor prestação de serviços ao idoso. Os empregadores desses profissionais devem inserir em suas diretrizes facilitar e proporcionar a oferta de cursos de especialização nessa área, pois tem responsabilidade na prestação de um serviço de qualidade. E o profissional por conseguinte, deve compreender que só a partir da educação de qualidade ele pode ofertar uma prestação de serviço de alta qualidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com