TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO DE ESTUDO TECNOLÓGICO DO AMAZONAS[pic 1][pic 2]

CURSO TECNICO EM ENFERMAGEM

        

CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES

APUÍ-AM

2017


ANA KALITA DA SILVA

ANDRESSA ANGELICO DA SILVA

CRIS LOHANA THEOBALD DA SILVA

ELIZARDA CORREIA

JOCELI DA CONCEIÇÃO DA SILVA MENDES

MARIA APOLIANA BRAGA GOMES

PRISCILA TEIXEIRA SCHMIDTK

CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES

Trabalho realizado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Educação para Saúde, solicitado pela Prof. Valéria de Oliveira Parron.

APUÍ-AM

2017

Sumário

INTRODUÇÃO4

INCIDÊNCIA DE INFECÇÕES- ÍNDICE 5

CAUSAS DE INFECÇÕES HOSPITALARES - USO INADEQUADO DE ANTIBIÓTICOS 6

PESSOAL 7

PACIENTES, FAMILIARES E VISITANTES 8

ATOS CIRÚRGICOS 9

TRATAMENTO..............................................................................................................10

COMISSÃO DE INFECÇÃO.........................................................................................11

CONCLUSÃO.................................................................................................................12

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................................13


INTRODUÇÃO

        Infecção Hospitalar é a infecção adquirida no âmbito hospitalar, mesmo quando a infecção venha se manifestar no paciente após a sua alta.

        O Técnico de Enfermagem tem um papel relevante no controle de infecções. Por ser o profissional que mais tem contato com os pacientes e por representar mais de 50% dos profissionais no ambiente hospitalar. Os serviços, Médicos, os servidores, da limpeza, da nutrição, lavanderia, serventes e o apoio da Administração é indispensáveis no controle e redução de infecções hospitalares.

        Além do esforço de todos esses profissionais citados, o bom excito na execução das medidas de prevenção e controle de infecções irá depender da planta física, equipamentos, instalações e da capacidade dos profissionais.

Incidência De Infecções- Índice

        Independentemente do bom atendimento dos pacientes, a adoção de medidas preventivas contra as infecções é dificultada pelas deficiências encontradas nas plantas físicas de nossos hospitais, tais como: a localização dos ambulatórios, o controle de acesso dos pacientes externos ao Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico, Berçário, Lactário, Unidade de queimados e etc.

        Fatores que contribuem para um maior índice de infecção seja pela exposição dos pacientes aos germes, seja pela alteração de suas resistências naturais, longa permanência no hospital, grandes cirurgias, anestesia prolongada, deambulação precoce, o emprego mais frequente de transfusões de sangue, o emprego de medicamentos que afetam a resposta imunológica, tratamentos relaxantes musculares e hospitalares.

Qual o Índice de infecções de nossos Hospitais?

        Para que se tenha um índice preciso da infecções hospitalares é necessário que mais hospitais façam sua parte no que diz respeito a relatar os casos de infecções ali ocorridos. Necessidade que esbarra no pensamento de que tais relatos venham desqualificar a unidade hospitalar.

        Uma quantidade esmagadora de hospitais não relatam suas infecções, o que torna o índice atual defasado e incompleto.

        A responsabilidade pelos controles deve ficar com o médico ou o enfermeiro do paciente, que deve criar os critérios determinantes da necessidade do isolamento do paciente.

O não relato das infecções é uma barreira no que diz respeito as medidas de isolamento, de limpeza e desinfecção terminal, medidas estas que são importantes para que se evite a propagação da infecção, pois mesmo que a unidade disponha de instalações materiais e pessoal não será possível realizar o controle da infecção.  

Causas De Infecções Hospitalares

Uso Inadequado De Antibióticos

O aumento das infecções também dá-se pelo uso indiscriminado de antibióticos que causa a resistência de alguns agentes microbianos.

Hoje, a resistência bacteriana adquirida pelos antibióticos é uma grave problema nos hospitais, pois isso tem aumentado consideravelmente o número de diferentes espécies bacterianas, resistentes aos antimicrobianos usados normalmente no comércio. Algumas infecções, estão se tornando praticamente incuráveis devido a resistência aos antimicrobianos.

O âmbito hospitalar constitui um vasto habitat para as bactérias adquirirem resistência aos antibióticos. O paciente internado está imunodeprimido e sujeito a diversas terapias medicamentosas que o torna suscetível a adquirir infecção hospitalar.

Qualquer falha ou negligência, dos profissionais de saúde, em relação as medidas de controle de infecções hospitalar, aumenta a chance de uma infecção hospitalar.

Resistência bacteriana não é um problema individual, mas coletivo e mundial.  

Pessoal

        A principal fonte de infecção hospitalar é o ser humano. Por essa razão os profissionais da saúde são submetidos a uma bateria de exames, embora não seja frequente essa ação. Os tipos de exames vão mudar de acordo com a função do profissional.

Os profissionais que trabalham em setores críticos como Centro Cirúrgico, Pediatria, Lavanderia, Unidade de Tratamento Intensivo, Centro Obstétrico, Radiologia, Serviço de Nutrição e Dietética, Berçário Lactário, necessitam de exames mais cautelosos e mais frequentes. Também são disponibilizadas aos profissionais imunizações.

Vai variar de cada hospital a frequência e prioridade dos exames, sem esquecer que depende da disponibilidade dos recursos e materiais.

Lamentavelmente só 18,75% dos hospitais estão preocupados com a vigilância epidemiológica dos profissionais admitidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com