TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIAÇÃO DE UM WEBSITE SOBRE AS PRINCIPAIS VULVOVAGINITES PARA ACADÊMICOS EM ENFERMAGEM

Por:   •  20/1/2019  •  Monografia  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 11

CRIAÇÃO DE UM WEBSITE SOBRE AS PRINCIPAIS VULVOVAGINITES PARA ACADÊMICOS EM ENFERMAGEM

Ana Karolina Santos Gomes¹, Natália Rebeca Veras Santos¹, Renata de Miranda Correia², Edvaldo Valentim Ferraz dos Santos³

¹Acadêmicas em Enfermagem, 8º período, Faculdade São Miguel, PE, Brasil.                                                                            

²Enfermeira, Faculdade São Miguel, PE, Brasil.

³Programador

Resumo

Objetivo: Construir um site sobre as principais vulvovaginites, tendo como finalidade a sua utilização por acadêmicos de Enfermagem. Método: O Sistema de Estudo foi desenvolvido baseado nas seguintes atividades: Análise das tecnologias WEB existentes, relacionamento das vulvovaginites, construção de tabela guia tendo como referencial teórico o Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) do Ministério da Saúde (2006), e desenvolvimento da interface gráfica que suportasse as doenças e relacionando as informações de acordo com a arquitetura da informação. Resultados: O resultado do presente estudo é o desenvolvimento de um sistema on-line que possibilita ao acadêmico de Enfermagem acesso rápido às informações sobre as vulvovaginites. Conclusão: Este estudo teve como foco principal a criação de um sistema on-line para acadêmicos em Enfermagem, acessado no endereço eletrônico http://www.vulvovaginites.com.br. Descritores: Doenças Sexualmente Transmissíveis, vulvovaginites, sistema.

Abstract

Objective: Build a site with the main vulvovaginitis, intended for the use by nursing students. Method: The study system was developed based on the following activities: Analysis of web technologies existing, relationship of vulvovaginitis, building a table as a theoretical guide with the Manual Control of Sexually Transmitted Diseases (STD) of the Ministry of Health (2006), and development of graphical user interface that supports disease and related information according to the information architecture. Results: The result of this study is the development of an online system that enables the academic Nursing quick access to information on the vulvovaginitis. Conclusion: This study was mainly focused on creating an online system for students in Nursing, http://www.vulvovaginites.com.br accessed at the website. Descriptors: Sexually Transmitted Diseases, vulvovaginitis, system.

Introdução

Denomina-se vulvovaginite a inflamação do trato genital inferior feminino, que compreende vagina, vulva e a ectocérvice do colo uterino. Pode acometer mulheres em todas as idades, em 70% das consultas ginecológicas as queixas são por conta das vulvovaginites (MARQUES, 2011), além de facilitarem a infecção pelo vírus da AIDS (VERONESE, 2005). Dentre elas as principais são: a candidíase, causada por fungos Candida albicans e Candida glabrata; a Vaginose bacteriana, causada principalmente pela bactéria Gardnerella vaginalis. Também pode ocorrer Tricomoníase vulvovaginal, causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis (BRASIL, 2006).

A Enfermagem tem em mãos, no ato da realização do exame especular, que é feito em prevenção ao câncer de colo uterino, a chance de diagnosticar e tratar essas patologias, levando em consideração os sintomas (corrimento vaginal, prurido vulvar, dispaurenia, ardor vulvar, hiperemia e edema), e principalmente a anamnese da paciente, diante da união do que foi visualizado com o histórico relatado pela mulher, chega-se a conclusão do agente etiológico. O enfermeiro diferencia a secreção vaginal fisiológica da patológica, lembrando que o conteúdo fisiológico normal na vagina da mulher é resultado do muco cervical, descamação do epitélio vaginal, transudação vaginal e secreção das glândulas de Bartholin e Skene, no entanto, para alcançar esse diagnóstico, é necessário ter conhecimento específico sobre cada tipo de vulvovaginite. O Ministério da Saúde disponibiliza fluxogramas para realização da abordagem sindrômica, o que facilita o diagnóstico e tratamento, tanto de forma individual, quanto coletiva, dependendo dos sintomas, para se realizar a abordagem sindrômica faz-se necessário a junção da anamnese com o exame físico  (BRASIL, 2006), contudo, os acadêmicos e até os enfermeiros, tem a dificuldade de diferenciar esses sintomas e tratar essas patologias.

 O objetivo das autoras neste artigo é criar um site para acadêmicos em Enfermagem, tendo em vista que a internet é um recurso de fácil acesso por todas as classes profissionais, encontrando todo conteúdo aprendido em sala de aula de maneira clara e objetiva. Segundo Santos (2006), a Internet desempenha um importante papel na localização e recuperação de materiais de maneira rápida e eficiente, facilitando a condução de pesquisas na área de Enfermagem. Frente a uma realidade que está crescendo em praticidade, destaca-se também como exemplo da importância da tecnologia o que ocorre nos grandes centros hospitalares, onde para acessar o prontuário do paciente, é necessário conhecer noções de informática, pois, os antigos dados que eram recolhidos em papel, passaram a serem feitos em um computador, o prontuário eletrônico (Mendes, etal, 2011). Podemos presenciar também o aumento em relação ao uso de recursos da computação nos sistemas de informação em saúde-SIS, onde se obtém com rapidez dados de extrema importância para avaliarmos os indicadores de saúde e realizarmos as intervenções devidas (BRASIL, 2009).

De acordo com Neves e Junges (2011), os Sistemas de Informação em Saúde foram gerados com o intuito de permitir a construção correta de diagnósticos de saúde. Embora, em uma das principais etapas que é a coleta de dados, observa-se um número maior de erros. Os mesmos ocorrem devido ao desinteresse dos profissionais de saúde e a falta de capacitação para manipular os SIS.

Diante de tantos avanços científicos e tecnológicos, o acadêmico necessita colocar-se em uma constante busca para aprimorar os seus conhecimentos sobre uma importante ferramenta que é a informática, devido à necessidade da utilização deste recurso em sua vida profissional, independente da sua área de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (614.3 Kb)   docx (426.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com