TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS MÁSCARAS UTILIZADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Por:   •  17/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO VECHI & FRATIN

JANAÍNA CRISTINA DE LIMA

REGIANE ALVES DOS SANTOS

PRINCIPAIS MÁSCARAS UTILIZADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

PINHAIS

2022


JANAÍNA CRISTINA DE LIMA

REGIANE ALVES DOS SANTOS

PRINCIPAIS MÁSCARAS UTILIZADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Trabalho apresentado ao curso técnico de Enfermagem, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Biossegurança e Processamento de Artigo do Vechi & Fratin.

Orientadora: Amanda de Cassia Azevedo da Silva.

PINHAIS

2022

1. INTRODUÇÃO

A utilização de equipamento de proteção individual é essencial no cotidiano de um enfermeiro, visto que estão expostos a variadas doenças durante o seu expediente de trabalho. Esses equipamentos são uma maneira de proteger o profissional de enfermagem com relação aos riscos de contaminação, além de possibilitar o aumento da qualidade do seu atendimento.

Um desses equipamentos de proteção individual que iremos abordar no decorrer do trabalho é a máscara, sendo fundamental a sua utilização por todos os profissionais da área. A máscara funciona como uma espécie de barreira física com relação a liberação de gotículas no ar no momento de espirro, tosse ou durante uma conversa.

Existem vários tipos de máscaras voltadas para a utilização dos profissionais de enfermagem, sendo as principais: máscara cirúrgica, utilizada para impedir a contaminação da boca e nariz do profissional por meio de gotículas respiratórias, devendo ser trocadas sempre que estiverem úmidas ou sujas; e, máscara de proteção respiratória, sendo do tipo N95 e N99, utilizadas quando os profissionais forem efetuar procedimentos de risco ou tratamento de pacientes.

No decorrer do trabalho será apresentado a vantagem da utilização da máscara cirúrgica e da máscara de proteção respiratória do tipo N95 e N99, apresentando os devidos cuidados a serem tomados após seu uso, o descarte adequado, bem como todas as informações necessárias sobre as principais máscaras utilizadas no âmbito da enfermagem.


2. REFERENCIAL TEÓRICO

Nesta seção será explicado sobre a utilização da máscara cirúrgica e da máscara de proteção respiratória do tipo N95 e N99 para os profissionais de enfermagem, além disso, será identificado o material de fabricação de cada uma dessas máscaras e apontado os cuidados necessários a serem realizados após a sua utilização.

2.1. MÁSCARA CIRÚRGICA DESCARTÁVEL

Segundo Marketing Surya (2022), a máscara cirúrgica é um produto descartável que protege os indivíduos somente de agentes infecciosos transmitidos por gotículas. Sendo assim, não é um meio eficaz de se proteger contra agentes infecciosos que são transmitidos por via aérea. Esse tipo de máscara não possui filtro, serve apenas como uma barreira de proteção contra gotículas e fluídos, cobrindo o nariz e a boca.

A máscara cirúrgica descartável deve seguir a Norma Brasileira 15052 da ABNT, devendo cumprir as seguintes determinações: deverão ser de tecido-não-tecido (TNT); precisam de no mínimo uma camada interna e uma camada externa; a camada externa precisa ser resistente a penetração de fluidos aéreos (MARKETING SURYA, 2022).

De acordo com Marketing Surya (2022), para a utilização de profissionais da saúde não é recomendado a confecção dessas máscaras em tecido, visto que é necessário descarta-las e não as reutilizar. Vale lembrar que para possuir um resultado eficaz é necessário coloca-la de maneira adequada, cobrindo sempre a boca e o nariz corretamente.

É necessário seguir alguns cuidados com a máscara cirúrgica descartável, sendo eles: durante o período de utilização não a toque com as mãos; sempre retirar pelos elásticos; antes e após manejar a máscara lave as mãos com água e sabão, e, caso não seja possível, utilize álcool 70%; troque-a sempre que estiver úmida; e, nunca reutilize (MARKETING SURYA, 2022).

2.2. MÁSCARA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA DO TIPO N95

Para Marketing Surya (2022), a máscara N95 é considerada uma máscara de proteção respiratória por possuir filtro, ao contrário da máscara cirúrgica, impedindo a inalação de aerossóis, gases e vapores, além disso, também propicia a proteção contra agentes infecciosos que são transmitidos por via aérea, sendo o mais indicado para profissionais de saúde.

Durante o período de pandemia do Covid-19, o modelo N95 foi o mais indicado para serem utilizados em áreas de saúde, especialmente para os profissionais que trabalham próximo ao rosto do paciente, como os enfermeiros e médicos, sendo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) (MARKETING SURYA, 2022).

Segundo Marketing Surya (2022), esse tipo de máscara deve seguir a Norma Brasileira 13698 da ABNT, seguindo as principais recomendações: não deve ser confeccionada de material de provoque irritabilidade na pele ou danos prejudiciais a saúde; não deve possuir rebarbas; não deve ser inflamável; e, deve possuir dois painéis em tecido-não-tecido (TNT) e um meio filtrante em microfibras sintéticas.

Para a eficácia do produto, é necessário seguir algumas recomendações, como: antes de utilizar é preciso verificar se não possui rasgos; não utilizar esse tipo de máscara com barba, bigode ou outro pelo facial que possa perfura-la; se houver falta de insumo, essa máscara pode ser reutilizada, caso for armazenada corretamente e não tenha ocorrido contaminação interna (MARKETING SURYA, 2022).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (215.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com