TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUIDADOS COM O BEBÊ PREMATURO: Orientações para a Família.

Por:   •  1/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 6

Referência

Fonseca, Luciana Mara Monti; Scochi, Carmen Gracinda Silvan. Cuidados com o bebê prematuro: orientações para a família. Ribeirão Preto -SP: FIERP. 2014.

Citações:

“Lembrar que se seu bebê recebeu alta é porque está estabilizado e mais maduro e que são exatamente esses cuidados que os aproximará.” (p. 19)

A preocupação e insegurança das mães, as fazem achar que o bebê necessitará dos mesmos cuidados que receberam na maternidade, principalmente as primigestas, porém todo e qualquer cuidado é sempre bem vindo e os aproximam mais.(Fonseca, Scochi, 2014)

“Na hora da mamada, a mãe pode segurar a mão do filho ou coloca-la perto de seu peito ou da sua boca. Eles adoram isso.” (p.23)

As visitas ao bebê é um estímulo de socialização, mas deve haver cautelas em relação ao contato, devendo evitar que pessoas resfriadas ou gripadas se aproximem dele, lavar bem as mãos antes de tocá-lo, e também limitar o tempo e quantidade de pessoas, pois a mãe precisa descansar.(Fonseca, Scochi, 2014)

“Há várias técnicas para retirada do leite de peito. A mais apropriada é a técnica de extração manual, que também pode ser útil em situações de emergência ou quando não se dispõe de bomba tira-leite adequada.” (p.30)

Segundo (FONSECA, SCOCHI, 2014), o bebê prematuro é bem mais sensível que o bebê que nasceu a termo, o mesmo é mais sonolento e precisa ser acordado e estimulado em seus horários de mama.

“O choro é uma forma de comunicação. O bebê tem vários choros para coisas diferentes.” (p.38)

Para (FONSECA, SCOCHI, 2014), o bebê prematuro tem dificuldade quanto a amamentação, porque para sugar a mama requer gasto de energia e como são sensíveis, isso acarreta para eles perda de peso.

“O bebê prematuro nasce com deficiência de vitaminas no organismo. O sol é importante para o aproveitamento da vitamina D, que auxilia na absorção do cálcio contido na sua alimentação, possibilitando o crescimento adequado dos ossos e dos órgãos.” (p.42)

Quando a mãe não produz a quantidade adequada de leite para o bebê, é necessário oferecer leite no copinho, e é importante que seja realizado cuidados antes de oferecer o leite no copinho, e verificar a posição em que ele deve estar, testar a temperatura do leite caso ele não seja da mãe. (Fonseca, Scochi, 2014)

Texto Dissertativo:

          A obra tem como finalidade facilitar a vida de mães de bebês que nascem prematuros, dessa forma ele explica os cuidados que devem ser oferecidos a esse RN e a orientação também é oferecida aos familiares. Como todas as mães que oferecem cuidados extremos aos seus bebês nascidos a termo, quanto mais aos que nascem prematuros, pois ao nascer esses bebês recebem todos os cuidados necessários para que quando forem para casa estejam fortinhos, a obra deixa claro para as mães que quando seu bebê sai da maternidade é porque ele está bem, pois a maioria querem dar os mesmos cuidados que eles recebiam lá, e isso não é necessário.

“Lembrar que se seu bebê recebeu alta é porque está estabilizado e mais maduro e que são exatamente esses cuidados que os aproximará.” (p. 19)

A preocupação e insegurança das mães, as fazem achar que o bebê necessitará dos mesmos cuidados que receberam na maternidade, principalmente as primigestas, porém todo e qualquer cuidado é sempre bem vindo apesar de não haver necessidade, isso os aproximam mais. (Fonseca, Scochi, 2014).

“ Na hora da mamada, a mãe pode segurar a mão do filho ou coloca-la perto de seu peito ou da sua boca. Eles adoram isso.” (p.23). O olho no olho durante a amamentação é muito importante, além dos cuidados e observação que deve ser realizado enquanto bebê está mamando, pois ele pode engasgar, além de ficar cansado porque ele gasta energias usando esforços para sugar, o bebê também pode parar de respirar e a mãe deve estimulá-lo massageando suas costinhas para que lembre que tem que respirar.

As visitas ao bebê é um estímulo de socialização, mas deve haver cautelas em relação ao contato, devendo evitar que pessoas resfriadas ou gripadas se aproximem dele, lavar bem as mãos antes de tocá-lo, e também limitar o tempo e quantidade de pessoas, pois a mãe precisa descansar. (Fonseca, Scochi, 2014).

          Quando o bebê chega em sua casa é evidente que os familiares, amigos e etc. queiram vê-lo, e pegar no colo, é importante pedir que todos aqueles que toquem no bebê, lavem bem as mãos e evitar que pessoas que estejam gripadas se aproximem dele, por ser muito sensível e nessas horas todo cuidado é pouco. Durante a amamentação a mãe precisa se certificar de que o leite está saindo, essa observação pode ser feita durante a deglutição do seu bebê que é possível ouvir, caso o bebê não esteja conseguindo fazer a mamada é necessário que seja feita a retirada do leite ordenhando e oferecer em um copinho, evitando mamadeiras para que eles não se acostumem.

“Há várias técnicas para retirada do leite de peito. A mais apropriada é a técnica de extração manual, que também pode ser útil em situações de emergência ou quando não se dispõe de bomba tira-leite adequada.” (p.30)

Segundo (FONSECA, SCOCHI, 2014), o bebê prematuro é bem mais sensível que o bebê que nasceu a termo, o mesmo é mais sonolento e precisa ser acordado e estimulado em seus horários de mama.

“O choro é uma forma de comunicação. O bebê tem vários choros para coisas diferentes.” (p.38). O bebê se comunica através do choro, o choro pode ser fome, dor, ou qualquer outro tipo de incômodo que ele venha sentir, a mãe deve estar atenta a tudo isso, e realizar bem todos os cuidados necessários desde a dormida e posição que ele deve ser colocado, o banho e seus cuidados quanto higiene que deve ser realizada e do cordão umbilical, a observação das fraldas para que o bebê não fique molhadinho de xixi e isso acabe acarretando assaduras desnecessárias e que causa muito incômodo, até porque sua pele é bem sensível. O banho de sol tem muita importância, ele oferece as vitaminas necessárias que auxiliam na absorção do cálcio, e o horário do dia mais adequado para colocar o bebê no sol é pela manhã até as 9:00 horas, e no final da tarde a partir das 16 horas, a exposição deve ser até no máximo 15 minutos, o bebê deve estar sem roupa e mudando os lados protegendo o rosto, pois a luz sol não é bom para os olhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com