TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de Enfermagem

Departamento de Ciências de Saúde

Caso Clínico

Ilhéus, BA

Março/2015

        

Questão 1-

Anti-hipertensivos

  ENALAPRIL
Mecanismo de ação: Inibidor da ECA. Inibição da enzima conversora de angiotensina

CLORTALIDONA
Mecanismo de ação: Diurético Tiazídico. Inibição da reabsorção de eletrólitos (sódio) e aumento da excreção de potássio pelo aumento da sua secreção.

 ATENOLOL
Mecanismo de ação: Bloqueador beta
adrenérgico. Inibe competitivamente os receptores beta1, com pequena ou nenhuma atividade sobre os receptores beta2. Produz redução na força de contração e frequência cardíacas.

CAPTOPRIL
Mecanismo de ação Inibidor da ECA.  Inibição da enzima conversora de angiotensina.

HIDROCLOROTIAZIDA
Mecanismo de ação: Diurético tiazídico. Atuam ao inibir o co
transportador Na+/Cl  no túbulo contorcido distal. Aumentam a perda de K+ e reduzem a perda de Ca+.

Antiulceroso – Prevenção e tratamento de distúrbios gástricos

 OMEPRAZOL
Mecanismo de ação Inibidor da bomba de prótons.

AINES – Antiinflamatórios Não Esteróides

 PARACETAMOL
. Inibição da síntese de prostaglandinas na periferia e no hipotálamo.

Questão 2-

O uso concomitante dos medicamentos de mesma classe, como é o caso dos anti-hipertensivos, possuindo o mesmo mecanismo de ação ocasionará na ineficácia do tratamento. Dentre os medicamentos citados, os que cumprem a mesma função, gerando uma super dosagem que está ocasionando uma hipotensão arterial são: o uso do enalapril e captopril, pois ambos funcionam como inibidores da ECA; O Hidrocloretiazida simultaneamente ao clortalidona, pois ambos são diuréticos tiazidicos. O uso errôneo desses medicamentos pode acarretar diretamente na condição de saúde da paciente, e tendo como base as orientações farmacológicas, é necessário que oriente o paciente a marcar uma nova consulta com o cardiologista, sugerindo a mudança do quadro e poli farmácia da paciente.

A Paciente refere fraqueza e episódio de desmaio, que pode ser ocasionado pela queda abrupta da pressão arterial, provocando uma hipotensão devido à grande quantidade de medicamentos anti-hipertensivos que a mesma faz uso. Logo, faz-se desnecessário o uso de um poli vitamínico, tendo em vista que a fraqueza não ocorre devido à restrição de vitaminas.

O uso do PARACETAMOL pode reduzir a atividade diurética e anti-hipertensiva dos diuréticos por ser um antiinflamatório não esteróide, logo seu uso deve ser limitado a situações de extrema necessidade.

Indica-se que a paciente suspenda a medicação prescrita pelo clinico geral, fazendo uso apenas das indicadas pelo cardiologista: Enalapril 20mg 1 cp 12/12h, Clortalidona 25mg cp cedo, Atelenol 50mg 1 cp. Em caso de efeito contrário ao desejado, recomenda-se que a paciente volte ao cardiologista, para em uma nova consulta definir, com base no seu novo estado clínico, quais medicações devem ser mantidas e quais devem ser substituídas.

Referências Bibliográficas

GOODMAN, Louis Sanford; GILMAN, Alfred. As bases farmacologicas da terapeutica. 11. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1821p. ISBN (Enc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (126.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com