TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Por:   •  16/8/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Curso: Odontologia Noturno

Disciplina: Patologia

Profº: Simone Barone Salgado

Aluno(a)s: Beatriz de Souza Gonçalves (RA: 538554), Estefânia Neves Reis (RA: 538823), Lívia Patrícia de Macedo Gomes (RA: 538246), Kauan Matos da Silva (RA: 538476) e Vittor Carvalho Vilela (RA: 538602).

Patologia Ambiental – Roteiro

Introdução: O que é patologia ambiental?

Patologia ambiental é o estudo das doenças ou condições causadas pela exposição de agentes físicos ou químicos no meio ambienteEsses agentes podem provocar grandes danos aos indivíduos que entram em contato com eles em seu ambiente ocupacional.

Diante disso, iremos revisar as principais patologias influenciadas por fatores climáticos, químicos e físicos que acometem a saúde da população.

Influência climática

As alterações climáticas apresentam grande impacto na saúde e têm se mostrado como um ciclo vicioso, visto que, por exemplo, o aquecimento global, em parte gerado por contribuição humana com o aumento do dióxido de carbono, metano e ozônio (agentes do efeito estufa), tem efeitos diretos ao organismo, tais como:

Doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e respiratórias:

  • Pelo aumento do calor e poluição do ar, que pode carregar inúmeros microrganismos e agentes químicos causadoras de doenças (enxofre, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, ozônio, chumbo, etc), que afetam os pulmões (bronquite, pneumonia e tuberculose) e outros órgãos;

Epidemias de gastroenterite e doenças infecciosas: 

  • Contaminação da água e de alimentos causada pelas inundações;

Doenças vetoriais: 

  • O aumento das temperaturas e as inundações favoreceriam a multiplicação de transmissores de doenças como dengue, malária e hantavírus;

Desnutrição: 

  • As inundações interrompem o desenvolvimento de colheitas e podem também afetar a produção industrial de alimentos, dificultando a cadeia de produção de alimentos e gerando problemas de distribuição e acesso.

Agentes químicos

A saúde da população também pode sofrer interferência de agentes tóxicos ao organismo. E os principais químicos responsáveis por isso são:

Xenobióticos: 

  • Compostos químicos presentes no ar, água, solo e alimentos que podem ser absorvidos pelo organismo através da inalação ou ingestão e contato com a pele.
  • São inclusos aqui agrotóxicos na água e alimentos, radiação, metais pesados que contaminam lençol freático, como chumbo e mercúrio.

Chumbo: 

  • Pode ser obtido de diversas fontes como mineração, fundição, baterias, spray, tintas e alimentos e solo contaminados.
  • O envenenamento por esse composto pode causar hiperatividade e baixa capacidade intelectual e sua absorção acontece principalmente em ossos e dentes (85%) e o resto no sistema nervoso central, intestino e rins, interferindo na remodelação da cartilagem e inibindo a cicatrização de fraturas, bem como afetando o metabolismo do ferro (anemia hipocrômica microcítica).

Mercúrio: 

  • As principais fontes de mercúrio são peixes contaminados (contaminação de rios em garimpos) e vapores de mercúrio liberados em amálgamas dentários ou meios industriais (risco ocupacional).
  • Ele está associado a doença de Minamata, transtorno caracterizado por paralisia cerebral, surdez, cegueira, retardo mental e outros problemas no sistema nervoso central.

Solventes orgânicos: 

  • Clorofórmio e tetracloreto de carbono são desengordurantes e removedores de tinta que podem causar tontura, confusão, depressão do sistema nervoso central e até coma, sendo tóxicos para fígado e rins.
  • O benzeno é oxidado e pode dificultar a diferenciação de células hematopoiéticas e aumenta o risco de leucemia mieloide aguda.

Hidrocarbonetos policíclicos: 

  • São liberados na combustão de combustíveis fósseis e são produtos carcinógenos que implicam câncer de pulmão e de bexiga.

Organoclorados: 

  • Produtos lipofílicos sintéticos como pesticidas que interferem nas atividades hormonais do estrogênio e androgênio.

Poeiras minerais: 

  • Quando inaladas, podem causar doenças pulmonares crônicas e não neoplásicas (pneumoconioses). As mais comuns são causadas por carvão (mineração), sílica (jateamento de vidro), asbesto (mineração) e berílio (mineração).

Agentes físicos

O corpo também apresenta diferentes tipos de agressão por agentes físicos. Os principais tipos são traumas, lesões térmicas (queimaduras, hipertermia e hipotermia), lesões elétricas e lesões causadas por radiação, que podem ser ionizantes*, (causando perda de cabelo, catarata, esterilidade, eritema, despigmentação na pele, câncer, destruição de neurônios e células da glia, perda tecidual aguda, lesões na mucosa, úlceras no trato gastrointestinal e anemia) ou não-ionizantes*.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (483.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com