TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro cirúrgico

Por:   •  22/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa 3.2

JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa tem grande importância para a sociedade, por ser um assunto pouco questionado, onde muitos pensam que é um procedimento simples e que não oferece risco, portanto envolve um órgão muito importante do corpo. Tem o objetivo compreender o papel da enfermagem em cirurgias oftalmológicas, além do conhecimento dos procedimentos e riscos e benefícios caudados por eles, servindo de fonte de pesquisa para os que se interessem pelo assunto, além de aprofundar os conhecimentos no tema, também podendo alerta a população leiga quanto aos riscos com a realização do procedimento cirúrgico, com a falta de cuidados no pós-operatório. Além disso, possui relevância na área profissional contribuindo com mudanças na assistência prestada aos pacientes submetidos aos procedimentos cirúrgicos, e também na área acadêmica contribuindo para elevação do conhecimento técnico cientifico, e por englobar um tema da área da saúde.

REVISAO DA LITERATURA

A Sistematização da Assistência de Enfermagem engloba a coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento da assistência, implementação da assistência e avaliação da assistência; Através dos profissionais Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, estudantes de graduação e estudantes do nível médio (MALUCELLI et al., 2010).

Segundo cunha et al., 2014 a assistência de enfermagem para os paciente com problema de catarata envolvem a prevenção, promoção, e cuidados Peri operatórios.

A enfermagem tem a missão analisar as incapacidades dos pacientes e o meio em que ele está, readaptando-o, sendo necessário estar atenta para as particularidades de cada pessoa (CUNHA et al., 2014).

De acordo com Cunha et al. 2014 existem dificuldades de acesso à assistência oftalmológica nos países em desenvolvimento, devido alguns fatores individuais e ambientais, também barreiras do próprio sistema de saúde, impedindo a utilização de recursos cirúrgicos.

Na cirurgia ambulatorial é importante que o enfermeiro faça a orientação dos pacientes e dos acompanhantes, para que possam realizar os cuidados pré e pós-operatórios, sendo importante que a mesma pessoa que receba as orientações, fique com o paciente no dia e realize os cuidados em casa (CUNHA et al., 2014).

Cuidados nas cirurgias oftalmológicas, administração dos colírios, não movimentar a cabeça bruscamente, troca de curativos, não carregar peso, ter cuidado ao tossir, não dormir sobre o lado operado e não coçar a região (PINTO, ARAÚJO e GALLANI 2005).

Em relação às intercorrências em cirurgias oftalmológicas na sala de operações, existem algumas complicações: hemorragia Peri bulbar e a rotura de câmara posterior durante a aspiração do cristalino (PINTO, ARAÚJO e GALLANI 2005).

É de grande importância que o paciente participe efetivamente do tratamento, pois constatou se que existem muita preocupação dos pacientes em relação à catarata, com as cirurgias e os cuidados pós-operatórios (CARNIO CINTRA TONUSSI1995).

METODOLOGIA

TIPO DE ESTUDO

Para realizar deste trabalho será utilizado a pesquisa bibliográfica como metodologia, procurando analisar principais obras sobre o assunto. Será feito um levantamento bibliográfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com