TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de memórias

Por:   •  16/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 9

Subárea IB Pesquisa em Enfermagem I

Prof.ª Dra. Alba Lucia Castelo Branco

Prof.ª Me. Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel

Monitora: Carolina Passos Sodré

Acadêmicos: André de Castro, Danielle Varvounis, Lia Marçal, Mariana Lima

Centro de Memória como fonte de pesquisa da história enfermagem

Introdução

Os centros [a]de memória se tornaram grandes auxiliadores na manutenção desse patrimônio cultural devido ao caráter predominante ser o da imaterialidade. Esses são responsáveis pela guarda de documentos, artigos e da história do local ou sobre determinado tema (INSTITUTO..., 2014;[b] PEREIRA, SANTOS, 2013).

Além de ter o seu papel na guarda e conservação, este funciona também como fonte de pesquisa, curiosidade e conhecimento quando necessário ou procurado. Seu caráter informativo pode ser variado e normalmente está atrelada a iniciativa por parte de uma universidade que visa preservar a história de alguma faculdade, empresa ou figura pública, constituindo desta forma uma extensa rede de informações sobre um tema.

Quando se trata da enfermagem, o Centro de Memória Drª Nalva Pereira Caldas é o segundo acervo do estado do Rio de Janeiro, exercendo papel crucial na construção e divulgação do conhecimento nesta área (UERJ, 2014). Esta elaboração bibliográfica tem como objeto o Centro de Memória como fonte de pesquisa em enfermagem e a reflexão a cerca da importância do mesmo.[c] O objetivo deste estudo é identificar o papel dos centros de memória como fontes de pesquisa, incentivando o seu desenvolvimento e informando a respeito da história da enfermagem-UERJ[d].

Desenvolvimento

O centro de memória é uma referência para a reconstrução da memória histórica e a divulgação da constituição de instituições. Nas universidades, essa formação se dá por meio dos estudos e pesquisas interdisciplinares voltados à preservação da memória sociocultural. A importância do centro de memória é a preservação de documentos de forma que dê para analisar a mudança temporal da história dentro da universidade conforme LUCHESI et al (2006, p. número da página), afirmam [...] com a sensibilização dos profissionais envolvidos no ensino para necessidade de estudos históricos e de pesquisadores voltados exclusivamente para a temática, contextualizando a evolução da profissão de forma crítica dentro de um espaço social[e].

Os centros de memória em geral têm por objetivo principal conservar a história por meio de documentos de certa instituição. Geralmente são criados a partir de iniciativa de alguma universidade para preservar a história de uma empresa ou faculdade. Sua função é centralizar o acervo documental em um local, no qual seja de fácil acesso para qualquer indivíduo, seja para pesquisas bibliográficas, consultas ou enriquecimento de conhecimento. Da mesma forma, nas instituições formadoras, serve para guardar informações sobre docentes e discentes, provas, notas, históricos, ser fonte de pesquisa e acompanhar a evolução temporal das informações de um curso, formando o acervo documental.

Os sujeitos entrevistados contribuíram, não só com o seu depoimento (utilizando a memória), mas com um acervo (caseiro) de inestimável valor, em jornais, fotos, atas, ofícios currículos e portarias da época. De certa forma, utilizou-se a história oral, em forma de depoimentos de pessoas que participaram do processo histórico ou testemunharam acontecimentos no âmbito da vida privada ou coletiva (...), no caso a criação e implantação do ensino de Enfermagem no Ceará. (NÓBREGA-THERRIEN et al, 2007, p.126)[f]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (310.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com