TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de Gestão em Organizações Hospitalares

Por:   •  20/4/2020  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Souza, A. A.; Guerra, G.; Lara, C.O.; Gomide,P.L.R.; Pereira, C.M.; Freitas, D.A. Controle de Gestão em Organizações Hospitalares. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 15-29, julho-setembro 2009.

O artigo “Controle de Gestão em Organizações Hospitalares” trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo o estudo de caso como estratégia de pesquisa realizada em três hospitais de Belo Horizonte como objetivo de Com o objetivo de analisar se são apresentadas informações que possibilitam avaliar o desempenho da gestão nos hospitais brasileiros. Por meio dessa análise, foi possível caracterizar o processo de gestão dos três hospitais estudados.

Na introdução os autores enfantizam a preocupação do governo brasileiro em realizar ações no sentido de oferecer serviços de saúde de qualidade para toda a população. Entretanto, apesar dos esforços, ainda há diversos problemas nessa área. Exigindo que os gestores busquem ferramentas de gestão que tenham comprovada eficácia no meio empresarial.

A revisão de literatura evidencia que o alcance de um desempenho eficiente nas organizações hospitalares requer um controle de custos e a análise de indicadores de desempenho. Sendo a avaliação de desempenho dos hospitais, atualmente uma exigência para a continuidade das atividades da organização. Observa-se que o objetivo principal dos indicadores hospitalares é disponibilizar informações úteis de diversas áreas e de níveis organizacionais, a fim de auxiliar os gestores no processo decisório.

Dessa forma, por meio dos estudos de caso realizados, observa-se que a avaliação da gestão hospitalar revela-se uma exigência para as organizações hospitalares brasileiras. Verifica-se que o conhecimento e o controle dos procedimentos realizados são necessários à continuidade e ao desenvolvimento dessas organizações.

O presente artigo permite ao leitor se preparar para ter uma visão mais ampla da analise de dados coletados permitindo um entendimento melhor das conclusões em especial ao fato de que o desempenho dos hospitais esta vinculado a estruturas econômicas e financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com