TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer de mama

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Esta revisão bibliográfica foi elaborada atráves da pesquisa e estudo de diferentes periódicos a respeito do Câncer de mama, desde seu surgimento até o papel do profissional de Enfermagem no cuidado do paciente oncológico. Foi construída em etapas que são caracterizadas pelas matérias encontradas no 3º periodo do Curso de Enfermagem do Instituto Adventista Paranaense, e regido pela matéra de Projeto Integrador.

Genética

Existem muitos fatores que podem favorecer o desenvolvimento do câncer de mama, como: a predisposição hereditária, os fatores relacionados ao estilo de vida, os relacionados ao ambiente (químico, físico e biológico) e até mesmo a vida reprodutiva do indivíduo. Este tipo de câncer ocorre mais no sexo feminino. De todos os fatores, a predisposição hereditária mantém um percetual de 5 a 10% de casos, e assume esses números após o levantamento do histórico familiar de pacientes com câncer de mama, e que possuiam parentes próximos com a doença, e até mesmo das ultimas três gerações da família (AMENDOLA, VIEIRA, 2005).

http://www.inca.gov.br/rbc/n_51/v04/pdf/revisao3.pdf

Fisiologia

O primeiro gene de predisposição ao câncer de mama é o BRCA1, mapeado no braço longo do cromossomo 17, e o segundo gene de susceptibilidade é o BRCA2, mapeado no braço curto do cromossomo 13. Estes são genes que tem como função impedir o surgimento de tumores através da reparação no material genético (DNA), ou seja, são genes supressores de tumor. Quando o câncer é decorrete de mutações nos genes do tipo BRCA, grande parte dos casos de desenolvimento é do câncer de mama (AMENDOLA, VIEIRA, 2005).

Referências Bibliográficas:

-AMENDOLA, Luis Claúdio Belo e VIEIRA, Roberto. A contribuição dos genes BRCA na predisposição hereditária ao câncer de mama. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Cancerologia, 2005.  págs 325-330.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com