TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática em Enfermagem

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

A Didática em Enfermagem

Míriam Heidemann

 

 

Enfermagem enquanto técnica e arte de cuidar. Essa é uma frase bastante comum, tão simples e tão complexa ao mesmo tempo. A técnica e a arte de cuidar nos são ensinadas por alguém, um professor na maioria das vezes, por outros profissionais quando esbarramos com alguns que detém a dádiva natural do cuidar, pela necessidade das pessoas que nos rodeiam e que amamos e que precisam de nós, pela nossa intuição, algo interior, que flui na hora exata, sem entendermos muito bem esse processo.

O ensino da técnica e da arte de cuidar é sempre mediado pela Didática. Didática de uma aula, didática de uma instituição de ensino, didática de um professor, didática do(s) colega(s), didática de um livro, didática da vida, quando tomamos ciência que encerramos mais um capítulo de nossas jornadas. Portanto, viver é conviver todos os dias, todos os momentos, com variadas didáticas, variadas formas de aprender, variadas formas de desenvolver a Enfermagem, variadas formas de viver.  

A didática instrumentaliza a formação de dois perfis específicos do Enfermeiro: o Tecnológico (homo habilis em alguns livros) e o Enfermeiro Educador.  

O Enfermeiro Tecnológico é produto do desenvolvimento biotecnológico. Ele guarda a destreza tecnológica. Preparar o Enfermeiro Tecnológico significa mecanização de movimentos, memorização de fatos e conceitos, repetição sistemática de ações, destreza manual e corporal, protocolos de assistência de Enfermagem. Perfil importante, uma vez que a linha tênue entre a vida e a morte pode ser definida pela precisão técnica do Enfermeiro Tecnológico em resposta aos treinamentos de habilidades e destrezas. Esse é um perfil que pode ser formado diante das necessidades do mercado de trabalho e dos perfis didáticos dos chefes de Enfermagem, diretores de hospitais/clínicas/secretários de saúde, cursos de especialização, etc.

Contudo, não podemos esquecer das bases históricas da profissão. Enquanto o enfermeiro dedicava todo o seu potencial ao desenvolvimento de habilidades e destrezas, não tinha tempo para intelectualizar, pesquisar, escrever. Nossa história recente ainda comprova o baixo-salário, o baixo  status quo, a falta de respeitabilidade social,  o trabalho de bastidor...

O Enfermeiro Tecnológico teve que dividir seu perfil entre o desenvolvimento de habilidades e o desenvolvimento da intelectualidade. Fundamentar, utilizar a metodologia científica em suas técnicas, escrever... escrever muito... registrar tudo!  

A didática participa ativamente na formação do Enfermeiro Tecnológico. Práticas de sala de aula, práticas em laboratório, estágios, dinâmicas de grupo. E, sempre, a figura do professor como modelo, alicerce de formação do Enfermeiro Tecnológico. Falhas didáticas pressupõem falhas na formação do Enfermeiro Tecnológico. Falhas didáticas pressupõem falhas no desenvolvimento psicológico da pessoa profissional e humana.  

O Enfermeiro Educador é o perfil mais difícil de desenvolver. Não há modelos prontos de Enfermeiro Educador. Em comparação com o perfil do Enfermeiro Tecnológico, que espera respostas imediatas diante de seus protocolos de assistência, o Enfermeiro Educador tem expectativa de resposta de seu trabalho para 5, 10, 50 anos?! Não há uma técnica didática clara, concreta para o desenvolvimento do Enfermeiro Educador. O desenvolvimento de tal perfil se liga diretamente aos modelos de professor que farão parte da história de cada aluno de Enfermagem e da vocação interior de cada pessoa que se dedica à Enfermagem.  

O Enfermeiro Educador não se faz com destreza e habilidade manual. Se faz nas pequenas ações de cada dia. Desde o cuidado de chamar seu cliente pelo nome até o modelo de assunção de um estilo de vida. Um estilo de vida que se manifesta no respeito por ele mesmo, pela sua história, pelo colega e sua história e pelas perspectivas pessoais de futuro e de futuro da Enfermagem.

O Enfermeiro Educador carrega em si os princípios humanísticos e éticos que direcionam a humanidade e a assistência de Enfermagem.  Um dos poucos alicerces do Enfermeiro Educador é a didática e sua característica de instrumentalização de ensinar a viver mais e melhor.  Afinal, em última instância, é o que desejamos de nossos clientes, que vivam mais e melhor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (68.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com