TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Digestório, Endócrino e Renal Sistema Endócrino

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.438 Palavras (14 Páginas)  •  1.630 Visualizações

Página 1 de 14

CIENCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS

Digestório, Endócrino e Renal

Sistema Endócrino

O sistema nervoso e as glândulas endócrinas são os dois principais mecanismos de comunicação e coordenação do corpo humano. Eles regulam quase todos os sistemas orgânicos. Eles regulam quase todos os sistemas orgânicos. Embora o sistema nervoso e o sistema endócrino trabalham intimamente associados, eles possuem varias diferenças.

O sistema nervoso comunica-se através de sinais elétricos chamados impulsos nervosos, que transmitem a informação rapidamente e, geralmente realizam efeitos de curta duração.

No sistema endócrino, ao contrário, a comunicação se faz por sinais químicos, através de substâncias chamadas hormônios. O sistema endócrino responde mais lentamente e normalmente causa efeitos mais duradouros.

O sistema endócrino é formado por glândulas endócrinas, que produzem hormônios e estão amplamente distribuídas pelo corpo. As glândulas endócrinas são glândulas sem ductos, isto é, elas secretam hormônios diretamente no interior de capilares (sanguíneos).

O sistema endócrino produz seus efeitos por meio da secreção de hormônios. Os hormônios são mensageiros químicos que influenciam ou controlam as atividades de outros tecidos ou órgãos. A maioria dos hormônios é transportada pelo sangue a outras partes do corpo, exercendo efeitos em tecidos mais distantes.

As principais Glândulas Endócrinas são:

1 – Hipófise

2 – Glândula Tireoide

3 – Glândula Paratireoides

4 – Glândula Suprarrenais

5 – Pâncreas

6 – Gônadas (Ovários e Testículos)

7 – Timo

8 – Glândula Pineal

Hipófise

A hipófise é uma pequena glândula, um corpo ovoide, com tamanho semelhante de uma ervilha, também conhecida como glândula pituitária. Tem coloração cinza-avermelhado, medindo cerca de 12 mm de diâmetro transverso e 8 mm de diâmetro anteroposterior e pesando aproximadamente 500 mg. A hipófise está localizada abaixo do hipotálamo, posteriormente ao quiasma óptico, em uma depressão em forma de sela do osso esfenoide, denominada fossa hipofisária. É coberta superiormente pelo diafragma da sela, circular, da dura-máter. A hipófise está fixada à superfície inferior do hipotálamo, por uma curta haste denominada infundíbulo. Ela possui duas partes: uma anterior, a adenohipófise, e outra posterior, a neurohipófise. A hipófise secreta oito hormônios e, portanto, afeta quase todas as funções do corpo.

Adeno-hipófise

A parte anterior da hipófise, a adeno-hipófise, é composta de tecido epitelial glandular e é altamente vascular e constituída de células epiteliais de tamanho e forma variados, dispostas em cordões ou folículos irregulares. Sintetiza e libera pelos menos oitos hormônios importantes.

- Somatotropina (STH) ou Horônio do crescimento (hGh), envolvida no controle do crescimento do corpo;

- Mamotropina (LTH) ou Prolactina, que estimula o crescimento e a secreção da mama feminina;

- Adenocorticotropina (ACTH), que controla a secreção de alguns hormônios corticais da glândula suprarrenal;

- Tirotropina/Tireo estimulante do folículo (TSH), que estimula a atividade da glândula tireoide;

- Hormônio estimulador do folículo (FSH), que estimula o crescimento e a secreção de estrógenos nos folículos ováricos e a espermatogênese nos testículos;

- Hormônio das células intersticiais (ICSH), que ativa a secreção de andrógenos através do testículo;

- Hormônio Luteinizante (LH), que induz a secreção de progesterona pelo corpo lúteo; Responsável pela ovulação e estimula a síntese de testosterona pelos testículos

- Hormônio estimulador de melanócitos (MSH), que aumenta a pigmentação cutânea.

Neuro-hipófise

O lobo posterior da hipófise é uma evaginação descendente do assoalho do diencéfalo. A porção posterior da hipófise é composta por tecido nervoso e, portanto, é chamada de neuro-hipófise. Sintetiza dois hormônios:

- Vasopressina (ADH) ou hormônio antidiurético (ADH), antidiurético, que controla a absorção de água através dos túbulos renais;

- Ocitocina, que promove a contração do musculo não estriado do útero e da mama.

Os dois hormônios de neuro-hipófise são produzidos no hipotálamo e transportados no interior do infundíbulo (haste hipofisária) e armazenados na glândula ate serem utilizados. Os impulsos nervosos para o hipotálamo estimulam a liberação dos hormônios da neuro-hipófise.

Glândula Tireoide

A glândula tireoide possui tom vermelho-castanho, cerca de 25 g e é altamente vascularizada. Está localizada na região anteroinferior do pescoço, antero-lateralmente à traqueia e logo abaixo da laringe, no nível entre a quinta vertebra cervical e a primeira vertebra torácica. A tireoide possui dois lobos (direito e esquerdo) que são conectados entre si por uma parte central denominada istmo da glândula tireoide. Cada lobo possui aproximadamente 5 cm de comprimento. A glândula esta envolvida por uma capsula de tecido conjuntivo e contem dois tipos de células: as células foliculares, localizadas nos folículos tireoidianos, e as células parafoliculares, localizadas entre os folículos.

Folículo Tireoidiano: a glândula tireóidea é composta por muitas unidades secretoras chamadas folículos. As células foliculares secretam e armazenam dois hormônios tireoidianos:

- Triiodotironina (T3)

- Tetraiodotironina (T4 ou tiroxina)

Dois hormônios tireóideos, a T3 é provavelmente estimulador principal do ritmo metabólico da célula, com ação muito poderosa e imediata, enquanto a T4 é poderosa, porém menos rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com