TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário de aprendizagem

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE

Diário de Aprendizagem

  • Cuidados de higiene
  • Alimentação
  • Realização de banho no leito
  • Avaliação de sinais vitais
  • Troca de penso de Ferida Crónica (UP de grau 4)
  • Alimentação
  • Realização de banho no leito
  • Troca de penso de Ferida Crónica (UP de grau 4)
  • Cuidados de higiene
  • Alimentação
  • Realização de banho no leito
  • Avaliação de sinais vitais

11/05/2015 – 08:30h às 15:30h

Neste primeiro dia de estágio tivemos a oportunidade de conhecer as instalações físicas do hospital. Este conhecimento irá permitir uma melhor integração e familiarização com o mesmo.

Fomos bem recebidos e senti uma grande cumplicidade entre todos os profissionais de saúde.

12/05/2015 – 08:30h às 15:30h

No segundo dia de estágio, estava bastante apreensiva, pois tinha receio de não ser capaz de executar as técnicas de forma adequada. Era a primeira vez que estava a contactar com os utentes.

Foi também hoje, que estive pela primeira vez numa passagem de turno da equipa de enfermagem. Senti-me um pouco desorientada devido á rapidez com que a passagem de turno se processa.

Neste segundo dia de estágio iniciei os cuidados de higiene, o levante, alimentação por sonda nasogástrica e a avaliação de sinais vitais.

O que me causou bastante impacto neste meu primeiro dia de contacto com os utentes, foi sem dúvida a doente D. J S F, uma senhora com 79 anos de idade, totalmente dependente e extremamente magra. Não comunicava nem colaborava nas realizações das atividades diárias. Era alimentada por sonda nasogástrica. Através desta paciente, tive oportunidade de, pela primeira vez, administrar a alimentação via sonda nasogástrica. Observava-se que a paciente estava em sofrimento devido à sua condição física e ao seu diagnóstico de insuficiência cardíaca, caquexia, anemia e PAC.

13/05/2015 – 08:30h às 15:30h

Hoje, terceiro dia de estágio, tive oportunidade de assistir a uma troca de penso, numa ferida crónica, úlcera de pressão de grau 4, à doente D. M G L. De referir que a úlcera estava situada no trocânter esquerdo. Esta foi irrigada com soro fisiológico e limpa com compressas esterilizadas. De seguida foi utilizada uma placa de hidrocoloide que contém polímeros de carboximetilcelulose (em pectina ou gelatina), em filme de poliuretano. Esta placa de hidrocoloide promove a granulação do tecido. Como nunca tinha tido contacto com este tipo de intervenção, achei o odor bastante desagradável, mas considerei interessante as técnicas de realização e muito uteis as dicas e informações fornecidas pelo enfermeiro.

Dei também continuidade aos banhos e à alimentação dos pacientes.

Relativamente à doente D. M C F, uma doente dependente em grau elevado, de 81 anos de idade, conseguiu realizar pela primeira vez o movimento de levar a colher à boca durante o lanche da manhã, depois de lhe dar muito apoio e incentivo. Este facto deixou-me bastante motivada para a continuação de prestação de cuidados.

14/05/2015 – 08:30h às 15:30h

O doente que me foi destinado, o Sr. F A, de 50 anos e com suspeita de crises convulsivas, era independente, conseguindo realizar as AVD´S sozinho. Por tal razão, auxiliei as minhas colegas a realizar os cuidados de higiene e alimentação a outros doentes. Tive oportunidade de assistir novamente à troca de um penso de úlcera de pressão de grau 4 da D. M G. Como a ferida crónica estava a libertar exsudado, lavamos a ferida com soro fisiológico e trocamos a placa de hidrocoloide por um penso com espuma, constituído por poliuretano, ao qual se associa uma estrutura hidrofilica, (estes pensos de espuma são recomendados quando as feridas estão exsudativas, para prevenção de úlceras por pressão, em combinação com terapia de compressão, indicado para feridas exsudativas e infetadas quando associado com prata). Aplicamos hidrogel na úlcera de grau 4 antes da colocação do penso com espuma.

Semana de 11 de maio a 14 de maio de 2015

NOME: Mariana Filipa Oliveira e Silva

LOCAL: Centro Hospital do Vale do Ave – Guimarães

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (453.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com