TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E OS RECURSOS DIDÁTICOS NAS ESCOLA PUBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  12/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

  AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E OS RECURSOS DIDÁTICOS NAS ESCOLA PUBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL

RITA ANDRADES DOS SANTOS

DESENVOLVIMENTO

A aprendizagem é uma habilidade evolutiva de todo o ser vivo tem de modificar seu comportamento ao longo de sua existência através das experiências vividas. Portanto a aprendizagem pode ser caracterizada com de modo sistemático e intencional e também pela organização das atividades implantadas em um quadro de finalidades e exigências determinadas pelo educandário. De acordo com Alves(2007)

"O processo de aprendizagem traduz a maneira como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Trata-se de um processo complexo que, dificilmente, pode ser explicado apenas através de recortes do todo."

Aprendizagem pode ser considerada como um mecanismo de aquisição de conhecimento que é incorporada aos esquemas intelectual que o indivíduo que possui no momento, assim é um processo continuo que tem o início no convívio familiar, pelas cultura e tradições que se aperfeiçoa no ambiente escolar e com sua vida social, valorizando assim as competências e as habilidade, conhecimentos, comportamento tendo assim uma evolução no conhecimento, na formação do raciocínio do indivíduo. Na visão de Piaget(1998) "A aprendizagem progressiva de equilibrarão progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior."  

Com base nessa afirmação pode se dizer que a aprendizagem ocorrer em uma parte especial com a sequência da evolução da mente, sendo assim esse processo que não acontece isoladamente, portanto pode ocorrer das experiências e das interações sociais do indivíduo, portanto a aprendizagem não parte do zero e sim de todas as experiências vividas anteriormente que desenvolve a capacidade cognitiva.

Nos educandário públicos estadual do Rio Grande o problemas de aprendizagem tem sido uma grande preocupação dos educadores devido ao grande número de educando que apresentam alguma dessas dificuldades como: na expressão oral e escrita, na compreensão oral e da leitura e cálculos matemático. Essas dificuldades podem ser algo inerentes do ser humano sendo com resultados da disfunção do sistema nervoso central isso pode acontecer ao longo do período vital, podem estar associados as dificuldades de aprendizagem problemas relacionados as condutas, percepção e a interação social.

As dificuldade de aprendizagem é um bloqueio da capacidade de aprender e das possibilidades de assimilação do educando, podem estar ligados a fatores individuais e estrutura familiar em que está inserido, apesar de aprender essa dificuldade no processo de aprendizagem muitos educando mostram-se felizes e acomodados já outros apresentam problemas emocionais e desistem de aprender e demostram uma rejeição em relação ao educandário, ficando isolados, não acreditam na sua capacidade, sua inteligência, passando assim acreditar que o ambiente escolar não vai oferecer para um futuro melhor geram assim um grande de evasão escolar.

O educando com dificuldade de aprendizagem congela sua capacidade intelectual fazendo que seu desempenho escolar seja inconsciente, esses educando apresentam problemas de comportamento, falta de atenção, distração, perca de interesse nas atividades novas propostas, deixam com frequência atividades inacabadas, dificuldades em seguir as orientações do educador e são alunos que tem um grande número de falta as aulas.

Os educandário estaduais do Rio Grande do Sul possui poucos recursos didáticos, e profissionais capacitados para auxiliar no desenvolvimento de atividades especifica para educandos com dificuldades de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com