TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM

Por:   •  25/5/2016  •  Tese  •  6.379 Palavras (26 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 26

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA – SOCIESC ESCOLA TÉCNICA TUPY

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DE HABILITAÇÃO TÉCNICA

MÁRCIA BLAZIUS CARARA

JOINVILLE

ABRIL/2016


MÁRCIA BLAZIUS CARARA

RELATÓRIO E ESTÁGIO CURRICULAR DE HABILITAÇÃO TÉCNICA

Trabalho de Conclusão de Estagio apresentado ao Curso Técnico em Segurança do Trabalho a Sociedade Educacional de Santa Catarina – Sociesc Escola Técnica Tupy como requisito parcial de Certificação.

JOINVILLE

MARÇO/2013


AGRADECIMENTOS

Deus por até aqui ter me ajudado;

Mãe e Pai por acreditar na minha capacidade;

Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Diretores e Gerente pela oportunidade e a confiança depositada;


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        

2- A EMPRESA        

2.1 HISTÓRICO        

2.2 VISÃO        

2.3 VALORES        

2.4 MISSÃO        

2.5 PRINCIPAIS PRODUTOS OU SERVIÇOS        

2.5.1        MEDICINA DO TRABALHO        

2.5.2        ENGENHARIA DE SEGURANÇA        

2.5.3        EXAMES        

2.6 PRINCIPAIS CLIENTES        

3- DESCRIÇÕES DO DEPARTAMENTO DE ESTÁGIO        

4- DESENVOLVIMENTO        

4.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        

4.1.1        ELABORAÇÃO DE PPRA E LTCAT (ANEXO 1)        

4.1.1.1        O QUE É PPRA        

4.1.1.2        O QUE É O LTCAT        

4.1.2        MENSURAÇÃO DE ILUMINAMENTO E RUÍDO        

4.1.3        ELABORAÇÃO DE LAYOUT (ANEXO 2)        

4.1.4        ELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCOS (ANEXO 3)        

4.1.4.1        MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS        

4.1.5        ELABORAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (ANEXO 4)        

4.1.6        ELABORAÇÃO DE PPP (ANEXO 5)        

4.1.6.1        O QUE É PPP        

4.2 DIFICULDADES ENCONTRADAS        

4.3 CONHECIMENTOS PRÁTICOS ADQUIRIDO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

ANEXO A        

ANEXO B        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório visa sintetizar os resultados obtidos no período de estágio curricular do curso Técnico em Segurança do Trabalho, período este compreendido entre 01/10/2012 a 01/03/2013, totalizando 875 horas. O estágio foi desenvolvido junto à empresa Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, no departamento de gestão de pessoas.

Neste período foram desenvolvidas diversas atividades, tais como:

  • Organização de exames periódicos – Os exames periódicos eram realizados mensalmente sendo seu controle feito através de planilha no excel, o profissional com exames periódicos com o vencimento vigente para o mês era orientado a comparecer em um dia e horário marcado no próprio hospital evitando assim a locomoção dos profissionais até a clínica ErgoSposts prestadora de serviços para o hospital.
  • Abertura de CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) -  A abertura da CAT era realizada sempre que tivesse um ocorrido, junto realizava uma investigação do acidente de trabalho esse formulário era preenchido quando ocorria a abertura da CAT ;
  • Acompanhamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – Participava das reuniões da CIPA, que ocorria mensalmente com todos os cipeiros, ajuda nas atividades, ações realizadas pela CIPA, orientações em caso de duvidas perante a legislação;
  • Coordenação da Brigada de Incêndio -  Coordenava a brigada de Incêndio, com orientações aos brigadistas, realizava treinamentos conforme o cronograma anual, montagem do organograma dividindo a equipe em cinco grupos sendo delegado responsabilidades a cada brigadista.
  • Comissão Brigada de Incêndio – Presidente da Comissão da Brigada de Incêndio, ministrava as reuniões mensais, discutindo assuntos de melhorias para o grupo junto aos membros da comissão.
  • Comissão Gestora Multidisciplinar Perfurocortantes – Comissão estabelecida pela NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde - Comissão criada conforme exigência da Portaria do Ministério de Estado do Trabalho e Emprego sobre o Nº 1.748 DE 30.08.201 pela NR 32.
  • DSS – Dialogo Semanal de Segurança – O hospital não tinha o DSS implantado nos setores, devido à dificuldade de reunir os profissionais para falar sobre algumas dicas no ambiente de trabalho, a forma encontrada foi utilizar cartazetes espalhados pelos murais dos setores onde permaneciam por volta de dez dias úteis após esse período era abordado outros temas. 
  • Atestados- O controle acontecia em forma de planilha no excel, os dados utilizados para preenchimento eram nome do profissional, função, setor, motivo, quantidade de dias afastado, CID, após os dados coletados realizava montagem de gráficos para ser apresentado nas reuniões da CIPA e gestores com intuito de buscar melhorias e diminuir os afastamentos dos profissionais.  
  • Controle de Imunização-
  • Treinamentos
  • Elaboração de Mapa de Risco, documento estabelecido pela NR 05 – Item 5.16, Portaria n.º 25, de 29 de Dezembro de 1994;
  • Elaboração de Ordem de Serviço, documento estabelecido pela NR01, item 1.7 b, obrigatoriedade incluída no artigo 157, inciso II da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, este documento estava em período de elaboração com faze de implementação;


  1. A EMPRESA
  1. HISTÓRICO

Fundada em 1942, pelo Dr. Sadalla Amin Ghanem, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem não parou mais de crescer, especializar –se e buscar novas áreas de auação.

Sua primeira equipe foi formada em 1974, por Dr. Emir Amin Ghanem, Dra. Cleusa Coral Ghanem e Dr. Newton Salermo, a partir de então o hospital passou a agragar novos profissionais de diversas especialidades oftalmológica, construindo uma equipe coesa e selata de clínicos, cirurgiões e técnicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (318.2 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com