TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM MATERNO NEONATAL

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  24.157 Palavras (97 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 97

[pic 1]

ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL

OBSTETRÍCIA

Enfª. Bibiana Kühleis

Enfª. Amélia Cerentini

Enfª. Amanda Souza

[pic 2]

2015/2

1 OBSTETRÍCIA

CONCEITO
        
A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução humana. Investiga a gestação, o parto e o pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. Suas preocupações estão voltadas à concepção, implantação, crescimento e expulsão do feto.

2 HISTÓRICO DA SAÚDE DA MULHER

A vida da mulher brasileira tem passado por relevantes mudanças nos últimos tempos, seja no plano político, cultural, social e até mesmo econômico. É possível perceber o reflexo dessas mudanças na organização da vida doméstica e no seu espaço ocupado como cidadã. As mulheres conquistaram o direito de frequentar escolas, universidades, assim como votar e serem votadas. A economia do país cresce a cada ano e um número cada vez maior de mulheres assume a chefia da família, conquistando acesso ao emprego e à licença maternidade.

Até a década de 1970, a saúde da mulher era tomada apenas na sua dimensão procriativa, porém o processo de democratização da saúde constituiu o cenário ideal para o questionamento do modelo vigente de atenção à saúde das mulheres. Em 1984 surgiu o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, PAISM, que traça as diretrizes e normas técnicas para implantação dos programas de assistência a serem desenvolvidos em todo o país, objetivando a assistência à mulher em planejamento familiar, no ciclo gravídico-puerperal e em ginecologia. Contempla em suas linhas de ação e estratégias um modelo assistencial em cujo contexto se incluem a integralidade e a equidade, e no qual a mulher é abordada de maneira global e em todas as fases do seu ciclo vital. Acrescenta que o processo de construção do SUS tem grande influência sobre a execução do PAISM, considerando a mulher como sujeito ativo no cuidado de sua saúde e valorizando todas as etapas de sua vida.

No campo de educação e saúde, os mais diversos profissionais de saúde das mais diversas formações tem buscado a capacitação em especializações para melhor atender a clientela seja no desenvolvimento do papel profissional, ou na instrumentalização em técnicas didático-pedagógicas para trabalhar em grupos ou atendimento individualizado. Destaca-se a necessidade da interdisciplinaridade integrando todos os profissionais, efetivando o trabalho coletivo e cooperativo.

Cabe a equipe de enfermagem identificar as áreas que são necessárias à promoção da saúde, a prevenção ou tratamento de doença, além de informar, aconselhar e educar a gestante e sua família.

Com exemplos de educação de saúde para a gestante e sua família, além dos conhecimentos básicos de gestação, parto e cuidados com o RN, atualmente estão os ensinamentos sobre a importância e o manejo do aleitamento materno.

3 FISIOLOGIA DO CICLO MENSTRUAL

O ciclo menstrual representa a capacidade que a mulher tem em atingir a fertilidade, caracterizada pela ovulação. A repetição das ovulações representa mensalmente a possibilidade da gravidez, caracterizada por manifestações hemorrágicas do útero (descamação do endométrio) consequentes de influencias hormonais dos ovários, que por sua vez, são estimulados pela hipófise.

A menstruação se caracteriza por um pequeno sangramento eliminado através da vagina toda vez que um óvulo liberado por um dos ovários não é fertilizado. Isso ocorre porque o endométrio, mucosa que reveste o útero internamente, torna-se mais espesso para receber o embrião. Sem a fecundação, essa camada extra se desprende e é eliminada juntamente com o óvulo. Toda mulher já nasce com cerda de 400 mil folículos em seus ovários. Desse total, em torno de 400 vão amadurecer e ser liberados durante a vida reprodutiva feminina, geralmente um em cada ciclo menstrual.

O ciclo tem inicio no primeiro dia de uma menstruação, terminando no primeiro dia da menstruação seguinte. Varia de mulher para mulher, de 20 a 45 dias, sendo em média, de 28 dias.

HORMÔNIOS QUE ATUAM NO CICLO MENSTRUAL

  • FSH (Hormônio Folículo Estimulante)        liberados pela[pic 3]
  • LH (Hormônio Luteinizante)                             hipófise      
  • Estrogênio            liberados pelos[pic 4]
  • Progesterona               ovários

A hipófise, após receber estímulos cerebrais libera o FSH. Esse hormônio é transportado pela corrente sanguínea até os ovários, iniciando o amadurecimento do folículo que contém o óvulo. Na medida em que o folículo vai amadurecendo (tornando-se o folículo de Graaf quando totalmente maduro) ele vai migrando para a superfície externa do ovário e inicia a secreção de estrogênio. Esse estrogênio, secretado na corrente sanguínea, age no endométrio (tecido que reveste internamente o útero) provocando a proliferação de suas células (células endometriais) resultando, gradativamente, no espessamento do útero, preparando-o para receber o suposto ovo.

Quando esse “ninho” fica pronto, isto é, quando a parede apresenta espessura adequada, a hipófise lança na corrente sanguínea o LH cuja função principal é a de promover a ovulação, ou seja, o rompimento do folículo com a expulsão do óvulo maduro, captado posteriormente pelas fímbrias das tubas uterinas e levado para o seu interior.

A “capa” restante do folículo de Graaf rompido, denominada corpo lúteo, inicia a secreção de progesterona, que tem como função manter o endométrio proliferado à espera do suposto embrião.

Se não ocorrer a fecundação, o corpo lúteo inicia um processo de involução, passando a denominar-se corpus albicans.

Como consequência dessa involução, a progesterona secretada por ele sofre uma considerável e importante diminuição. Esta queda da quantidade da progesterona:

  • Desencadeará a menstruação, ou seja, a descamação do endométrio, caracterizada por uma perda sanguínea vaginal;
  • Permitirá a liberação do FSH pela hipófise, iniciando um novo ciclo.

FASES DO CICLO MENSTRUAL

Fase Proliferativa ou Folicular – começa no 1º dia do ciclo e estende-se até a ovulação.

Características:

  • Proliferação do endométrio;
  • Desenvolvimento do folículo pela ação do FSH;
  • Secreção de estrogênio pelo folículo maduro.

Fase Ovulatória – ocorre entre o 12º e o 16º dia antes da menstruação, num curto período.

Características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (149.3 Kb)   pdf (499.4 Kb)   docx (680 Kb)  
Continuar por mais 96 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com