TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

CASO CLINICO:

Um paciente do sexo masculino, 60 anos, hipertenso há muitos anos e com doença renal crônica (creatinina basal aprox. 2,0). Ele comparece ao prontosocorro devido a diarreia com início há três dias. Relata que a diarreia é aquosa, ocorrendo cerca de 10 episódios por dia, e está associada a dor em cólica no andar inferior do abdome e febre baixa (até 38,2 oC). Não ocorrem episódios de vômito. O paciente terminou o tratamento com antibióticos (fluoroquinolona respiratória) para um quadro de infecção de vias aéreas superiores há uma semana. Ao realizar exame, ele apresenta-se sonolento, levemente confuso, hipotenso, taquicárdico e taquipnéico. O exame segmentar evidencia dor à palpação profunda em hipogástrio e fossas ilíacas, mas sem sinais de irritação peritoneal. A partir dos exames laboratoriais, são verificados leucocitose (15 mil leucócitos), piora na função renal (creatinina de 4,0 mg/dL), pH de 7,22, PaCO2 de 20 mmHg, HCO3 - de 8 mEq/L, sódio de 128 mEq/L, Cl-de 102 mEq/L e albumina de 3,0 g/dL. Fazer sua avaliação e comentários.

RESOLUÇAO

Paciente recebido na unidade apresentado hipertensão arterial sistêmica associado a disfunção renal crônica, com índice de creatinina basal elevado superior a 2,0mg/dl, apresentando diarreia com 10 episodios ao dia o que nos leva a diagnosticar uma desidratação, apresentando febre baixa e dor ao andar, não ocorrendo episódios de vomito o que descarta uma possivel alcalose respiratória, apresentando-se sonolento, confuso, hipotenso, taquicardico e taquipneico sintomas relativamente coerente com a base diagnostica descrita desidratação severa, e abdome apresentando dor a palpação com DB – para apendicite, aparelho respiratório com MV + Bilateral SRA e avaliação cardialogica com BNF 2T S/S, Após analise de sangue apresentou leucocitose de 15 mil prejuízo na função renal com creatinina superior a 4,0 mg/dl PH 7,22 CO2 20 HCO3 8,0 SODIO 128 CL 102 albumina de 3,0.

Primeiramente deveremos avaliar o estado de nível de consciência que possivelmente estará rebaixado medido em Glasgow, avaliar pupilas e pares de nervos cranianos, verificar perfusão capilar perifica, pulso, e respiração, avaliar coloração da pele, conjuntiva + turgor da derme que pela desidratação devera estar em 3 a 4 +++/4 ou ++++/4 pelo estado frequente de diarreias, exames diagnosticando leucocitose sem causa aparente, possivelmente perturbação do trato gástrico por uma suposta infecção bactéria, função renal prejudicada e acidose metabólica com ph baixo, bicarbonato baixo, hiponatremico, hipocloremico e sem alteração nos níveis nutricionais medidos pela albumina sérica.

INTERVENÇAO.

Monitorar o paciente, sinais vitais em MMP, acesso venoso calibroso, hidrata- lo com solução fisiológica a 0,9% conforme PM, oferecer suporte ventilario correto de O2, monitorar atividade de eletrólitos, coletar gasometria arterial, avaliar função renal e encaminha lo ao nefrologista, monitorar PA com encaminhamento ao cardiologista, infundir bicarbonato em BIC conforme PM e de acordo com peso do paciente para reverter  o quadro de acidose metabólica, calcular o anion GAP a base de ureia, sódio, cloro e bicarbonato, evitar edemas em membros devido a função renal prejudicada e descartar lesões neurológicas causada aparentemente pela desidratação o que levaria a um possível coma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com