TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem

Por:   •  20/10/2015  •  Dissertação  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

São Paulo, 13 de outubro de 2015.

Nome: Guilherme Funari de Souza         R.A.: 915202136

Curso: Tecnologia em Marketing - 1º Semestre                                        

Matéria: Comportamento do consumidor                

Atividade: Questões dissertativas

Atividade 1 - Aulas 01 a 10

Produto escolhido: PlayStation . Marca: Sony

Desenvolvido em 1993, chegou ao mercado revolucionando totalmente o cenário dos jogos na época, que passaram de simples jogos em plataforma, para jogos em 2D e 3D, o que foi,  se tratando de games, algo inovador.

O PlayStation é um dos consoles mais influentes e importantes para a história dos videogames em geral, que em pouquíssimo tempo dominou o mercado da época e atraiu todos os tipos de público, desde crianças até os mais os velhos.

         Suas principais inovações no mercado foram:  A substituição dos cartuchos e fitas pelos Cds, nova mídia física ainda pouco explorada; A reformulação dos controles de videogame, repadronizando o mercado (Até hoje) com os controles Dual Shock, que tomaram o lugar dos JoySticks desde o PSOne até seu último lançamento, o PS4; A utilização dos Memory Cards, que já eram vistos em outros consoles, mas só depois do PlayStation , se tornaram indispensáveis pelos jogadores por conta da sua importância na hora de gravar o jogo de onde parou.

        Com seu segundo lançamento, o PS2 em 2000, a Sony tinha a necessidade de inovar ainda mais para continuar dominando o mercado. A idéia principal do novo produto ainda eram os jogos, só que dessa vez, além de jogar, o consumidor poderia assistir DVDs, e pela primeira vez utilizar o console conectado a internet. Para  alavancar a divulgação e o marketing do produto, a marca investiu em uma série de jogos exclusivos, que só um usuário do PlayStation teria acesso, o que desvalorizava a concorrência e deixava o PS2 no mesmo nível dos PCs. No Brasil, esse foi de longe o console mais popular , e para isso contou com a ajuda de algo inesperado: a pirataria.  O problema do novo videogame da Sony, era a facilidade de se desbloquear o aparelho e de copiar a mídia, pirateando-a e vendendo por um preço muito mais baixo do que o verdadeiro. Mesmo com a pirataria, o PS2 foi o videogame mais famosos em muitos países e o que mais durou no mercado, o total de 13 anos. Foram tantos recordes que hoje o PS2 está no Guiness Book (Livro dos Recordes) como o console mais vendido de todos os tempos.

        Em 2006, a Sony enfrentava outro cenário no mercado dos jogos, a concorrência havia se aproximado com o lançamento do Nintendo Wii e do Xbox 360, disponibilizando as mesmas coisas que o PlayStation, por um custo menor, o que agradou o consumidor e acirrou a competição. Lançado oficialmente no fim de 2006, o PS3 trazia pela primeira vez uma plataforma on-line completa e gratuita, a PlayStation Network (PSN) e foi um dos principais responsáveis pela adoção do Blu-Ray como o sucessor do DVD, o que diminuiu drasticamente o numero de jogos pirateados, estatística positiva para a marca. O diferencial dessa vez, era a forma mais elaborada na plataforma online, com salas de bate-papo, loja online, e muitos outros recursos que nenhum outro console tinha.  Mesmo com toda inovação, o custo do PS3era maior do que os concorrentes,  o que fez com que o numero de vendas caísse e a Sony não liderasse mais o mercado dos games, disputando agora o mercado com marcas compatíveis e tão funcionais quanto.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com