TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem na Atuaçao

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A teoria de enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. É baseada no autocuidado. É formada por três constructos teóricos que são relacionados entre si: Teoria do autocuidado, a Teoria do Déficit do Autocuidado e a Teoria dos sistemas de enfermagem.

Teoria do Autocuidado

O autocuidado, e a prática de atividades iniciadas e executadas por indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.

- A atividade do autocuidado, constitui uma habilidade para engajar-se em auto cuidado.

- A exigência terapêutica de auto cuidado, constitui a totalidade de ações do autocuidado, através do uso de métodos válidos e conjuntos relacionados de operações e ações.

São três os requisitos de autocuidado ou exigências, apresentado por Orem: universais, de desenvolvimento e de desvio de saúde.

Os universais estão associados a processos de vida e a manutenção da integridade da estrutura e funcionamento humanos. Requisitos de desenvolvimento, se referem-se aos eventos ou situações novas que ocorrem na vida humana, com o propósito de desenvolvimento, e para o seu cumprimento, necessitam-se dos requisitos de autocuidado universais.

O desvio de saúde, é exigido em condições de doença, ferimento ou moléstia, ou pode ser consequência de medida exigidas para diagnosticar e corrigir uma condição.

A teoria do Déficit do Autocuidado é o substancial da teoria de Orem, pois é nela que o enfermeiro atua. (Diretamente e necessariamente)

O déficit do autocuidado ocorre quando as habilidades de autocuidado do indivíduo são insuficientes para satisfazer as suas demandas terapêuticas de autocuidado. Nesse caso o enfermeiro atua como provedor, medidor de autocuidado.

Teoria dos Sistemas de Enfermagem

O sistema de enfermagem planejado pelo profissional, baseia-se nas necessidades do autocuidado e nas capacidades dos pacientes para execução de atividades de autocuidado.

Dorothea explica autocuidado relaciona os vários fatores que afetam sua previsão, especificando quando a enfermagem é necessária para auxiliar o indivíduo administrar o autocuidado.

Desenvolvimento

Dorothea Orem desenvolveu sua teoria do autocuidado, que consiste, basicamente na ideia que os indivíduos quando capazes devem cuidar de si mesmo, quando existe a incapacidade, entra o trabalho do enfermeiro no processo de cuidar. Para as crianças os esses cuidados são necessários mediante incapacidade dos pais ou responsáveis interferirem nesse processo.

O sistema de enfermagem é totalmente compensatório, quando a pessoa é incapaz de engajar-se nas ações de autocuidado, parcialmente compensatório refere-se ao fato tanto ao enfermeiro quanto ao paciente desempenhar estas ações de autocuidado. O apoio e educação estão relacionados com o fato das pessoas que se encontram sob orientações e assistência.

O metaparadgmas da teoria consiste em pessoas física e emocional. (Potencial para aprendizagem e capacidade de autoconhecimento). Ambiente pode afetar positivamente ou negativamente a capacidade da pessoa.

Sua teoria continua a evoluir, universalmente com impacto na profissão contribuindo significativamente, para o desenvolvimento das teorias da enfermagem.          

Objetivo

O entendimento dos objetivos dessa teoria está diretamente relacionado com a compreensão dos conceitos de auto cuidado, fatores condicionantes básicos e demanda terapêutica de autocuidado. Orem define que o autocuidado é o desempenho ou pratica de atividades que os indivíduos realizam em seu benefício para manter a vida, a saúde e o bem estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com